5 exercícios que ajudam as crianças a superar a gagueira
O desenvolvimento psicofísico em crianças envolve todos os aspectos do organismo. Apesar disso, às vezes o desenvolvimento da fala apresenta problemas e é afetado. Nesse momento, surgem ideias sobre como superar a gagueira ou como ajudar seu filho.
Ideias sobre como superar a gagueira podem ser um pouco imprudentes, mas como mãe é impossível não se preocupar com seu filho. Nesse sentido, vamos ensinar mais sobre essa condição e apresentar alguns exercícios que podem ajudar a tratá-la.
O que é a gagueira?
Em termos gerais, a disfemia, conhecida como gagueira, refere-se a um distúrbio de linguagem e fala. É percebida, principalmente, durante a infância e sua aparência é caracterizada pela repetição constante de sílabas ou por alguns bloqueios ao pronunciar palavras.
Dificuldade para falar pode estar presente em crianças, especialmente entre 2 e 5 anos de idade. Além de lidar com a gagueira, a criança terá dificuldade de emitir algumas palavras, pois está em processo de aprendizagem. Portanto, só deve ser diagnosticada por um médico especialista. Nem você como mãe, muito menos um familiar ou amigo, deve fazer um diagnóstico às pressas.
Exercícios para superar a gagueira
Uma vez que a criança tenha sido diagnosticada com gagueira, seu trabalho como mãe é implementar alguns exercícios para tratá-la e até superá-la. A maioria dessas atividades deve ser supervisionada por um adulto. Além disso, você deve evitar oferecer qualquer tipo de ajuda, pois a criança deve aprender a funcionar sozinha.
1. Cantar
Uma atividade como cantar pode ser facilmente transformada em um exercício para superar a gagueira em crianças. O pequeno pode mostrar algum constrangimento no início, mas esses tipos de reações são normais para a maioria das pessoas. Não importa se você começa com um cantarolar ou alguns assobios, pois também podem servir como um aquecimento para as cordas vocais.
De acordo com uma publicação da Universidade de La Laguna, é aconselhável incluir a música como uma ferramenta para tratar a gagueira, apesar da pouca pesquisa que existe sobre o assunto. Além disso, você pode acompanhar seu filho cantando, mas apenas com frases e palavras, exceto nos casos em que ele apresente dificuldades, pois o objetivo final é que ele consiga fazer a atividade completamente sozinho.
2. Respirar pelo diafragma
A respiração diafragmática é conhecida como respiração profunda. O objetivo é que seu filho aprenda a administrar os tempos respiratórios, tanto na inspiração quanto na expiração. Controlar isso com calma ajudará seu filho a ter um melhor autocontrole. Esse ponto também pode oferecer benefícios na hora de falar, já que a criança terá mais ar para expressar uma palavra completa.
3. Completar a palavra
“Completar a palavra” é um jogo que pode ser usado como um exercício para melhorar a dicção das palavras. Para realizar essa atividade, você deve escolher frases curtas ou frases que não sejam tão complexas para que seu filho reaja rapidamente. Você pode até fazer a atividade por sílabas.
4. Ler em voz alta
A leitura em voz alta não é usada apenas para tratar e superar a gagueira. Além disso, essa atividade passa a influenciar a qualidade da vida acadêmica da criança, desde suas notas até sua atitude em relação à leitura. Você pode incentivá-la a ler na sua frente para que, quando estiver mais confiante, possa começar a ler com outras pessoas. Idealmente, porém, aqueles que testemunham a leitura não devem zombar ou comentar sobre ela.
5. Fortalecer a autoestima
Além de ser uma atividade específica, o reforço da autoestima é essencial em crianças com gagueira. Lembre-se de que a infância é uma fase sensível e muito importante do aprendizado, na qual facilmente são criados transtornos. Portanto, é aconselhável evitar todo tipo de conversa, zombaria ou comentários relacionados à gagueira da criança.
Não se trata de ignorar esse problema verbal, mas de não gerar insegurança e baixa autoestima. Portanto, tente se aproximar de seu filho e implemente algumas das atividades mencionadas.
Superar a gagueira é tarefa de todos
Em primeiro lugar, como mãe, você deve contar com a opinião de um profissional para diagnosticar a gagueira. Uma vez identificada, tente implementar as atividades mencionadas e até outras que o médico possa recomendar. Por fim, certifique-se de que seu filho não se sinta inseguro ou desvalorizado por causa dessse distúrbio de linguagem.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- M. El Kadaoui Calvo, M.A. Molina Gutiérrez y D. Gómez Andrés. (2015). Revista Pediatría y Atención Primaria. Enfoque y manejo de la tartamudez. https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1139-76322015000100011
- Alba Ramos Rodríguez. (2020). Universidad de la Laguna. La influencia de la música en la tartamudez. https://riull.ull.es/xmlui/bitstream/handle/915/19743/La%20influencia%20de%20la%20musica%20en%20la%20tartamudez.pdf?sequence=1