A importância do movimento no desenvolvimento das crianças

30 Abril, 2020
É fundamental que os pais conheçam a importância do movimento no desenvolvimento das crianças. Considerando esse ponto, os bebês podem crescer saudáveis, já que isso ajuda na maturação cerebral e muscular.

As crianças se comunicam por meio do movimento. Movimentar-se permite que elas se relacionem com o ambiente ao redor e se desenvolvam corporal e mentalmente. Assim, a seguir, vamos nos aprofundar na importância do movimento no desenvolvimento das crianças.

À medida que vão crescendo, os bebês descobrem como algumas partes do seu corpo se comportam. Por essa razão, durante os primeiros meses de vida, eles colocam tudo na boca, começam a ter consciência dos seus movimentos corporais e, assim, continuam a explorar como as suas ações afetam o meio. Dessa forma, eles constroem o próprio mundo.

Posteriormente, por meio dos movimentos na forma de brincadeiras, eles adquirem experiência e conhecimento, o que reforça e potencializa a coordenação motora. É por isso que a importância do movimento no desenvolvimento das crianças é crucial para o crescimento delas.

A atividade motora possibilita o desenvolvimento de diversas áreas do cérebro. Dessa forma, nos primeiros anos de vida, é muito importante que as crianças aprendam todo tipo de movimento. Nesse sentido, o exercício físico contribui para o crescimento físico, mental e emocional delas.

Igualmente, a atividade física ajuda no fortalecimento da respiração, da circulação e dos sistemas muscular, cardiovascular e nervoso. Além disso, também permite adquirir experiências concretas para o desenvolvimento intelectual, a independência e a adaptação social, o que permite que a criança seja, portanto, feliz.

Por outro lado, esse tipo de exercício fortalece a habilidade de superar dificuldades e proporciona muitos benefícios físicos e psicológicos para as crianças. É por isso tudo que as brincadeiras, as atividades e os esportes são vitais para o desenvolvimento integral das crianças.

A importância do movimento no desenvolvimento das crianças: caminhando com o bebê

O movimento no desenvolvimento das crianças: atividades

Existem vários tipos de exercícios e atividades que os pais podem realizar com os filhos para ajudá-los a exercer diferentes tipos de movimentos que, então, contribuirão para o desenvolvimento dos pequenos.

Portanto, é fundamental que as crianças tenham um tempo diário destinado à realização qualquer atividade e, além disso, que os pais, pacientemente, sejam um apoio no processo.

  • Incentivar a engatinhar: com esse simples primeiro passo, permitimos que as regiões cerebrais responsáveis pelo movimento se tornem mecânicas.
  • Sair para andar juntos, seguindo o ritmo das crianças: isso possibilita que elas reforcem a lateralidade, necessária para ler e escrever.
  • Ensinar a trabalhar o equilíbrio no balanço de um parque, andando de bicicleta ou patins, entre outros. Isso as ajudará a melhorar a postura e a não cansar tanto quando fizerem um ditado.
  • Realizar atividades de coordenação motora: por exemplo, pular, correr, arremessar e pegar objetos. Isso vai permitir que elas tenham um melhor desenvolvimento no ambiente escolar.
  • Mostrar como organizar ou guardar objetos para desenvolver os músculos das mãos.
  • Ensinar a amarrar os cadarços: isso favorece o desenvolvimento precoce e o raciocínio lógico.
  • Iniciar na atividade da dança: esse passatempo contribui para o desenvolvimento dos músculos no geral.

A importância dos esportes para o desenvolvimento das crianças

Os esportes são fundamentais para que as crianças exerçam mais movimentos e, desse modo, se desenvolvam corretamente. Além disso, essas atividades contribuem para relacionar mais facilmente e potencializar as diferentes áreas do organismo da criança, como, por exemplo:

  • Desenvolvimento psicomotor: ajuda na atividade cardiovascular e na formação dos ossos.
  • Desenvolvimento orgânico e corporal: é possível determinar com um especialista qual tipo de esporte é adequado para a sua constituição corporal e idade. Além disso, certamente, as preferências da criança também são essenciais nesse ponto.
  • Desenvolvimento de aptidão e comportamentos: é fundamental transmitir para as crianças a importância de determinados valores, como a competição, a honra e o respeito.
A importância do movimento no desenvolvimento das crianças: desafios ao ar livre

“A importância do movimento no desenvolvimento das crianças está relacionada com funções muito mais complexas do organismo. A psicomotricidade está ligada diretamente com as funções neuromotoras e psíquicas”.

Psicomotricidade: o que é e como ela influencia no desenvolvimento da criança

A psicomotricidade é a relação entre as funções neuromotoras e as funções psíquicas. Graças a ela, a ação física e a atividade mental se conectam por meio do movimento. Isso, então, estimula o processo intelectual da criança e a capacidade dela de solucionar problemas.

Graças à psicomotricidade, por exemplo, um bebê que desejar obter algum objeto distante idealizará uma maneira de chegar até ele engatinhando. As habilidades motoras que a criança adquire, como pular e correr, vão proporcionar segurança e confiança a ela. Assim, ao dominá-las, ela se sentirá orgulhosa de suas destrezas.

Por fim, agora que alertamos sobre a importância do movimento no desenvolvimento das crianças, é fundamental que os pais estimulem a capacidade motora dos seus filhos. Dessa forma, as crianças vão adquirir maturidade cerebral e, quando forem maiores, será mais fácil para elas incorporarem outras habilidades.