Ajude seu filho a desenvolver seu caráter

· 7 de março de 2017

A chave para ajudar a formar o caráter do seu filho é dar um bom exemplo, já que os pequenos fotografam cada ação dos seus pais. À medida que as crianças vão crescendo e por meio das experiências vividas no ambiente familiar, elas podem adquirir valores e virtudes que vão contribuir para o desenvolvimento do caráter. Você poderá ajudar a moldar o caráter dos pequenos por meio de uma influência saudável da sua parte.

Antes de continuar lendo gostaríamos de perguntar: Você sabe o que pode fazer para influenciar positivamente no desenvolvimento do caráter do seu filho? Se você se interessa em se informar sobre esse lindo tema, deve continuar lendo, pois aqui vamos esclarecer alguns aspectos desse assunto.

Delegar responsabilidades ajuda a desenvolver o caráter

Quando você toma a decisão de ajudar seu filho a ser responsável é preciso delegar algumas tarefas de acordo com a idade do pequeno. Um ponto importante é que você não deve lembrá-lo nem realizar as tarefas por ele quando não as cumprir.

Dentre as obrigações e as atividades que podem fazer parte das regras da sua casa, e que você pode delegar ao seu filho, temos:

  • Lavar os pratos após as refeições
  • Arrumar a cama
  • Guardar os brinquedos após terminar de brincar com eles
  • Fazer as tarefas da escola
  • Limitar e vigiar o tempo em frente ao computador

Quando você perceber que seu filho está cumprindo com as obrigações estipuladas é preciso reconhecer os esforços do pequeno. Isso não implica obrigatoriamente em dar presentes. Frases amorosas e gratificantes cumprem essa função.

Se seu filho ainda não realiza as tarefas tão bem quanto se esperava, você pode ensiná-lo a melhorar. Tente não fazer críticas destrutivas que podem frustrar seu filho. Tenha em mente que as regras da casa devem ser flexíveis e não autoritárias. Tudo isso vai ajudar seu filho a desenvolver um bom caráter e a ser mais organizado.

Deixe seu filho enfrentar riscos de acordo com sua idade

Sair da zona de conforto representa um risco para o seu filho. Sim, às vezes seu pequeno vai assumir riscos sem nenhuma precaução. É preciso que você esteja atenta a isso. Mas à medida que o pequeno for crescendo, vai adquirindo consciência de muitas coisas.

Isso permite que seu filho amplie o próprio campo de ação. É nesse momento que sua intervenção é necessária. Apresente diversas situações seguras que o submetam a correr alguns riscos e que coloquem em prova a capacidade e a criatividade do seu filho. É importante que você não o deixe sozinho.

Você deve ensinar ao seu filho a diferença entre um risco positivo e um negativo e a avaliar as possíveis consequências. Isso vai ajudá-lo a ver que a vida não é fácil e vai proporcionar ferramentas para que ele possa tomar decisões melhores.

Assumir a responsabilidade pelos próprios erros

É necessário fazer seu filho pensar um pouco quando errar, ao invés de acusar e recriminar o mesmo pelo erro. Quando seu filho erra, ele espera uma resposta sua.

Se ele só receber reclamações e castigos vai se lembrar das reclamações anteriores que recebeu, e o que você disser não vai ficar guardado na memória dele. Isso não causa nenhum impacto positivo. De fato, é provável que seu filho continue cometendo os mesmos erros.

Pelo contrário, se você age de uma forma positiva, colocando em funcionamento sua criatividade vai conseguir cativar a atenção do pequeno. Seu filho vai refletir muito sobre o que fez e isso vai ajudá-lo a tomar consciência e a desenvolver o seu caráter.

caráter

Desenvolva a inteligência emocional

Todo pai deve ter como objetivo principal na educação dos filhos o desenvolvimento da inteligência emocional. Essa ferramenta vai permitir que seu filho enfrente com alegria e otimismo qualquer circunstância que apareça na vida.

As crianças que desenvolvem esse tipo de inteligência são capazes de tomar as melhores decisões, mesmo quando estas diferem das dos demais. Para conseguir isso, é preciso:

  • Criar empatia com seu filho
  • Ajudar a criança a ser uma pessoa observadora
  • Ajudar a ser capaz de perceber as coisas positivas que a rodeiam

Com esses três pontos anteriores seu filho vai aprender a enxergar em cada fracasso e decepção, oportunidades de aprendizado e vai adquirir o impulso para seguir adiante em qualquer situação.

Antes de concluir, devemos dizer que está nas suas mãos a responsabilidade de influenciar seu filho e desenvolver o caráter dele. Para isso, é preciso que você seja criativa ao educa-lo para conseguir chamar a atenção do pequeno e adentrar nas emoções dele com pequenas doses de amor e compreensão.