Fitball: exercícios para realizar durante a gravidez

5 de setembro de 2019
Durante a gravidez, a fitball poderá ajudar você a a ficar em forma. Portanto, preparamos uma lista com alguns exercícios. Tome nota e escolha o que considerar mais adequado para você!

Fitball é uma bola especialmente projetada para treinamento físico e atlético, mas também pode ser útil para as mulheres grávidas usarem. Hoje, nós falaremos sobre as utilidades da fitball durante a gravidez.

Esse tipo de bola conta com uma superfície antiderrapante que permite que as mulheres grávidas se sentem ou se exercitem sem o risco de acidentes.

Certamente, o uso da fitball durante a gravidez ajuda as mulheres a manter o equilíbrio e a estabilidade à medida em que a barriga cresce. Além disso, permite manter os músculos abdominais fortes.

É também uma maneira divertida de melhorar a postura e o equilíbrio, além de exercitar os músculos abdominais. Isso é importante para ajudar o corpo a suportar o peso da gravidez, mesmo que não seja o único dos seus benefícios.

Quais são os benefícios de se fazer exercícios com a fitball?

Estas são as vantagens de usar a fitball durante a gravidez:

  • Fortalece os músculos do assoalho pélvico.
  • Fortalece as costas e reduz a dor.
  • Melhora o fluxo sanguíneo.
  • Ajuda a aliviar a dor do parto.
  • Reduz a dor das contrações.
  • Diminui a ansiedade e o estresse.
  • Encurta o primeiro estágio do parto.
  • Permite adotar diferentes posições verticais.
  • Ajuda a equilibrar os ligamentos, tendões e músculos da região pélvica para que o bebê possa colocar-se em uma posição ideal.
  • Reduz a probabilidade de precisar de uma epidural ou cesariana.

Exercícios para realizar com a fitball durante a gravidez

Aqui estão os melhores exercícios para fazer com a fitball durante a gravidez:

1. Agachamento

Primeiro de tudo, apresentaremos uma nova modalidade de agachamentos para praticar com a fitball durante a gravidez. Para começar, fique de frente para a bola, coloque as pernas na altura do quadril e estique os braços para frente. Você deve ficar com os braços estendidos à sua frente, com as palmas das mãos na bola.

grávida com fitball

Então, quando encontrar um bom equilíbrio, faça o agachamento segurando a bola. O ideal é realizar cerca de 10 a 15 repetições e, então, descansar. Não se esqueça de que o agachamento é um exercício muito bom para exercitar a parte superior das pernas e os músculos abdominais inferiores.

No entanto, é possível que, à medida em que a gravidez progride, você tenha maiores dificuldades. É por isso que usar uma fitball facilita muito. Claro, você sempre deverá trabalhar dentro das limitações do seu corpo.

Com esse exercício, você terá uma boa tonificação na parte superior das pernas, bem como força adicional na parte inferior das costas. Com relação à gravidez, isso ajudará os músculos a suportar o crescimento do útero.

2. Levantamento de braços

Pode ser fácil esquecer a parte superior do corpo durante a gravidez, mas os braços exigem muita atenção.

Para esse exercício, você deve simplesmente começar sentando-se na bola, separando as pernas dos quadris e encontrando uma boa postura com as costas retas. O objetivo é realizar movimentos que permitam que os braços sejam exercitados.

Se você segurar um haltere em cada mão, poderá aumentar a intensidade do treinamento. Esses exercícios ajudarão a tonificar os braços e prepará-los para suportar o peso do bebê por muitas horas.

Exercitar-se com a fitball é uma forma divertida de melhorar a postura e o equilíbrio, além de exercitar os músculos abdominais.

3. Elevação lateral

Esse exercício é muito bom para a parte superior do corpo, pois esta precisa de uma ótima tonificação para acompanhar o crescimento do bebê. Comece descansando com as costas apoiadas na bola. Uma vez que você tiver encontrado o equilíbrio, vire lentamente para um lado enquanto a bola se move sob sua axila.

Aqui é muito importante manter as pernas estabilizadas. Se necessário, abaixe a perna para mais perto do chão para que o joelho toque o chão e você tenha mais apoio.

Quando sentir o corpo equilibrado, levante o braço acima da cabeça. Ao fazer isso, certifique-se de respirar de maneira uniforme e profunda.

Mantenha a posição o máximo que puder, depois solte o braço e faça o mesmo do outro lado. Tente segurar cada alongamento lateral por aproximadamente 30 segundos ou mais.

exercícios durante a gravidez

4. Levantamento de pernas

Finalmente, apresentaremos um exercício que não implica muita pressão na parte superior do corpo, o que é perfeito para o bebê. Com ele, trabalha-se a parte superior das pernas e a parte inferior das costas. Essas duas áreas sofrem muito com a gravidez, por isso é benéfico manter os músculos fortes e tonificados.

Para começar, você deve se deitar no chão, com o rosto para cima. Você pode usar um tapete ou cobertor para um maior conforto.

Em seguida, coloque a bola de exercícios entre os pés e, quando sentir uma boa aderência, levante a bola o mais alto que puder. Você deve tentar fazer 10 repetições.

Por fim, lembre-se de que os exercícios para realizar com a fitball durante a gestação são ideais para o fortalecimento abdominal e para a redução das dores nas costas causadas pelo peso do bebê. A longo prazo, você sentirá a diferença e seus grandes benefícios para o seu corpo.