A importância da aprendizagem informal

8 de abril de 2020
Não aprendemos apenas em situações escolares formais, mas também aprendemos constantemente durante qualquer atividade cotidiana. Neste artigo, vamos conhecer a importância da aprendizagem chamada de informal.

O conceito de educação informal se refere a toda a educação recebida fora das instituições educacionais tradicionais. Com isso, tudo o que aprendemos fora da sala de aula e do contexto escolar se trata de aprendizagem informal. Ou seja, em casa, em atividades esportivas, quando conversamos com pessoas ou amigos… E, precisamente, a importância da aprendizagem informal tem a ver com a necessidade de sempre aprender. Não apenas na escola, mas também em todas as áreas e atividades de nossas vidas.

Conceito e características da aprendizagem informal

A aprendizagem informal é aquela que é adquirida em todas as atividades diárias relacionadas ao trabalho, à família ou ao lazer. Ou seja, em atividades da experiência cotidiana em que conhecimentos, habilidades e atitudes são aprendidos. Assim, a principal característica da aprendizagem informal é que, em muitos casos, ela é uma aprendizagem não intencional. Além disso, também é um tipo de aprendizagem no qual, às vezes, não temos consciência de estarmos aprendendo.

Portanto, a aprendizagem informal, ao contrário da aprendizagem formal institucionalizada, obrigatória e regulamentada, é a aprendizagem da vida. Ou seja, é um tipo de aprendizagem inesperado, não planejado, mais prático do que teórico, e que ocorre em diferentes ambientes, de forma espontânea ou consciente, para atender a alguma necessidade ou motivação pessoal.

Menina fazendo compras com a mãe: aprendizagem informal

Por outro lado, atualmente, as novas tecnologias permitem todos os tipos de aprendizagens informais. Existem milhões de recursos, plataformas e aplicativos educacionais na rede, tais como cursos, vídeos, bate-papos ou redes sociais, que permitem uma aprendizagem informal constante.

Áreas de aprendizagem informal

Fora das salas de aula da escola, qualquer área ou ambiente é um contexto propício para a aprendizagem informal. Nesse sentido, podemos mencionar diferentes ambientes nos quais a aprendizagem informal ocorre, tais como:

  • O trabalho.
  • A casa.
  • Uma associação.
  • Um centro esportivo ou academia.
  • Uma viagem.
  • O cinema e o teatro.
  • Em conferências e cursos (idiomas, culinária, bricolagem ou específicos de alguma profissão).
  • Workshops.
  • Em situações de lazer ou distração ou até mesmo de compras.

Além disso, como já dissemos, em cada um desses contextos devemos considerar a intermediação das tecnologias, uma vez que elas complementam e possibilitam todo tipo de aprendizagem informal atualmente.

A importância da aprendizagem informal: menino trabalhando com o pai

A importância da aprendizagem informal: aprender sempre

A importância da aprendizagem informal é grande porque ela complementa a aprendizagem formal que ocorre em contextos educacionais institucionalizados. Ou seja, juntamente com a educação formal intencional e planejada, a aprendizagem informal também é uma aprendizagem para sempre. É um tipo de aprendizagem que ocorre a partir da e para a experiência vital.

Portanto, a aprendizagem informal permite que as pessoas alcancem aprendizados relacionados a:

  • Uma necessidade específica ou a resolução de um problema, tanto do âmbito cotidiano quanto do trabalho ou profissional.
  • Um interesse ou motivação pessoal, relacionado a um hobby ou preferência.
  • Troca comunicativa e interação com outras pessoas, em torno de temas ou objetivos comuns.
  • A possibilidade de complementar, expandir ou aprofundar outros caminhos educacionais formais.

Em resumo…

A cada segundo de nossas vidas, estamos aprendendo com cada atividade e tarefa. Embora estejamos com colegas de trabalho, amigos, familiares ou até mesmo sozinhos, vivemos situações de aprendizagem continuamente.

A importância da aprendizagem informal está no fato de que, com ela, podemos nos mover, desenvolver, interagir e nos comunicar. Em resumo, toda aprendizagem informal, por mais insignificante que possa parecer, está nos ensinando e nos permitindo aprender a cada momento da vida.