A importância das resoluções de Ano Novo para as crianças
Nos dias que antecedem o final do ano, muitas pessoas decidem fazer uma lista com as suas resoluções de Ano Novo. E essa não deve ser uma prática só dos adultos! As crianças também devem se unir e fazer as suas próprias resoluções para se habituarem a refletir sobre os seus objetivos, as suas motivações e os seus sonhos. Em resumo, para que pensem sobre tudo o que eles possam fazer para melhorar as suas vidas.
É preciso ter em mente que, se as crianças estiverem envolvidas nesse exercício, elas precisam levá-lo muito a sério. Como mães e pais, devemos incentivá-las e apoiá-las ao longo do ano para que alcancem os objetivos propostos.
“Vamos abrir o livro. Suas páginas estão em branco. Nós vamos pôr palavras nele. O livro chama-se Oportunidade e seu primeiro capítulo é o Dia de ano novo”.
-Edith Lovejoy Pierce-
Aspectos a ter em mente antes de elaborar as resoluções de Ano Novo
Para que crianças (e adultos) não desanimem e consigam alcançar as metas propostas para o novo ano, é necessário que esses propósitos atendam a uma série de atributos. Assim, eles devem ter as seguintes características:
- Devem ser realistas. Não se trata de fantasiar sobre o que pode ser alcançado, mas sim de pensar com certa objetividade. Para atender a esse requisito, as crianças geralmente precisam da ajuda de um adulto, pois, durante a infância, há uma tendência a ser mais idealista.
- Devem ser poucos. É necessário criar uma lista reduzida e limitada de resoluções, especificando apenas aquelas que realmente possam ser cumpridas em 365 dias. Dessa forma, é mais fácil ser consistente e permanecer motivado.
- Devem estar ajustados à idade das crianças. Na hora de pensar e de escrever as resoluções de Ano Novo, é fundamental levar em consideração o nível de desenvolvimento maturacional dos pequenos, ou seja, ter consciência do que eles são capazes de fazer por conta própria e do que não são.
Alguns objetivos que as crianças podem considerar
Alguns dos objetivos que, de forma geral, as crianças podem considerar, são os seguintes:
- Recolher os brinquedos, para que sejam mais organizadas.
- Fazer mais coisas por conta própria, para ganhar autonomia e independência.
- Ajudar mais em casa, para promover o desenvolvimento da responsabilidade.
- Passar um tempo estudando todos os dias, para melhorar o desempenho acadêmico.
Da mesma forma, também podem ser elaboradas resoluções em família para que todos possam cumpri-las juntos ao longo do ano. Nesse sentido, algumas boas ideias são:
- Distribuir as tarefas domésticas de forma justa.
- Fazer mais coisas em família.
- Dedicar mais tempo à comunicação familiar.
- Brincar juntos durante mais tempo.
A importância das resoluções de Ano Novo para as crianças
Embora a princípio possa não parecer, na verdade, o ato de incentivar e ajudar as crianças a escrever e a cumprir as suas resoluções de Ano Novo é muito benéfico para o seu bom desenvolvimento. Graças a esse maravilhoso costume, os pequenos:
- Melhoram a autoestima e o autoconceito.
- Aumentam a autoconfiança.
- Aprendem o valor da perseverança e da constância.
- Aprendem a ser pacientes.
- Conseguem se tornar mais responsáveis.
- Aprendem que todo esforço tem uma recompensa.
Além disso, se as resoluções forem elaboradas como uma atividade em família, também é possível estreitar os laços e vínculos entre os diferentes familiares, pois é preciso ter muita confiança para compartilhar os desejos e sonhos para o próximo ano, e expressá-los com palavras com total liberdade diante dos outros.
Dessa forma, é válido destacar a seguinte frase do médico americano Glenn Doman:
“Quando os pais realmente gostam da companhia de seus filhos, eles se tornam os melhores professores que as crianças podem ter”.
Então, pegue lápis e papel e reúna a sua família ao redor da mesa para que vocês se divirtam elaborando as resoluções de Ano Novo. Além de ser divertido, isso também será muito educativo e enriquecedor para todos. E lembre-se de que o importante não é apenas escrever as resoluções, e sim fazer todo o possível para cumpri-las.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Vargas Alfaro, L. (2019). Los propósitos del año nuevo. Universidad Nacional de Costa Rica. Recuperado de: https://repositorio.una.ac.cr/handle/11056/17962