Meu filho tem medo de pássaros: o que fazer?

Seu filho tem medo de pássaros? A seguir, vamos dar algumas dicas para ajudá-lo a superar esse problema da melhor maneira possível.
Meu filho tem medo de pássaros: o que fazer?

Última atualização: 13 Fevereiro, 2021

O medo de animais é um medo comum durante a infância, especialmente entre os 2 e os 4 anos. Nessas idades, é normal que as crianças considerem que certos animais inofensivos são perigosos e ameaçadores, pois elas ainda estão conhecendo o mundo ao seu redor. Muitas crianças desenvolvem, por exemplo, o medo de pássaros. Esse é o caso do seu filho? Por que isso está acontecendo? Como você pode ajudá-lo? A seguir, vamos responder a todas essas perguntas.

Porém, antes de abordar esse tema, é preciso primeiramente esclarecer que o medo é uma emoção que permitiu que os seres humanos sobrevivessem ao longo dos anos, pois ele nos leva a fugir dos riscos. Portanto, o medo nem sempre deve ser interpretado como algo negativo, pois muitas vezes se trata de uma questão evolutiva e adaptativa.

Meu filho tem medo de pássaros

Meu filho tem medo de pássaros: o que devo fazer?

O medo de pássaros geralmente ocorre em algumas crianças que tenham observado ou experimentado comportamentos agressivos ou violentos por parte de alguma ave. Entretanto, também podem existir muitas outras razões para desenvolver esse medo irracional.

Independentemente da causa, se o seu filho tiver medo de pássaros, a primeira coisa que você deve fazer para ajudar a trabalhar essa superação é não evitar nem fugir dos espaços onde esses animais estão presentes, tais como parques, mirantes, praias, etc. Talvez seu objetivo seja apenas proteger o seu filho, mas, se você ensiná-lo a fugir e não enfrentar os seus medos, ele nunca conseguirá resolver o problema.

Você quer saber o que mais pode fazer para ajudar o seu filho a lidar com o medo de pássaros? Ao longo das linhas a seguir, vamos dar algumas ideias.

Não perca a calma e aja normalmente

Acima de tudo, não perca a calma. Lembre-se de que você é o adulto e deve dar o exemplo. Você certamente terá que testemunhar choros descontrolados, acessos de raiva e até mesmo episódios de ansiedade por parte do seu filho quando ele estiver diante de uma situação na qual se sente com medo dos pássaros.

Nesses casos, é preciso ter paciência e agir de forma totalmente normal, para transmitir ao pequeno que vocês não estão diante de uma situação perigosa e que os pássaros não vão prejudicá-lo.

Seja empático com o seu filho e mostre compreensão diante da situação

É importante que o seu filho sinta que você é o seu principal pilar de apoio, que ele pode te contar sobre os seus pensamentos e emoções sobre o assunto sem se sentir envergonhado ou julgado por isso.

Mostre compreensão, afinal, quem não tem algum medo? E lembre-o de que você não vai permitir que ele se exponha a situações em que possa correr verdadeiro perigo, que você vai protegê-lo e garantir que nada de ruim aconteça com ele.

Procure a ajuda de um especialista para tratar o medo de pássaros

Se você acha que o medo que o seu filho sente diante dos pássaros é excessivo e incapacitante, talvez não seja um simples medo evolutivo, e sim uma fobia, chamada ornitofobia. Nesse caso, recomendamos que você procure ajuda profissional e entre em contato com um psicólogo especializado no tratamento de fobias infantis, pois o profissional poderá ajudar o seu filho a superar esse medo irracional por meio da psicoterapia.

O que é a ornitofobia?

Ornitofobia é o termo usado para descrever um tipo específico de fobia que consiste em sentir medo extremo, irracional e incapacitante diante de pássaros. Dessa forma, as pessoas que apresentam a ornitofobia, ao se verem diante de pássaros, podem apresentar os seguintes sintomas:

Meu filho tem medo de pássaros

  • Perda de controle.
  • Ataques de ansiedade ou pânico.
  • Dificuldade para respirar.
  • Tontura.
  • Transpiração excessiva.
  • Náuseas.
  • Tremores.
  • Palpitações do coração.

A importância de tratar o medo de pássaros

Sem tratamento adequado, o medo de pássaros pode persistir até a idade adulta e pode se tornar um problema sério, que limita a vida de forma significativa. Portanto, não o considere uma questão banal.

Se você detectar que o seu filho sofre desse medo, é importante seguir as dicas explicadas acima para que o seu filho possa levar uma vida normal o mais rápido possível, sem se sentir aterrorizado toda vez que estiver diante de um pássaro.

Pode interessar a você...
Meu filho tem medo de fogos de artifício: o que devo fazer?
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Meu filho tem medo de fogos de artifício: o que devo fazer?

O medo é uma emoção normal. Vamos falar sobre o medo de fogos de artifício em crianças e dar algumas dicas para ajudar o seu filho a superá-lo.



  • Nardone, G. (2012). Miedo, pánico, fobias: la terapia breve. Herder Editorial.