A importância das resoluções de Ano Novo para as crianças

Você sabia que é aconselhável incentivar as crianças a escreverem suas resoluções de Ano Novo? A seguir, vamos explicar o porquê.
A importância das resoluções de Ano Novo para as crianças

Última atualização: 29 Setembro, 2021

Nos dias que antecedem o final do ano, muitas pessoas decidem fazer uma lista com as suas resoluções de Ano Novo. E essa não deve ser uma prática só dos adultos! As crianças também devem se unir e fazer as suas próprias resoluções para se habituarem a refletir sobre os seus objetivos, as suas motivações e os seus sonhos. Em resumo, para que pensem sobre tudo o que eles possam fazer para melhorar as suas vidas.

É preciso ter em mente que, se as crianças estiverem envolvidas nesse exercício, elas precisam levá-lo muito a sério. Como mães e pais, devemos incentivá-las e apoiá-las ao longo do ano para que alcancem os objetivos propostos.

“Vamos abrir o livro. Suas páginas estão em branco. Nós vamos pôr palavras nele. O livro chama-se Oportunidade e seu primeiro capítulo é o Dia de ano novo”.

-Edith Lovejoy Pierce-

A importância das resoluções de Ano Novo para as crianças

Aspectos a ter em mente antes de elaborar as resoluções de Ano Novo

Para que crianças (e adultos) não desanimem e consigam alcançar as metas propostas para o novo anoé necessário que esses propósitos atendam a uma série de atributos. Assim, eles devem ter as seguintes características:

  • Devem ser realistas. Não se trata de fantasiar sobre o que pode ser alcançado, mas sim de pensar com certa objetividade. Para atender a esse requisito, as crianças geralmente precisam da ajuda de um adulto, pois, durante a infância, há uma tendência a ser mais idealista.
  • Devem ser poucos. É necessário criar uma lista reduzida e limitada de resoluções, especificando apenas aquelas que realmente possam ser cumpridas em 365 dias. Dessa forma, é mais fácil ser consistente e permanecer motivado.
  • Devem estar ajustados à idade das crianças. Na hora de pensar e de escrever as resoluções de Ano Novo, é fundamental levar em consideração o nível de desenvolvimento maturacional dos pequenos, ou seja, ter consciência do que eles são capazes de fazer por conta própria e do que não são.

Alguns objetivos que as crianças podem considerar

Alguns dos objetivos que, de forma geral, as crianças podem considerar, são os seguintes:

  • Recolher os brinquedos, para que sejam mais organizadas.
  • Fazer mais coisas por conta própria, para ganhar autonomia e independência.
  • Ajudar mais em casa, para promover o desenvolvimento da responsabilidade.
  • Passar um tempo estudando todos os dias, para melhorar o desempenho acadêmico.

Da mesma forma, também podem ser elaboradas resoluções em família para que todos possam cumpri-las juntos ao longo do ano. Nesse sentido, algumas boas ideias são:

  • Distribuir as tarefas domésticas de forma justa.
  • Fazer mais coisas em família.
  • Dedicar mais tempo à comunicação familiar.
  • Brincar juntos durante mais tempo.

A importância das resoluções de Ano Novo para as crianças

Embora a princípio possa não parecer, na verdade, o ato de incentivar e ajudar as crianças a escrever e a cumprir as suas resoluções de Ano Novo é muito benéfico para o seu bom desenvolvimento. Graças a esse maravilhoso costume, os pequenos:

  • Melhoram a autoestima e o autoconceito.
  • Aumentam a autoconfiança.
  • Aprendem o valor da perseverança e da constância.
  • Aprendem a ser pacientes.
  • Conseguem se tornar mais responsáveis.
  • Aprendem que todo esforço tem uma recompensa.
A importância das resoluções de Ano Novo para as crianças

Além disso, se as resoluções forem elaboradas como uma atividade em família, também é possível estreitar os laços e vínculos entre os diferentes familiares, pois é preciso ter muita confiança para compartilhar os desejos e sonhos para o próximo ano, e expressá-los com palavras com total liberdade diante dos outros.

Dessa forma, é válido destacar a seguinte frase do médico americano Glenn Doman:

“Quando os pais realmente gostam da companhia de seus filhos, eles se tornam os melhores professores que as crianças podem ter”. 

Então, pegue lápis e papel e reúna a sua família ao redor da mesa para que vocês se divirtam elaborando as resoluções de Ano Novo. Além de ser divertido, isso também será muito educativo e enriquecedor para todos. E lembre-se de que o importante não é apenas escrever as resoluções, e sim fazer todo o possível para cumpri-las.

Pode interessar a você...
5 metas de Ano Novo para as mães
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
5 metas de Ano Novo para as mães

A seguir, vamos mostrar algumas metas de Ano Novo que você pode aplicar de acordo com as suas necessidades, facilitando, assim, a elaboração dessa ...