Benefícios das viagens ao campo com as crianças

06 Dezembro, 2019
As mudanças na sociedade atual estão afetando as experiências da infância. O tempo para brincar ao ar livre está diminuindo, o que contribui para estilos de vida mais sedentários, desconectados do mundo natural.

As viagens ao campo com as crianças representam uma oportunidade perfeita para ajudá-las a explorar com confiança e fazer perguntas que façam sentido a respeito do mundo.

Da mesma forma, as viagens ao campo podem ser uma maneira de incentivar e promover a participação dos pais ou outros membros da família. Além disso, também representam um meio fantástico para crianças e adultos aprenderem lado a lado e fazerem descobertas juntos.

Da mesma forma, excursões em ambientes naturais são uma maneira excitante para as crianças mergulharem na educação. O mundo, de repente, faz mais sentido quando você conecta as lições da sala de aula com experiências da vida real.

Infelizmente, a maioria das crianças atualmente passa muito tempo realizando atividades estruturadas e com dispositivos eletrônicos. Assim, elas têm pouco tempo para brincar na natureza.

No entanto, o aprendizado e o desenvolvimento das crianças são melhorados por meio da interação direta. Portanto, viagens ao campo proporcionam inúmeros benefícios e representam, para as crianças, um método para aprender sobre o mundo ao seu redor.

Benefícios das viagens ao campo com as crianças

Esses são os benefícios mais marcantes das viagens ao campo com crianças. Anote!

1. Afloram o melhor da criança

Sem dúvida, as rotinas limitam o potencial de uma criança. Pelo contrário, as viagens ao campo com as crianças permitem aproveitar plenamente os pequenos, já que o fato de estar na natureza mantém a mente fresca.

Isso significa que a criança é exposta a várias situações em que é forçada a aprender e se adaptar melhor às condições. Por exemplo, brincar em um ambiente com superfícies irregulares ajuda a aperfeiçoar as habilidades de coordenação e equilíbrio.

Certamente, brincar ao ar livre é muito melhor para as crianças do que em ambientes fechados, uma vez que incentiva atividades como escalar, saltar ou correr.

De fato, especialistas reconhecem o papel da natureza na melhoria da saúde mental das crianças. De acordo com estudos, sujar-se ao ar livre ajuda as crianças a levarem uma vida mais feliz e saudável.

Benefícios das viagens de campo com as crianças

Entre outras coisas, isso acontece porque quando nós permitimos que as crianças brinquem em um ambiente natural, elas podem explorar as maravilhas ao redor delas, mas também as bactérias, parasitas e vírus saudáveis que inevitavelmente criam um sistema imunológico muito mais forte.

2. Reduz o estresse

As viagens ao campo fazem as crianças se sentirem bem. De maneira oposta ao que acontece nos espaços interiores, o campo oferece liberdade de movimento ao explorar.

Além disso, o fato de estar na natureza, cercado por espaços verdes e vistas naturais, ajuda as crianças a relaxar e reduzir seus níveis de estresse. O campo permite que elas eliminem o estresse e se torna um refúgio ideal para diminuir as pressões da escola, da família e das demandas sociais.

“Uma das coisas mais felizes que pode acontecer com você na vida é ter uma infância feliz.”
– Agatha Christie –

3. Melhora as habilidades sociais

As viagens ao campo com as crianças são uma oportunidade perfeita para interagir com outras crianças da mesma idade, além de permitir que saiam da rotina. Na natureza, elas podem ajudar umas as outras, compartilhar aprendizado e resolver problemas juntas.

Sem uma tela, videogame ou celular para se esconder, as crianças interagem com as pessoas ao seu redor. A liberdade que vem do tempo de brincadeiras ao ar livre ensina as crianças a colaborar, fazer amigos e criar novos jogos para praticarem juntas. Da mesma forma, as habilidades sociais aumentam significativamente.

Melhora as habilidades sociais

4. Criatividade durante as viagens ao campo com as crianças

O campo oferece muitos materiais naturais para as crianças usarem em suas brincadeiras: paus, pedras, folhas, lama, areia, água e muito mais. De fato, a imaginação de uma criança não tem limites com todas as possibilidades apresentadas por esses materiais.

Certamente, as crianças ficam mais criativas quando estão expostas à natureza, pois podem usar todos os seus sentidos, inclusive sua imaginação, por meio de brincadeiras mais criativas. A criatividade nas crianças pode ser reduzida ou limitada em ambientes multimídia e tecnológicos.

O campo faz com que as crianças fiquem mais alertas, melhorem o uso de seus corpos e se tornem mais propensas a criar suas próprias brincadeiras. Isso acontece porque há mais objetos sem usos específicos na natureza. Portanto, as crianças podem usá-los da maneira que desejarem.

Para terminar, lembre-se de que os benefícios das viagens ao campo com as crianças são inúmeros. A natureza pode aumentar a criatividade, além de ajudar a criança a se conhecer melhor. Além disso, é uma maneira de os membros da família passarem mais tempo juntos.

  • Felipe, Y. L., Hernández, M. M., & Gómez, N. A. (2018). La excursión a la naturaleza o práctica de campo: una necesidad en la preparación metodológica de los docentes para contribuir al desarrollo local. Foro educacional, (30), 137-152. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6669657
  • Gómez, J. F. (2012). Vida en la Naturaleza. Revista Pasos, 38.
  • Seral, J. C., & Correas, R. G. (2000). Actividades en la naturaleza (Vol. 560). INDE.
  • Lara, F. A., Aguilar, A. G., López, L. H., López, R. M. M., Rodríguez, J. A. M., & de Castro Calvo, M. C. R. (1996). Actividades en la Naturaleza.