Areia Mágica! Vamos brincar com as crianças!

13 de dezembro de 2018
Esse material tem a particularidade de divertir e fascinar as crianças da casa.

A areia mágica também é conhecida como areia cinética ou da lua.  O melhor de tudo é que fabricá-la é muito fácil, simples e divertido.

Essa areia mágica deve seu nome às suas características. Trata-se de um objeto maleável que pode adotar diferentes formas. Também é possível fabricá-la em diferentes cores com a mesma técnica básica.

Quer conhecer outro dado que irá te conquistar? Esse cativante elemento requer poucos materiais para ser fabricado, e é absolutamente reutilizável. O que você está esperando para colocar as mãos à obra junto ao seu filho?

Materiais para fabricar a areia mágica

Como você verá a seguir, são poucos os ingredientes que você precisará para fascinar o seu filho com a sua criação. Você ficará surpresa de descobrir que a grande maioria dos elementos necessários podem ser encontrados na maioria das vezes em casa.

Areia mágica

Preste atenção e anote. Com apenas quatro ou cinco ingredientes simples, você deixará os seus filhos tão felizes que eles te agradecerão por um longo tempo:

  • Areia de cores
  • Água
  • Sabão
  • Maisena
  • Purpurina (opcional)

“Não existe presente melhor para o seu filho do que o seu tempo”

– Autor desconhecido –

Areia mágica, passo a passo

  • Em primeiro lugar, escolha um recipiente grande e profundo para realizar a mistura inicial. Ali você terá que colocar toda a areia colorida e adicionar uma colher de maisena.
    • É fundamental acrescentar de maneira correta esses ingredientes.
    • Também é essencial evitar que os grãos da fécula de milho fiquem separados da areia.
    • Lembre-se que você pode escolher a cor favorita do seu filho.
  • Em um recipiente diferente, acrescente uma colher de água com um pouco de detergente ou sabão. Misture até obter um líquido homogêneo.
  • Em seguida, você deve acrescentar essa última preparação líquida (água com detergente) no recipiente que contém a mistura anterior formada pela areia e pela maisena. Misture corretamente com o intuito de obter uma massa úmida.
  • Retire o conteúdo do recipiente para amassar de maneira uniforme toda a mistura fazendo uso das suas próprias mãos.
  • No caso de querer que a areia cinética tenha um aspecto brilhante, é possível agregar purpurina ou brilhantina da cor desejada.
  • Pois bem, uma vez que você conseguiu uma massa semelhante à massinha, mas de corpo mais frágil, você já tem sua areia mágica pronta para começar a brincar com o seu filho.

Considerações sobre a areia cinética

Lembre-se de que as medidas exatas dos materiais para conseguir sua areia mágica dependerá sempre da quantidade de areia que você deseja fabricar.

Recomenda-se trabalhar com um recipiente de aproximadamente 100 gramas. Mas esse detalhe corresponde à necessidade pessoal de cada família.

Areia mágica

Por outro lado, não se esqueça de que é fundamental conservar adequadamente essa preparação. Você não deve nunca deixá-la exposta ao mau tempo. Tome os cuidados necessários para, dessa maneira, poder conservar essa criação familiar.

Assim, sugerimos guardar a massa dentro de um recipiente fechado. Cheque se a tampa fecha perfeitamente. Porque disso dependerá a duração dessa invenção, já que assim estaremos evitando que se deteriore mais rápido.

Uma vez que você tenha a sua areia cinética em mãos, não se arrependerá de a ter fabricado, pois esse objeto com movimento próprio é tão estranho e curioso que você não entenderá nada até tê-lo em mãos. Os benefícios para as crianças são enormes!

Entre eles, podemos destacar que a areia não mancha nem cheira mal. Também não suja, já que os grãozinhos não se desprendem, permanecem juntos. Além disso, estamos falando de um material antibacteriano.

E você, se atreve a presentear o seu filho com esse maravilhoso objeto? Você verá que esse material único, a experimentação e o estímulo sensorial te deixará de boca aberta assim que você tocar nele pela primeira vez.