O que é o jogo criativo e por que ele é importante?

O jogo criativo é fundamental para que as crianças cresçam felizes e descubram que podem aprender enquanto se divertem.
O que é o jogo criativo e por que ele é importante?

Última atualização: 14 Fevereiro, 2021

Para que as crianças aprendam, elas precisam brincar e se divertir, e o jogo é a melhor forma de aprendizagem. Se, além disso, aliarmos a criatividade à imaginação, teremos a combinação perfeita para o bom desenvolvimento das crianças. Como pai ou mãe, você precisa saber o que é o jogo criativo e por que ele é importante.

É sua obrigação oferecer oportunidades de jogo criativo aos seus filhos, pois, dessa forma, você vai ajudá-los em seu processo de desenvolvimento. Eles vão crescer felizes sabendo que aprender não é algo chato, e sim o oposto.

O jogo criativo durante a infância

O jogo criativo permite que as crianças se divirtam e desenvolvam suas mentes de maneira adequada. Durante o jogo criativo, os pequenos adquirem habilidades essenciais para a aprendizagem acadêmica e o desenvolvimento social.

o jogo criativo

“A criatividade é a inteligência se divertindo”.

-Albert Einstein-

A importância desse tipo de jogo

A Mãe Natureza projetou o jogo como uma forma de crescer e amadurecer. Os filhotes de animais são naturalmente brincalhões e, da mesma forma, as crianças também gostam das atividades de jogo. Compreender o valor disso é valorizar as atividades lúdicas e incentivar o jogo criativo como uma forma rotineira de desenvolvimento do seu filho.

A parte ativa de ser criativo é muito importante para o desenvolvimento infantil desde bem cedo. A criatividade se trata de experimentar, inventar, projetar e tentar coisas novas enquanto nos divertimos.

Os pais podem motivar os filhos a terem novas experiências enquanto estão em um ambiente seguro e, dessa forma, os pequenos vão se desenvolver de forma holística por meio de todos os tipos de atividades de jogo.

Tipos de jogo criativo

O jogo criativo é um conceito guarda-chuva, cruzando fronteiras em todas as áreas do desenvolvimento infantil. Quando você percebe o que significa incentivar o jogo criativo, começa a ver as oportunidades ao seu redor todos os dias.

Uma vez que começar a pensar de forma criativa, você descobrirá que há muitas áreas nas quais a atividade ocorre. As principais áreas do desenvolvimento infantil sempre podem ser melhoradas por meio do jogo criativo. Começa-se a pensar e a associar ideias criativas nos seguintes aspectos: físico, emocional, social e cognitivo.

As mentes criativas das crianças são despertadas a partir do desenvolvimento sensorial através do tato, do paladar, da audição, do olfato e da visão do mundo ao seu redor. Oferecer oportunidades para que as crianças aumentem a criatividade é uma parte fundamental da criação dos filhos. As experiências de jogo são simples e possíveis em todas as situações.

Exemplos de atividades de jogo criativo

Então, agora que você já conhece a teoria por trás do jogo criativo, como fica a parte prática? Como, onde, com quem e quando aplicar o jogo criativo? Grande parte do jogo criativo ocorre de forma natural. No entanto, você pode criar um ambiente divertido e criativo para o seu filho.

A seguir, vamos dar alguns exemplos para que você possa criar essas áreas de jogo criativo para os seus filhos e para que todos possam se divertir em família. Não perca nenhum detalhe para deixar a criatividade seguir o seu curso!

Espaços ao ar livre

Você pode encorajar o jogo criativo ao ar livre promovendo a criatividade física ao escalar, engatinhar, correr, pular… É preciso dar liberdade a todas as habilidades motoras grossas que você possa imaginar!

Você pode criar uma pista de obstáculos com cadeiras, pufes, tábuas de madeira, cones de plástico… O jardim também é um bom lugar para que os seus filhos trabalhem com as plantas e observem a força da natureza.

A jardinagem é uma ótima forma de se conectar com a natureza. Os vasos podem ser decorados e é possível até mesmo criar jardins de fadas se você tiver espaço disponível. Caso contrário, varandas e cozinhas podem hospedar plantas para montar a sua mini-horta familiar.

o jogo criativo

Na cozinha

Podemos ser muito criativos na cozinha! Vocês podem fazer biscoitos em família e decorá-los, fazer bolos… As crianças adoram tocar, experimentar, cheirar e criar comidas deliciosas. Além de trabalhar a criatividade na cozinha, elas também vão sentir uma grande satisfação em poder saborear o que elas mesmas cozinharam com a sua ajuda.

As crianças mais velhas se beneficiam de poder pesar e medir e de aprender a preparar almoços leves ou saladas. A cozinha pode ser um foco de criatividade. Você só precisa fornecer as ferramentas certas e ajudar as crianças no processo.

O quarto ou a sala de jogos

Se você tiver a sorte de ter uma sala de jogos especial, será uma grande vantagem. Contudo, com algumas ideias fáceis de projetar e organizar, o quarto também pode se tornar um pequeno centro para a criatividade. Os quebra-cabeças e os blocos de construção e de LEGO são bons investimentos para o jogo criativo. Coloque um tapete no chão como espaço para o jogo e tenha um local de armazenamento para guardar as peças posteriormente.

Fantasiar-se também é uma ótima ideia porque as crianças se divertem, perdem um pouco das suas inibições e podem deixar toda a criatividade correr solta.

Além disso, nunca subestime o valor dos livros. A criatividade por meio da imaginação é uma parte vital para a expansão da mente. Um cantinho aconchegante com um pufe e alguns livros é um lugar especial para passar um tempo a qualquer hora do dia.

Essas são apenas algumas ideias para promover o jogo criativo em crianças. Sem dúvida, há muitas outras, tais como fazer excursões, apreciar a natureza, escrever de forma criativa… Você só precisa pensar no que os seus filhos gostam para que possam se divertir juntos.

Pode interessar a você...
Dicas de Ken Robinson para desenvolver a criatividade
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Dicas de Ken Robinson para desenvolver a criatividade

Confira as dicas de Ken Robinson: a criatividade, segundo ele, é um processo para gerar aquelas ideias que agregam valor. Saiba mais!



  • López Bayarri, G. (2015) Niños exploradores, niños creativos: Cómo fomentar la creatividad en los niños. Editorial: Kolima Books