Incentive a seriedade e o respeito na relação com seu filho
A seriedade e o respeito na relação com seu filho é imprescindível.
São as mães as encarregadas de fazer com que seus filhos aprendam sobre a seriedade e o respeito.
Além disso, devem ensinar a colocá-los em prática na convivência diária cheia de valores.
Incentive a seriedade e o respeito na relação com seu filho para que, entre vocês, tanto agora como no futuro, perdure o bom tratamento, a afinidade, a sinceridade, a confiança, o amor e o apego.
Em Sou mamãe mostramos como conseguir isso.
Conselhos para incentivar a seriedade na relação com seu filho
- Aja com seriedade em tudo que necessite ensinar a ele. Sem dúvida, o aprendizado de seu filho é um dos deveres mais importantes que você tem como mãe. Se você vai ensinar alguma coisa a ele, não interrompa seus ensinamentos com as tarefas domésticas ou mexendo constantemente no celular.
- Corrija de forma construtiva. Dessa forma, evite as broncas e as repreensões constantes. Mais do que obrigá-lo a cumprir um castigo, mostre ao seu filho o erro para que ele possa corrigi-lo.
- Seja a melhor das mães. Eduque, oriente, dê amor, se ocupe do seu filho, se preocupe por seus medos e seus problemas. Enfim, tenha os braços abertos para quando necessite se sentir querido.
- Desde pequeno, apresente a ele as regras que deve acatar como um membro a mais da família. Ensine a ser disciplinado e a te escutar.
- Dê liberdade para que tome suas próprias decisões e cometa erros por conta própria. Conceda também o beneficio de corrigi-los e ser responsável por eles.
- Conversem sobre tudo. As práticas rotineiras servirão para que estreitem seus laços, se comuniquem e comentem todos os assuntos que sejam de interesse de ambos.
- Seja sua admiradora número um. Premie seus sucessos e aplauda suas atitudes. Enfim, nunca pare de dizer a ele o quanto o admira e como você se sente feliz e orgulhosa por ser sua mãe. Trabalhe também para que ele admire você. Como conseguir isso? Dando sempre o exemplo e se destacando por seus valores.
- Planeje um tempo para estarem juntos e desfrutem de cada instante.
- Cuide dele, porém não seja superprotetora. Ensine tanto o bom quanto o mau da vida. Dessa maneira, no futuro que o espera pela frente, seu filho não reprovará a educação que recebeu de você.
Conselhos para incentivar o respeito na relação com seu filho
- Não seja uma mãe curiosa. Portanto, respeite a intimidade do seu filho como você respeita a sua.
- Ainda que seja sua mãe, ele continua sendo uma pessoa com total autonomia. Ensine que sua liberdade, suas opiniões e crenças devem ser respeitadas.
- Estipule limites. Não o deixe ter qualquer atitude errada para com você.
- Incentive-o a tomar o caminho que você considera melhor para ele, entretanto não o force nem manipule. Com o passar dos anos, seu filho vai se dedicar ao que gosta. Assim, vai desenvolver suas habilidades e conhecimentos e se comportar tal como é.
- Respeite o espaço dele em casa.
- Seja paciente com ele. Você vai precisar de muita paciência, sobretudo quando seu filho chegar à adolescência, para não perder a calma e continuar em sua voluntariosa tarefa de incentivar a seriedade e o respeito entre vocês.
- Respeite e o ensine a respeitar seus sentimentos.
- Mostre que também o amor é a base do respeito. Não é porque sua relação esteja baseada no afeto e no carinho que o respeito vai ser menor.
- Escute as opiniões do seu filho e as considere tão importantes quanto as do resto da família.
- Não menospreze as qualidades, os sucessos, as atitudes ou as decisões do seu filho. Dessa forma, ele fará o mesmo com as suas.
- Respeite as necessidades e os sonhos dele como os seus próprios.
- Transmita confiança e seja sempre sincera. A mentira, muitas vezes, dá espaço à falta de respeito entre as pessoas.
- Explique tudo. Seu filho se mantém em um contínuo aprendizado e necessita saber o porquê das coisas. Assim, você deve explicar a ele suas razões para que não a considere arbitrária.
- Não seja autoritária, mas também não seja permissiva. Sem dúvida, ambos os aspectos andam lado a lado com a falta de respeito.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Wild, R. (2011). Libertad y límites. Amor y respeto: Lo que los niños necesitan de nosotros. Herder Editorial.
- Morales Jaimes, O. D., & Silvera López, D. G. (2019). INFLUENCIA DE LOS JUEGOS COOPERATIVOS EN EL DESARROLLO DEL VALOR DE RESPETO EN LOS NIÑOS Y NIÑAS DE LA INSTITUCIÓN EDUCATIVA INICIAL Nº 33″ CORAZÓN DEL NIÑO JESÚS” DE LA TINGUIÑA-ICA. http://repositorio.unh.edu.pe/handle/UNH/3030