Festa infantil saudável

18 Dezembro, 2019
Comemorar o aniversário é o que mais deixa uma criança entusiasmada. No entanto, isso geralmente gira em torno de alimentos pouco saudáveis. Então, que tal tentar organizar uma festa infantil saudável?

Você se lembra de como os seus filhos se divertem durante o aniversário? Todo o entusiasmo por brincar e ver todos os amigos e familiares? Ou a cara de surpresa ao abrir cada um dos presentes? Esse sempre é um motivo para comemorar, por isso, organizar a festa é algo fundamental. Porém, propomos que você prepare uma festa infantil saudável.

Geralmente, os alimentos à base de aperitivos e salgadinhos sempre estão presentes. É uma questão cultural. Também são típicas as piscinas de bolinhas. Mas, apesar de tudo, você pode procurar alternativas para tornar essa festa tão saudável ​​quanto possível, principalmente em relação ao tipo de comida.

Um toque de cor com frutas e legumes!

Se forem usadas cores vivas para a decoração, por que não aproveitar para fazer o mesmo com os alimentos? Ou seja, comprar uma grande variedade de frutas e legumes. Eles vão fornecer energia, fibras, vitaminas e minerais, principalmente se forem da época.

Lembre-se de que é aconselhável que estejam inteiros e crus, embora você também possa preparar sucos. Uma boa opção são os espetinhos, as frutas em cubos, os legumes cortados em palitos ou os patês. Inclusive, você pode até mesmo fazer rolinhos ou assar com especiarias. Aqui estão algumas ideias de aperitivos para uma festa infantil saudável.

uma festa infantil saudável

Aperitivos salgados saudáveis

Eles geralmente contêm muito sal, fazendo com que fiquemos com mais sede. Por isso, sugerimos que você procure os que tiverem uma menor quantidade de sal ou então que eles sejam preparados em casa. Alguns exemplos são:

  • Batata rústica com especiarias (alecrim, pimenta e orégano).
  • Palitos de batata doce assados.
  • Espetinhos de tomate cereja e queijo fresco.
  • Rolinhos de berinjela ou abobrinha com patê de tomate seco e castanha de caju. Para fazê-los, basta cortar a abobrinha ou a berinjela em fatias finas e dourar dos dois lados. Quando estiverem douradas, passe o patê e enrole.
  • Grão-de-bico assado e crocante. Adicione páprica doce, pimenta, orégano, alecrim, etc.
  • Espetinhos de champignon, abobrinha e tomate cereja.
  • Homus. Faça a versão clássica e 1 ou 2 porções com cenoura ou beterraba. Não se esqueça de acompanhá-lo com alguns crudités de aipo, pepino, cenoura ou pimentão, ou então algumas torradas.

Lanches para serem a alma da festa infantil saudável

Não há festa onde não houver sanduíches. Geralmente tendemos a ser muito clássicos, usando presunto, queijo ou até mesmo patê ou linguiça. Mas aqui queremos propor outras opções, tais como:

  • Sanduíche de atum e pimentão vermelho assado.
  • Sanduíche de pepino com cream cheese.
  • Sanduíche de peito de frango com alface e tomate. Você também pode adicionar molho de iogurte.
  • Fajitas de frango com pimentão e cebola.
  • Sanduíche de homus com champignon e espinafre.
  • Sanduíche de manteiga de amendoim com fatias de banana ou maçã.
  • Sanduíche de creme de avelã e cacau caseiro.

Bebidas para matar a sede

Como profissional da saúde, e especialmente por ser uma festa infantil, recomendo que você tente evitar a presença do álcool. Não apenas por ser prejudicial, mas também para dar um bom exemplo para as crianças.

festa infantil

Então, minha proposta, além da água, são os refrescos caseiros com água e rodelas de limão ou qualquer outra fruta, verdura ou os sucos. 

Outra opção são as vitaminas de leite ou iogurte com frutas, tais como banana, morango ou qualquer outra fruta vermelha. Até mesmo algum smoothie.

O bolo, essencial para a festa infantil saudável

E, assim como em todo aniversário, as velas devem ser sopradas. Por isso, o bolo não pode faltar. Normalmente isso depende do gosto de cada um, embora as crianças geralmente escolham um que tenha chocolate. Mas, caso contrário, um bolo de limão ou de cenoura é uma boa escolha. Na verdade, qualquer um que tenha frutas.

A melhor opção é sempre prepará-lo você mesmo, para poder controlar a quantidade de açúcar adicionado e usar azeite de oliva extra virgem. Caso contrário, encomende-o em uma padaria, pois, se só fizermos isso às vezes, poderemos comer sem colocar a saúde em risco.

Para concluir, cabe ressaltar que também devem estar presentes jogos ou atividades esportivas. Espero que, a partir de agora, você leve em consideração essas dicas e ideias que acabamos de fornecer.

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