Meu filho está com dor de barriga: o que fazer para aliviar a dor?

15 Março, 2020
Meu filho está com dor de barriga! Como mãe, é normal que você se preocupe com isso. Má alimentação, contusões ou fatores bacterianos causam essa dor. No entanto, a solução para o problema do seu filho pode estar em suas mãos.

Se você é mãe, tem uma grande responsabilidade: cuidar e atender às necessidades dos seus filhos. Quando eles ficam doentes, você certamente quer fazer tudo o que é possível para curá-los. Algumas doenças são muito comuns, mas requerem atenção imediata. O que devo fazer quando o meu filho está com dor de barriga?

Meu filho está com dor de barriga: qual tratamento implementar?

Primeiramente, você precisa descobrir por que a barriga do seu filho está doendo. Antes de administrar um tratamento, é necessário verificar se a dor na barriga é causada por indigestão, infecção por bactérias ou cólicas. Tanto para esses casos quanto para outras condições mais graves, é sempre recomendado consultar um médico.

Indigestão

É possível que o seu filho esteja com indigestão. Isso acontece quando ele come em excesso ou de maneira desordenada. Para que melhore, é necessário que ele fique em repouso.

Além disso, massagear a área abdominal delicadamente também pode ser apropriado. É aconselhável que isso seja feito com movimentos circulares. Caso ele não sinta fome, não é necessário obrigá-lo a comer, o mais recomendável é ingerir líquidos.

Infecção bacteriana

Nesses casos, é necessário consultar um pediatra. O que você pode fazer por conta própria é fornecer muito líquido à criança, para que ela não fique desidratada por causa dos vômitos ou da diarreia.

O mais recomendável é oferecer soro, que pode ser comprado ou também preparado em casa com facilidade: misture meia colher de sopa de sal e três colheres de sopa de açúcar com um litro de água.

Cólicas

Para as cólicas, o melhor a fazer é aplicar massagens. A forma circular e no sentido horário é a mais apropriada.

Outra solução eficaz é colocar sobre a barriga uma bolsa de água quente, que deve estar envolvida em uma toalha. O calor produzirá alívio.

Menina mostrando que está com dor de barriga

Meu filho pode estar sofrendo de outros distúrbios?

Caso não se trate das causas mencionados acima, a criança pode estar sofrendo de outro problema. Nesse caso, você deve ficar atenta, pois alguns podem ser sérios, mas outros nem tanto. Alguns casos podem ser:

  • A existência de uma infecção viral: isso faz com que a criança tenha febre.
  • A urina fica escura, além de a pele da criança ficar amarelada: pode acontecer quando o fígado é afetado.
  • Alguns hematomas podem ser observados no corpo da criança: isso indica que a dor na barriga ocorreu por causa de uma contusão que ela sofreu.
  • A dor está localizada na área do umbigo ou na boca do estômago: nesse caso, talvez seja resultado de um estresse emocional.
  • Sintomas como náusea, vômito, febre, palidez ou diarreia: demonstram claramente uma indigestão.

Quando a dor é leve e não dura por muito tempo, não há com o que se preocupar. No entanto, quando ela vai aumentando, é necessário ir ao pediatra porque isso pode ser grave.

“Antes de administrar um tratamento, é necessário verificar se a dor na barriga é causada por uma indigestão, infecção por bactérias ou cólicas. Tanto para estes casos quanto para outras condições mais graves, é sempre recomendado consultar um médico”.

Remédios caseiros para aliviar a dor na barriga

Se você estiver se perguntando: “Quando meu filho está com dor de barriga, quais remédios caseiros posso fornecer?”, a seguir, você verá algumas opções que são muito benéficas e eficazes para combater esse problema.

Infusões

O excesso de ácidos faz com que a barriga fique cheia de gases, que vão se acomodando e produzem dor. As infusões, que são basicamente líquidos quentes, ajudam a eliminar o desconforto causado por esses gases. Existem diferentes tipos de infusões. De acordo com o gosto do seu filho, você pode fornecer as seguintes:

  • Hortelã: estimula a secreção da bile na barriga, por isso é recomendado em casos de indigestão muito pesada. Se seu filho não gostar como infusão, existem outras alternativas, tais como as balas ou pastilhas de hortelã.
  • Gengibre: serve para desinflar o abdômen, pois possui propriedades anti-inflamatórias. Para tomar esta infusão, é necessário ralar o gengibre e fervê-lo em uma panela pequena. Em seguida, sirva uma xícara morna para a criança.
  • Camomila: é uma das mais populares, perfeita para facilitar a boa digestão. Como a camomila é anti-inflamatória, alivia o desconforto imediatamente.

Canja de galinha

Outra pergunta que os pediatras geralmente escutam é: “Quando o meu filho está com dor de barriga, o que eu posso dar para ele comer?“. Uma refeição adequada e completa que ajudará para que ele se recupere é um prato de canja de galinha.

A canja de galinha tem muitos benefícios. Por exemplo, permite hidratar, bem como relaxar os músculos da barriga. Além disso, também fornece diversos nutrientes.

Menino comendo canja porque está com dor de barriga

Um bom banho quente

Essa parece uma opção simples demais. No entanto, pode ser a mais eficaz. Um bom banho com água quente gera alívio porque os músculos da barriga perdem a tensão. Além disso, durante o banho, a criança se diverte e se distrai. Dessa forma, ela esquecerá a dor enquanto aproveita o momento.

Se os sintomas não forem intensos ou prolongados, você não precisa se preocupar, pois o seu filho vai se recuperar em breve. Levando em consideração essa série de dicas, você não apenas saberá quais são as causas, mas também poderá curar a dor de barriga do seu filho sozinha. Se ele não melhorar, não hesite em consultar o médico.

Aparicio Rodrigo, M., & Tajada Alegre, P. (2007). Parasitosis intestinales. Pediatria Integral. https://doi.org/10.1016/S1696-2818(11)70035-X

Amorín, M., Schelotto, F., & Gadea, M. (2008). Gastroenteritis. INSTITUTO DE HIGIENE Universidad de La República – Facultad de Medicina Montevideo – Uruguay.