Por que é importante ensinar as crianças a nadar?

· 6 de fevereiro de 2019
Entre as razões pelas quais é importante ensinar os nossos filhos a nadar, a segurança é a mais importante, mas não a única. Juntamente com ela, há a possibilidade de interagir com outras crianças nas piscinas e praias, além do hábito de fazer um esporte completo e muito saudável.

A razão mais importante pela qual devemos ensinar as crianças a nadar é a segurança. Não devemos nos esquecer de que esta é uma habilidade importante para sobreviver. As estatísticas confirmam: um total de 728 crianças sobreviveria todos os anos simplesmente por saber nadar.

A natação é uma atividade física completa, pois exige que as crianças envolvam ativamente seus corpos e mentes ao mesmo tempo que se divertem. Um dos grandes benefícios da natação é que as crianças podem começar a nadar assim que completarem seis meses de idade.

As crianças vão aprender a se sentir confortáveis na água, a fazer bolhinhas e a prender a respiração. Além disso, todo programa de natação formal contempla ensinar as crianças a flutuar de costas e a boiar.

Aprender sobre isso tem grandes benefícios. Entre outras questões, a criança pode literalmente se salvar de uma situação perigosa. Os pequenos estão constantemente expostos a muitos perigos: rios, lagos, cais, um passeio de barco, uma piscina.

Além disso, quanto mais cedo você começar a ensinar a criança a nadar, mais a saúde física e mental dela vai melhorar.

10 razões para ensinar as crianças a nadar

1. É essencial para a sua segurança

O afogamento é a segunda maior causa de mortes não intencionais relacionadas a lesões em crianças de 0 a 14 anos. Por isso, é vital que todas as crianças saibam nadar desde pequenas.

Contudo, é importante que os pais se certifiquem de que as crianças se sintam confortáveis e seguras dentro e ao redor da água.

2. É um esporte de baixo impacto

Visto que a natação é praticada na água, o corpo fica 90% flutuando. Portanto, não há impacto com o chão devido à gravidade.

Além disso, a natação proporciona um treinamento de resistência: é uma atividade ideal para tonificar ombros, braços, costas e abdominais.

Razões para ensinar as crianças a nadar

3. A natação é um dos esportes mais completos

Contribui para o desenvolvimento físico, emocional e neurológico. Além disso, também reduz o risco de doença cardiovascular, fortalece a capacidade pulmonar – aumentando a resistência à asma na infância –  e melhora o metabolismo.

4. É uma atividade de baixo custo

É possível encontrar lagos públicos e piscinas comunitárias. Elas estão disponíveis em muitas cidades. Além disso, algumas escolas de ensino fundamental e médio incluem a natação nos seus programas esportivos e muitas universidades oferecem bolsas de estudo para esse esporte.

5. A natação é uma atividade social

Como tal, ela permite que as crianças interajam com os seus pares. Assim, é uma oportunidade maravilhosa para as crianças aprenderem habilidades sociais e estabelecerem relações de amizade.

6. A criança vai aprender o valor do trabalho em equipe, da automotivação e do estabelecimento de metas

A natação proporciona desafios, conquistas e recompensas. Tudo isso vai ajudar o nosso filho a ter confiança em si mesmo e a acreditar nas suas habilidades, fortalecendo, assim, a sua autoestima.

“A natação é uma atividade física completa, pois exige que as crianças envolvam ativamente seus corpos e mentes ao mesmo tempo que se divertem”

7. Aprender a nadar é uma habilidade para a vida toda

Oferecer às crianças a oportunidade de aprender a nadar é dar um ótimo presente que vai acompanhá-las para sempre e que vai melhorar a sua saúde física e mental.

8. A prática da natação faz com que o nosso corpo libere endorfinas

Com isso, a possibilidade de sofrer com quadros depressivos é reduzida e o estado de humor melhora imediatamente.

9. A natação é altamente recomendada para crianças com deficiências

As crianças com autismo adoram a água. Esse ambiente proporciona a elas um estado de tranquilidade que faz com que se sintam melhor.

10. Aprender a nadar como uma base para outros esportes

Essa habilidade abre as portas para a prática de outros esportes aquáticos. Alguns deles são o mergulho, a canoagem, o surf, o triatlo e o caiaque.

Os pais desempenham um papel fundamental no processo de ensinar os seus filhos a nadar. A presença deles proporciona segurança e estabilidade às crianças, fortalecendo os laços familiares.

Aprender a nadar como uma base para outros esportes

Dicas para pais treinadores

Aqui estão algumas sugestões a serem consideradas na hora de ensinar as crianças a nadar:

  • É necessário ensiná-las a nadar o mais rápido possível. É aconselhável que a criança aprenda antes de completar seis anos de idade.
  • Para que se acostumem com a água, é necessário motivar as crianças e levá-las para piscinas onde haja outras crianças brincando. Isso vai reafirmar a associação entre água e diversão.
  • Os pais devem entrar na piscina e acompanhar a criança por quanto tempo ela desejar.
  • O melhor é transformar as aulas em uma brincadeira, chamando, assim, a atenção dos pequenos.
  • Os pais treinadores não devem pressionar as crianças. É necessário que os adultos relaxem.
  • Certamente um ambiente descontraído vai fazer com que a criança aproveite a experiência e fique motivada a aprender a nadar. Tudo deve ser uma experiência positiva para que, assim, ela tenha vontade de voltar.

Com essas noções básicas, porém eficientes, a tarefa de ensinar as crianças a nadar pode ser um pouco simplificada. Assim como mencionamos, os benefícios são enormes e, mais importante ainda, essa é uma ferramenta que o seu filho vai poder levar pela vida toda.

  • Oliveira, L. R. et al. (2013). Importancia da natação para o desenvolvimento da criança e seus benefícios. Revista @rgumentam. Faculdade Sudamérica.