Gongbang, o parceiro de estudo virtual
Talvez você nunca tenha ouvido falar do fenômeno Gongbang antes, mas ele está ganhando cada vez mais força no mundo acadêmico. É uma forma de se sentir acompanhado por outros alunos através da Internet e deixar de lado aquela solidão que pode se tornar avassaladora em muitos casos.
É disso que se trata o Gongbang, ou também conhecido como o parceiro de estudo virtual. Essa tendência começou na Coreia do Sul e é entendida como “estude comigo”, ao qual acrescentamos: “onde quer que você esteja”.
Observe os outros enquanto eles estudam
Essa tendência consiste em observar outras pessoas no momento em que elas estudam. Pode ser através de diferentes plataformas ao vivo, como Tiktok, Twitch, YouTube, salas de grupo do Microsoft Teams, Discord ou qualquer outra. Os alunos fazem isso enquanto estudam em silêncio e fazem seus próprios esquemas de estudo. Normalmente, eles colocam uma tela de computador ou outro dispositivo visível para mostrar o tempo restante de estudo.
Muitos jovens, que também estudam de casa, podem ver o outro em sua casa e, de certa forma, sentir-se acompanhados. Alguns podem deixar comentários ou perguntas que o aluno responde ao vivo durante os intervalos ou no final do estudo. No entanto, o mais comum é que não haja interações com as pessoas que assistem.
Existem lives que podem durar até 10 horas, pois não são interrompidas mesmo que o aluno demore para ir comer ou descansar. Embora, ultimamente, o que costuma ser feito para que não seja tão cansativo é estabelecer uma contagem regressiva no início. Assim, os colegas virtuais podem ver o tempo restante e são motivados a seguir também aquele período de estudos.
O que o Gongbang traz para os alunos?
É possível que você pense que o Gongbang não traz nada para os alunos e que na realidade é um problema e não uma motivação. Por exemplo, as bibliotecas estão cheias de jovens que estudam sozinhos, mas que se sentem acompanhados por outros. No entanto, com Gongbang, mesmo que você não conheça a outra pessoa, você pode se sentir mais próximo do que quando está em uma biblioteca.
Por tudo isso, e embora se possa estudar fisicamente com outras pessoas, essa prática pode trazer muitos benefícios para os alunos. Algumas delas são as seguintes:
- Sentir-se acompanhado no estúdio.
- Conhecer outras pessoas com mais facilidade, mesmo on-line.
- Reduzir o estresse e a ansiedade.
- Aprender com os outros e melhorar sua maneira de estudar.
- Reduzir a insegurança em relação à aprendizagem.
- Aumentar a motivação.
- Melhorar a força de vontade.
Quais são os aspectos negativos?
Não há nada de negativo em seguir essa tendência no estudo, desde que os jovens nunca deixem de lado suas outras atividades. Ou seja, que continuem com a sua vida habitual e, sobretudo, que não se comparem com outras pessoas para atingir os objetivos. É fundamental que entendam que cada um tem seu ritmo e o que importa é melhorar a si mesmo, não aos outros.
É uma boa ideia para seus filhos?
Se o Gongbang é uma boa ideia para seus filhos ou não, dependerá das circunstâncias, da personalidade deles e se pode ser uma distração ou uma ajuda. Normalmente, para aquelas pessoas mais introvertidas, pode ser uma boa forma de se sentirem acompanhadas, mas não invadidas. Por exemplo, elas podem gravar a si mesmas e ser acompanhadas por outras, ou podem ser as observadoras.
De qualquer forma, o fato de outras pessoas fazerem a mesma atividade que você naquele exato momento pode fazer com que os jovens sintam que também podem vencer aquela preguiça que às vezes aparece. A mente dos alunos às vezes divaga ou pensa que outros jovens estão se divertindo enquanto eles têm que ler ou fazer exercícios.
Assim, os jovens poderão ver que há mais pessoas que estudam como eles. Gongbang, o parceiro de estudo virtual, pode ser uma boa ideia, mas desde que as circunstâncias sejam adequadas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Varios autores (2016) Ayuda a tus hijos con las técnicas de estudio (Aprendizaje y desarrollo) Editorial: DK