Como ensinar a criança a amarrar o cadarço

· 1 de maio de 2018
Amarrar o cadarço é um passo importante na aprendizagem da autonomia da criança. Aqui estão algumas dicas para ensinar a criança a amarrar o cadarço de uma forma divertida.

Muitos pais, professores e babás se perguntam como ensinar a criança a amarrar o cadarço. Eles estão amarrando os sapatos das crianças o dia todo, mas transmitir essa técnica não é fácil.

A maioria das crianças ainda não tem coordenação para amarrar os seus próprios sapatos até os cinco ou seis anos de idade. Pouco a pouco, suas habilidades motoras finas vão se desenvolver o suficiente e permitir que ela se lembre desse processo que envolve várias etapas.

É conveniente que, como mãe ou pai, você tenha sua própria maneira de ensinar a criança a amarrar o cadarço. Você pode usar o mesmo método que aprendeu. Mas lembre-se de que, embora você aplique o mesmo método com o seu filho, pode ser que não seja eficaz para ele.

“Educação é ajudar uma criança a trazer suas habilidades para a realidade”
– Erich Fromm-

Como ensinar a criança a amarrar o cadarço?

Se você ainda não encontrou o método certo para ensinar a criança a amarrar o cadarço, veja as técnicas a seguir que podem ajudar.

1.- Ensine a criança a movimentar os dedos

Alguns fatores contribuem para que as crianças tenham mais dificuldade em aprender a amarrar o cadarço. Em primeiro lugar, é preciso uma destreza refinada dos dedos e coordenação dos movimentos.

Por isso, recomendamos que, antes de ensinar a criança a amarrar o cadarço, mostre a ela os movimentos dos dedos para segurar o cadarço e passá-lo de um lado para o outro.

Você pode começar mostrando para a criança como posicionar os dedos em forma de pinça com o polegar e indicador, como a garra de uma lagosta. Dessa forma ela vai conseguir segurar os cadarços firmemente. Você pode usar a sua própria mão como exemplo e depois ajudar a criança a segurar o cadarço, guiando os movimentos dela.

Ensinar a criança a amarrar o cadarço é uma tarefa fundamental em seu crescimento.

2.- Usar cadarços de duas cores

Outra sugestão é usar um cadarço que tem cada metade de uma cor. Assim a criança pode conseguir distinguir facilmente cada lado quando estão entrelaçados.

Caso seja muito difícil encontrar cadarços coloridos dessa maneira, você pode usar marcador para colorir um cadarço branco. O uso de cores ajuda a maioria das crianças a entender e memorizar o procedimento.

Depois de passar os cadarços nos tênis, calce a criança. Fique do lado dela e mostre os gestos lentamente para que ela possa comparar os seus movimentos com os movimentos dela. Repita a mesma ação quantas vezes for necessário.

3.- A técnica das orelhas de coelho

Uma das técnicas mais fáceis e divertidas na hora de ensinar uma criança a amarrar o cadarço é a “orelhas de coelho”.

Para colocar em prática, fale para a criança que vocês estão fazendo as orelhas de um coelho. O primeiro passo é sempre começar passando o cadarço e puxando cada lado. O segundo são as orelhas. Para isso, pegue cada lado do cadarço e dobre para fazer as orelhas de coelho. Fica ainda mais fácil se você utilizar a dica acima dos cadarços coloridos.

É importante que você mostre à criança como segurar o cadarço dobrado entre o polegar e o indicador para fazer a dobra da orelha com o outro lado. Por último, ensine a amarrar as duas orelhas.

Ensinar a criança a amarrar o cadarço requer prática e paciência.

4.- A técnica de sapatos de papelão

Outra opção é recorrer às atividades manuais para facilitar o aprendizado de maneira conjunta. Essa atividade consiste em criar um molde de papelão na forma de um sapato e fazer furos para passar um cordão que seria o cadarço. Dessa forma, a criança pode tentar quantas vezes precisar. Ela vai poder aprender a passar o cordão, fazer o nó e o laço de forma mais lúdica.

Não se preocupe, a preparação é muito simples. Tudo que você tem que fazer é desenhar sapatos no papelão com um marcador e fazer os buracos. Com uma caneta ou a ponta da tesoura, você pode fazer os furos nos pontos marcados. Depois de ter a figura dos sapatos pronta, já pode passar o cadarço. Faça devagar explicando passo a passo, como se fossem sapatos reais.

Para finalizar, é necessário lembrar que o principal no aprendizado das crianças é a repetição.

Às vezes as crianças têm dificuldade em aprender e os pais acham difícil encontrar formas eficazes de ensiná-las. A melhor forma de ajudar seu filho é ter muita paciência. Muitas crianças precisam repetir os movimentos várias vezes até se familiarizarem com o procedimento. Depois disso, se tona algo automático.