6 ideias para fazer esportes com os seus filhos

19 de março de 2020
A vida atual das crianças e dos adultos, na qual o estresse e a pressa marcam o dia a dia, pode ser mudada com muitas atividades para fazer com os seus filhos. Entre elas, destacamos algumas ideias interessantes.

Os tempos modernos, nos quais a tecnologia invade todos os âmbitos da vida, costuma afastar as crianças e os jovens do esporte. No entanto, um corpo sedentário corre riscos de sofrer com problemas nas articulações e de postura que depois não poderão ser corrigidos. Assim, fazer esportes com os seus filhos pode ser uma ideia benéfica para todos.

Como pais, podemos nos desesperar diante da situação ou então podemos tomar as rédeas dela. Neste artigo, oferecemos 6 ideias muito boas e simples para fazer esportes com os seus filhos.

O hábito de fazer esportes em família não tem por que ser algo complicado ou chato. O segredo está em encontrar o momento adequado, mas também em pensar as atividades de maneira lúdica.

Além disso, também não se trata de pensar em um treino diário como algo obrigatório que acaba deixando todo mundo cansado. Assim, uma vez por semana pode ser suficiente para abrir o caminho do esporte e da vida saudável para os seus filhos.

6 alternativas para fazer esportes com os seus filhos

1. Sair para passear

Fazer esportes com os nossos filhos às vezes é somente sair para passear. O ideal é um parque, mas, às vezes, basta caminhar pela vizinhança. Dessa forma, em vez de optar pelo meio de transporte habitual, que geralmente é o carro, o desafio é abrir a porta e andar a pé. O passeio vai variando de acordo com as idades e os interesses.

Os fins de semana podem ser aproveitados para realizar passeios a lugares em contato com a natureza. De fato, curtindo o ar livre, é possível incluir brincadeiras com bola, pipas ou diferentes opções com as quais o corpo seja colocado em ação.

2. Atividades variadas

Continuando com a ideia de que fazer esportes com os seus filhos não deve ser algo complicado nem que exija uma grande logística, sugerimos para você atividades simples e cotidianas. Nesse sentido, convidar os amigos para jogar e fazer esportes todos juntos pode ser muito divertido.

Mas que atividades podem ser feitas em grupo? Jogar bola, brincar de esconde-esconde, dançar e copiar coreografias de videoclipes musicais são algumas ideais possíveis. Em outras palavras, trata-se de retomar aquelas maneiras de passar o tempo que eram utilizadas antes, sem tecnologia, só com a imaginação.

Família jogando basquete

3. Yoga

O yoga é uma atividade que oferece grandes benefícios em todas as idades. Essa modalidade considera o corpo unido à mente e ao espírito, em relação a seis sistemas interconectados: orgânico, esquelético, nervoso, muscular, energético e emocional.

Nesse sentido, a realização dos asanas deve seguir certa ordem de posturas e contraposturas para que cada sistema se ative e o corpo e a mente fiquem saudáveis.

O hábito de realizar yoga com os filhos envolve criar entre nós e eles um espaço espiritual comum no qual flui o amor. Entre os benefícios do yoga estão o relaxamento, a concentração, o equilíbrio e a flexibilidade, por exemplo.

Mas, se ninguém tiver conhecimentos prévios sobre yoga, o ideal seria começar com uma instrução especializada. Com um encontro semanal, os resultados serão vistos a curto prazo.

4. Esportes para aprender

Podemos fazer esportes com os nossos filhos planejando aprender juntos algo novo. Por exemplo, a patinação é um excelente esporte que, além disso, vai melhorar a sua figura maravilhosamente.

“Não se trata de pensar em um treino diário que acaba deixando todo mundo cansado. Uma vez por semana pode ser suficiente para abrir o caminho do esporte e da vida saudável para os seus filhos”.

5. Natação

Outra ótima atividade para fazer em família é a natação. É um esporte super completo, no qual se trabalha não apenas a musculatura, mas também a autoconfiança e a força interna.

A prática de natação com os seus filhos trará a você grandes satisfações. Se você tiver um bebê ou crianças pequenas, acompanhá-los na descoberta do mundo aquático será algo inesquecível.

6. Bicicleta e outras rotinas de exercícios

Se a criança for pequena, você poderá levá-la no banquinho da bicicleta. No entanto, para crianças mais velhas a opção de sair para pedalar juntos é uma excelente ideia para fazer esportes com os seus filhos. Lembre-se de levar algum lanche e água para repor as energias no caminho.

A bicicleta favorece a respiração e promove uma incrível força nas pernas. Dessa forma, dois ou três passeios semanais de uma hora serão muito benéficos para você e para os seus filhos.

Andar de bicicleta: uma das ideias para fazer esportes com os seus filhos

Fazer esportes com os seus filhos: o melhor presente

Os resultados de fazer exercícios em família serão notados desde o primeiro dia. Assim, onde antes havia crianças estressadas, desanimadas, mal-humoradas ou entediadas, você notará energia e otimismo.

Além disso, as mudanças serão positivas também para os pais. O cuidado das crianças é uma tarefa que é realizada com amor, mas que pode ser muito pesada. O planejamento de atividades esportivas juntos ajuda a mudar a perspectiva do cotidiano e, por fim, gera harmonia e saúde.