Ideias para o quarto do bebê

19 de junho de 2019
O quarto do bebê é algo em que todos os pais ficam pensando enquanto aguardam a chegada do filho. Vamos mostrar aqui algumas ideias para decorar o quarto do futuro integrante da família.

Se você tem um bebê a caminho mas não sabe como decorar ou mobiliar o futuro quarto, a seguir, vamos dar algumas ideias sobre o assunto. O quarto será o espaço da casa no qual a criança, a partir do momento em que nascer, passará mais tempo. Portanto, devemos escolher os detalhes desse local com o máximo de cuidado e doçura possíveis.

Ideias para o quarto do bebê

1. Móveis flexíveis

Quando falamos em móveis flexíveis, nos referimos ao reaproveitamento desses móveis quando eles não forem mais necessários para o seu uso inicial. Assim, se você tiver a possibilidade, recomendamos a compra de móveis que se adaptem às necessidades da criança conforme ela for crescendo.

O seu bebê não precisará do berço para sempre, por exemplo. Mas você pode usar esse móvel por mais alguns anos se tiver a possibilidade de transformá-lo em uma cama para que a criança possa usá-la para dormir durante os primeiros anos de vida.

Outro exemplo é a reutilização da poltrona para os pais, da qual vamos falar na próxima ideia. Se você usar uma poltrona que esteja de acordo com a decoração e as cores da casa, quando não precisar mais dela, poderá colocá-la em outro espaço.

2. O conforto em primeiro lugar

O mais importante no quarto do bebê é o conforto de todos. Primeiramente do bebê, para que ele se sinta relaxado e calmo tanto quanto possível, mas também das pessoas responsáveis por cuidar dele.

Um bebê precisa de muitos cuidados durante todas as horas do dia, independentemente de ser manhã, tarde ou noite. Por isso, também é necessário que os pais tenham um espaço de descanso com um maior conforto.

Se você tiver um quarto grande, a melhor opção para um maior descanso e conforto é comprar uma poltrona e colocá-la ao lado do berço. Dessa forma, tarefas básicas como colocar a criança para dormir ou alimentá-la podem ser feitas enquanto os pais estiverem sentados.

Tente incluir móveis flexíveis no quarto

3. Tenha tudo o que você precisar ao seu alcance

Uma das melhores ideias para o quarto do bebê que podemos dar é ter tudo o que você precisar ao seu alcance. Dessa forma, use um móvel no qual você possa armazenar os produtos de higiene para o bebê, bem como as roupas mais importantes.

Se você não tiver muito espaço para incluir esse tipo de móvel, as cestas de vime ou as caixas decoradas serão as suas maiores aliadas. Principalmente no momento de arrumar tudo o que você precisa para o bebê.

Além disso, esses objetos também vão servir como decoração para o quarto se as suas cores forem bem escolhidas. A vantagem deles é que você poderá reutilizá-los para guardar os brinquedos quando a criança crescer.

4. Use móveis multifuncionais

Se o espaço do quarto não for muito grande ou se você simplesmente não quiser ter muitos móveis, então os móveis multifuncionais são a melhor ideia para o quarto do bebê.

Assim como o próprio nome sugere, eles servem para várias funções ao mesmo tempo. O melhor exemplo que podemos dar é o trocador. Se você comprar um trocador que tenha prateleiras ou um pequeno armário na parte inferior, terá mais espaço para colocar as coisas do bebê.

5. Decore uma parede com um motivo especial

Conforme vão crescendo, os bebês passam a adorar as formas e cores. Por isso, uma das ideias para o quarto do bebê é decorar uma das paredes com um motivo especial.

Assim, esse motivo pode ser algum desenho de que você goste ou então simplesmente um que você ache bonito para o quarto do bebê. Borboletas, nuvens e árvores, por exemplo, são alguns dos desenhos mais usados atualmente.

Se, por outro lado, você não gostar de artesanato, pode usar papel de parede e aplicá-lo diretamente na parede. Dessa forma, você também vai estimular o bebê visualmente quando ele começar a reconhecer cores e formas. Recomendamos que você opte por tons pastéis com desenhos pequenos. Esses quartos serão uma delícia para o bebê.

Use móveis multifuncionais

6. Iluminação

Outra ideia para o quarto do bebê é o uso de luminárias vazadas. Elas vão chamar a atenção da criança pelas suas formas, mas, ao mesmo tempo, vão servir de decoração para o quarto. Porém, lembre-se de que a iluminação desse quarto deve ser suave e relaxada a fim de promover o descanso e a tranquilidade.