Gosto metálico na gravidez, por que ocorre?

Sentir um gosto metálico na boca pode ser o primeiro sinal de gravidez. Leia e descubra por quê.
Gosto metálico na gravidez, por que ocorre?

Última atualização: 28 novembro, 2021

Sentir um gosto metálico na boca é um dos sintomas mais comuns no início da gravidez. Esse fenômeno denominado disgeusia se manifesta em muitas mulheres grávidas.

É uma alteração do paladar que gera na boca a percepção de um gosto metálico desagradável e persistente. Continue lendo e descubra por que ocorre e o que você pode fazer para reduzir esse incômodo.

O que é a disgeusia?

Como já antecipamos, a disgeusia é uma mudança no paladar que pode ser percebida como um gosto metálico desagradável e prolongado.

Esse sintoma é comum em gestantes, que o descrevem como a sensação de estar com um pedaço de metal na boca.

Em geral, esse sintoma aparece durante as primeiras semanas de gravidez e perdura até o final do primeiro trimestre, por volta da 12ª à 14ª semana. Isso se deve à sua estreita relação com os níveis hormonais dessa fase.

No entanto, existem mulheres que apresentam disgeusia durante toda a gravidez, especialmente aquelas que estão esperando mais de um bebê.

Mulher grávida rejeitando prato de doce.

Causas do gosto metálico na gravidez

Como mencionamos na seção anterior, o gosto metálico na boca ocorre como consequência das mudanças hormonais da gravidez. Especificamente, devido à ação exercida pelo estrogênio nas papilas gustativas da língua.

Durante a gestação, esses órgãos sensoriais da boca aumentam a sensibilidade, e isso geralmente é acompanhado por um aumento na percepção dos odores.

Além disso, a dificuldade de digerir certos alimentos e bebidas, azia e refluxo estomacal, também contribuem para o desenvolvimento da disgeusia. Por esse motivo, as mulheres que sofrem de náuseas e vômitos costumam ser mais propensas a isso.

Apesar do desconforto, é um sintoma inofensivo. O maior problema dessa alteração do paladar é que impede a mulher de seguir uma dieta balanceada e completa.

Outras causas de gosto metálico na gravidez

Além de problemas hormonais, essa sensação desagradável pode ser causada pelos seguintes motivos:

  • Má higiene bucal: a negligência com a limpeza bucal provoca acúmulo de placa bacteriana, tártaro e aumenta as chances de desenvolver certas doenças como cáries, gengivite e periodontite. Tanto a proliferação bacteriana quanto as infecções na boca podem ser responsáveis pelo gosto ruim.
  • Medicamentos: o uso de alguns medicamentos como antibióticos, antidepressivos, pílulas hormonais ou suplementos vitamínicos também pode causar o gosto metálico na gravidez. Da mesma forma, o uso de certos antissépticos, como a clorexidina.
  • Alergias ou infecções: sofrer de congestão nasal, alergias ou infecções das vias respiratórias, pode ser a causa do gosto ruim.
  • Doenças sistêmicas, como patologias renais, hepáticas ou diabéticas.
  • Tratamentos de câncer (raro em mulheres grávidas).
  • Exposição a produtos químicos: a superexposição a certos metais pesados, como mercúrio ou chumbo, também pode causar gosto de metal.

Se você não tiver certeza se está grávida e notar um gosto metálico na boca, é aconselhável marcar uma consulta com seu médico. Dessa forma, poderá investigar a origem do problema e confirmar ou não a gravidez.

O que fazer se sentir gosto metálico durante a gravidez?

Sentir gosto metálico durante a gravidez não é um problema sério com o qual você deva se preocupar. Além do desconforto que pode gerar, é uma das muitas mudanças dessa etapa.

De qualquer forma, aqui vão algumas dicas para lidar com essa sensação desagradável:

  • Mantenha a higiene dental adequada: é importante escovar os dentes, a gengiva e a língua com frequência. Para isso, você pode usar creme dental com flúor e complementar com fio dental e enxaguantes bucais. Assim, você cuida da sua saúde bucal e melhora o sabor da sua boca.
  • Fazer bochechos: use enxaguantes bucais com sabor de menta ou enxaguantes com água morna e bicarbonato de sódio ou sal, pelo menos duas vezes ao dia. Dessa forma, é possível regular o pH oral.
  • Mascar chicletes sem açúcar e com sabor de menta.
  • Beba bastante água: a hidratação durante a gravidez é essencial. Beber pelo menos 1,5 litros de água por dia ajuda a manter a boca úmida e a melhorar o gosto ruim.
  • Consumir alimentos ácidos ou frios: beber água muito fria, um suco cítrico natural ou chupar uma bala ácido pode reduzir a sensação metálica. Em qualquer caso, é importante não consumi-las em excesso para não danificar os tecidos dentais.
Grávida comendo laranja.

Um sintoma incômodo que costuma desaparecer sozinho

O gosto metálico na gravidez geralmente desaparece com o passar dos meses, embora às vezes seja muito incômodo e limite a ingestão normal. Por esse motivo, é importante conversar com o médico ou a parteira.

Enquanto você espera pelo seu bebê, haverá sensações agradáveis e outras nem tanto, mas passar por todas elas faz parte da criação de uma nova vida.

Pode interessar a você...
Sangramento no primeiro trimestre: é grave?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Sangramento no primeiro trimestre: é grave?

O sangramento no primeiro trimestre é um dos sinais habituais mais comuns durante a gravidez. Descubra mais detalhes sobre esse assunto neste artig...



  • Vera Carrasco, O. (2015). Uso de fármacos en el embarazo. Revista Médica La Paz, 21(2), 60-76.
  • Sipiora, M. L., Murtaugh, M. A., Gregoire, M. B., & Duffy, V. B. (2000). Bitter taste perception and severe vomiting in pregnancy. Physiology & behavior, 69(3), 259-267.
  • Saboowala, H. K. (Ed.). Dysgeusia: Symptoms, Causes, Diagnosis, and Treatment. An Overview.
  • Kuga, M., Ikeda, M., Suzuki, K., & Takeuchi, S. (2002). Changes in gustatory sense during pregnancy. Acta Oto-Laryngologica, 122(4), 146-153.
  • Luján Centeno, A. E. (2020). EFECTOS SECUNDARIOS PERCIBIDOS POR LAS GESTANTES CON SUPLEMENTACIÓN DE HIERRO EN LA IPRESS POKRAS, AYACUCHO 2020.
  • Quirce Galindo, L. (2020). El papel de la enfermería en el estilo de vida del embarazo.
  • Carmona Carhuanambo, M. P., & Chávez Astonitas, E. K. (2021). Relación entre efectos adversos y adherencia al sulfato ferroso de las gestantes del Centro de Salud Virgen del Carmen, Bambamarca–Cajamarca 2021.
  • IJpma, I., Timmermans, E. R., Renken, R. J., Ter Horst, G. J., & Reyners, A. K. (2017). Metallic taste in cancer patients treated with systemic therapy: a questionnaire-based study. Nutrition and cancer, 69(1), 140-145.
  • Sarin, J. (2018). Unit-3 Pregnancy. IGNOU.
  • Ebrahimi, N., Maltepe, C., & Einarson, A. (2010). Optimal management of nausea and vomiting of pregnancy. International journal of women’s health, 2, 241.