Gengibre: a raiz ideal contra o resfriado das crianças

Gengibre: a raiz ideal contra o resfriado das crianças

Última atualização: 11 abril, 2022

Conheça as propriedades antigripais que possui o gengibre, um excelente remédio caseiro para curar os resfriados das crianças.

Cuidar da saúde de nossos filhos é fundamental para garantir que cresçam saudáveis e fortes. Com a chegada do inverno as probabilidades de que as crianças peguem um resfriado são maiores; entretanto, a natureza esconde um dos melhores remédios caseiros para estes casos: o gengibre.

Esta planta é utilizada há muitíssimos anos como um dos principais calmantes para a tosse  tanto de adultos, como de crianças.

Claro, no caso das crianças nunca é demais levá-los a um pediatra para serem examinados e perguntar ao médico se ele recomenda o gengibre para aliviar o mal-estar.

Caso seu filho esteja resfriado não espere mais, consulte um pediatra de confiança

Em diferentes ocasiões os médicos costumam prescrever medicamentos de venda livre para acalmar os sintomas do resfriado comum e da tosse, mas nem todos vão ter a mesma reação.

Neste sentido, a mamãe ou o papai podem preparar um delicioso chá com ingredientes naturais e uma pitada de amor para que seu filhote se recupere um pouco.  O gengibre também pode ser acompanhado de limão, mel, laranja e sementes  de erva daninha do bispo, que  são outros produtos originários da natureza utilizados normalmente para ajudar ainda mais que seu filho se sinta melhor.

É importante notar que o mel é contraindicado em crianças menores de 12 meses devido ao risco de botulismo infantil.

Receitas à base de gengibre

Receitas mágicas à base de gengibre

O gengibre é uma raiz de origem oriental que tem sido empregada na medicina tradicional há uns 2.000 anos. Durante este largo período foram criadas centenas de receitas efetivas para tratar dos incômodos que o resfriado causa nas crianças, graças às suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antitussígenas e antivirais.

Se você quer ver uma rápida recuperação em seus filhos, não deixe de preparar qualquer uma destas receitas que temos para você:

  • Chá de gengibre:

Ingredientes:

– 10 gramas do talo desta planta.

– 125 mililitros de água.

– 2 colheres de mel (para reforçar o sistema imunológico).

Preparação:

Esquente a água e coloque o gengibre ralado. Posteriormente, coloque o mel e misture até que fique bem diluído. Coe a mistura e pronto! Procure dar este chá antes de dormir para que seu filho se mantenha tranquilo e sossegado durante toda a noite.

  • Remédio caseiro:

Ingredientes:

-6 copos de água.

– ½ copo de fatias finas de gengibre.

-2 ramas de canela.

Preparação:

Coloque a água em uma panela pequena, as fatias de gengibre e a canela em fogo baixo; depois, você deverá filtrar para retirar as partes sólidas. Acrescente mel ou um pouquinho de açúcar (dependendo da idade de seu filho) e dê a ele várias colherzinhas durante o dia.

  • Bebida natural:

Ingredientes:

  • 1 limão.
  • 1 copo de água.
  • ½ copo de gengibre ralado.
  • Mel.

Preparação:

Esprema o limão no copo de água, coloque o gengibre e ponha numa panela em fogo baixo. Quando levantar a fervura, desligue e coe. Deixe até que fique morno. Adicione o mel e sirva pouco antes dele se deitar.

Contraindicações a respeito do gengibre

Contraindicações a respeito do gengibre

Apesar desta planta possuir grandes benefícios para a saúde não se deve abusar em nenhum momento dela. As crianças menores de 2 anos não devem tomar nada que contenha esta raiz, nem frutas cítricas porque seu sistema digestivo ainda não está suficientemente maduro para tolerá-la sem problemas, inclusive, pode chegar a ser tóxico.

Enquanto o organismo dos bebês que já passaram dessa idade está mais preparado para beber este incrível remédio natural. Neste caso, o que se recomenda é não superar a dose indicada porque poderá causar dores estomacais ou complicações em seu sistema digestivo.

Uma criança menor de dois anos não deve consumir gengibre

Por outro lado, as grávidas  não devem tomar nenhum tipo de remédio natural que contenha gengibre, porque põe em risco a sua saúde e a de seu bebê. Se você chegar a ter algum mal-estar causado por um resfriado não deixe de chamar o médico que vigia de perto sua barriguinha.

Quando temos nosso filhote doentinho gostaríamos de ter uma varinha magica para tirar tudo o que está o incomodando e deixá-lo bem novamente, mas não se desespere… Não existe nada que um bom chá de gengibre e um toque de amor de mãe não possa curar.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Marx W., Ried K., McCarthy AL., Vitetta L., et al., Ginger mechanism of action in chemotherapy induced nausea and vomiting: a review. Crit Rev Food Sci Nutr, 2017. 57 (1): 141-146.
  • Nocerino R, Cecere G, Micillo M, De Marco G, Ferri P, Russo M, Bedogni G, Berni Canani R. Efficacy of ginger as antiemetic in children with acute gastroenteritis: a randomised controlled trial. Aliment Pharmacol Ther. 2021 Jul;54(1):24-31.
  • Sahoo M., Jena L., Narayan Rath S., Kumar S., Identification of suitable natural inhibitor against influenza A (H1N1) neuraminidase protein by molecular docking. Genomics Inform, 2016. 14 (3): 96-103.
  • Susilowati, E., Yuliana, F., & Hakim, A. R. Herbal Extract Of Ginger And Honey To Acute Respiratory Infection In Toddler; Literature Review. Jurnal Kebidanan Malahayati. 2022; 8(4): 796-801.
  • Townsend EA, Siviski ME, Zhang Y, Xu C, Hoonjan B, Emala CW. Effects of ginger and its constituents on airway smooth muscle relaxation and calcium regulation. Am J Respir Cell Mol Biol. 2013 Feb;48(2):157-63.
  • Yamprasert R, Chanvimalueng W, Mukkasombut N, Itharat A. Ginger extract versus Loratadine in the treatment of allergic rhinitis: a randomized controlled trial. BMC Complement Med Ther. 2020 Apr 20;20(1):119.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.