O que é a hipnopedia e como ela pode ajudar seus filhos?

27 Julho, 2020
O sono é o momento ideal para transmitir à criança o quanto a amamos, bem como para afirmar suas capacidades e promover seu desenvolvimento.

A palavra hipnopedia significa ‘aprender durante o sono’. Trata-se de uma técnica de programação neurolinguística que nos ajuda a reprogramar a mente, com diversos objetivos. Isso acontece porque, enquanto dormimos, nosso inconsciente fica muito mais receptivo às mensagens que recebe.

Se aplicarmos a hipnopedia às crianças, poderemos transmitir as informações que temos dificuldade para expressar durante o dia por diferentes razões. Essa é uma ferramenta muito útil para promover o desenvolvimento psicológico e emocional. E, acima de tudo, serve para transmitir nosso amor de modo que ele fique firmemente gravado nos pequenos.

Como a hipnopedia funciona?

O inconsciente dirige mais de 90% da nossa vida. Nossos pensamentos, emoções e ações surgem das crenças enraizadas nele. Se forem negativas ou disfuncionais, isso pode nos causar problemas ou sofrimento durante o dia a dia. Por isso, se quisermos mudar uma atitude, devemos ir à origem.

O sono é o momento ideal para a execução dessa tarefa porque, enquanto dormimos, as barreiras da mente consciente diminuem e ficamos muito mais permeáveis ​​à informação. Tudo o que você disser a uma criança durante seu período de descanso vai alcançá-la de forma direta e eficaz. E é por isso que a hipnopedia é uma ferramenta tão valiosa.

a hipnopedia

Como aplicar a hipnopedia?

Primeiramente, defina as mensagens que você deseja transmitir ao seu filho. Certifique-se de que elas sejam curtas e escritas de forma positiva (evite usar a palavra “não” e foque no que você deseja alcançar e não no que te preocupa).

Por exemplo, em vez de dizer: “você não vai mais se sentir ansioso”, é melhor usar a afirmação “você vai se sentir calmo e feliz durante o dia todo”.

Também é importante que você não selecione muitas mensagens ao mesmo tempo. Tente fazer com sejam menos de quatro a cada vez. Uma vez que você definir a mensagem claramente, pode escrevê-la no papel para não esquecer.

Então, espere seu filho entrar na fase REM do sono. Lembre-se de que ela geralmente ocorre duas horas depois de adormecer. Nesse momento, fique ao lado dele e, sem acordá-lo, comece a conversar com ele ou ler o que você escreveu. Faça isso naturalmente, de forma pausada e com um tom de voz suave, quase como um sussurro.

Continue lendo as mensagens ou conversando com ele durante um período de cinco a dez minutos e termine com uma frase positiva e amorosa: “Te amo”, “Você é muito valioso para mim”, ou algo semelhante que venha do seu coração.

Você deve repetir essa rotina durante pelo menos 21 dias seguidos. A escolha desse período de tempo ocorre porque a regeneração celular acontece a cada 21 dias. Assim, as novas células do seu filho estarão carregadas com as informações positivas que você transmitiu para ele.

a hipnopedia

Como essa técnica pode ajudar seus filhos?

A hipnopedia pode ser usada com vários objetivos. A seguir, vamos propor alguns deles:

  • Transmitir aos seus filhos o quanto você os ama. Quando estamos envolvidos na rotina diária, nem sempre é possível expressar o nosso amor pelos pequenos. Às vezes, sentimos que passamos o dia corrigindo-os ou cumprindo tarefas e obrigações, e não conseguimos encontrar o momento certo.
    • O sono é um momento ideal para isso, pois as suas palavras vão chegar diretamente ao inconsciente deles, fazendo com que se sintam realmente amados. Você também pode aproveitar para se desculpar se tiver cometido algum erro durante o dia.
  • Modificar comportamentos problemáticos. Quando as crianças se comportam de forma inadequada, podemos chegar a ficar desesperadas. Elas não parecem ouvir nossas instruções e ficamos cansadas ​​de brigar com elas. Podemos aproveitar a hipnopedia para mudar essa situação. Por exemplo, se seu filho demonstra agressividade, transmita mensagens como “você é gentil e carinhoso com os outros” ou “você se sente muito à vontade com seus amigos”.
  • Promover o desenvolvimentoVocê pode ajudar seu filho a melhorar a autoestima, superar a timidez ou otimizar o desempenho escolar, adaptando as mensagens. Por exemplo: “você sempre se sente muito seguro e confiante”, “você adora fazer amigos e se sai muito bem nisso” ou “você acha fácil estudar”, “você entende e se lembra de tudo com muita facilidade”.

Existem muitos propósitos para os quais essa técnica pode ser usada. Por isso, sua eficácia, juntamente com sua simplicidade, fazem dela uma ferramenta poderosa para melhorar o bem-estar do seu filho e a relação entre vocês.