Jogos de biologia para crianças: conheça alguns!

22 de agosto de 2019
Quer uma maneira melhor de aprender do que desfrutar do trabalho que se faz? Aprender brincando é a opção que propomos hoje com uma seleção de jogos de biologia para crianças.

O mundo da ciência é fascinante! Estimula os nossos sentidos e nos permite conhecer melhor o mundo que nos rodeia. No entanto, despertar essa curiosidade nos pequenos nem sempre é fácil. Para incentivar essa curiosidade sobre a ciência e a natureza, recomendamos alguns jogos de biologia para crianças.

Nat Geo Science Games

A prestigiosa revista National Geographic, conhecida mundialmente por seu característico logo amarelo em sua capa, lançou uma série de jogos para jovens amantes da biologia.

National Geographic Society foi fundada em 1988 e, embora o conteúdo da revista fosse muito variado, só era publicado em inglês. Porém, de uns anos para cá, a Nat Geo diversificou bastante seus formatos e conteúdo, para aproximar a ciência e a história de públicos de todas as idades:

  • Green House Experiment set. É uma pequena estufa que contém tanto os acessórios necessários como os sacos de sementes para que se possa fazer até 12 experimentos diferentes. Além disso, inclui um manual de instruções para iniciar crianças em botânica e agricultura de interior.
  • O depósito fóssil real inclui 15 fósseis autênticos que podem ser catalogados com a ajuda do guia que o set inclui. Além disso, se a criança quiser ser paleontóloga por um dia, é possível completar a coleta com geodos e cristais e descobrir um fóssil de dinossauro.
  • Ciência do Vulcão. Contém tudo o que é necessário para fazer um vulcão, pintá-lo e fazê-lo entrar em erupção. Como o anterior, traz um pequeno guia para realizar o experimento e para que tudo saia de forma perfeita.
crianças cientistas

  • Escavar e descobrir os insetos. É prefeito para aqueles que não gostam de desenterrar fósseis. Traz um pequeno tijolo dentro, no qual três insetos estão escondidos. Como nos kits anteriores, inclui um guia de aprendizado, uma lupa e ferramentas de escavação.

Jogos de biologia para pequenos naturalistas

Charles Darwin foi um famoso cientista naturalista britânico do século XIX. Ele ficou conhecido mundialmente após a publicação de seu livro A Origem das Espécies, em 1859. A ele devemos a Teoria da Evolução das Espécies, revolucionária em seu tempo.

Nela, Darwin afirma que todo modo de vida atual descende de um ancestral comum e que, por seleção natural, evoluiu até os organismos presentes.

Para aqueles pequenos naturalistas da casa, deixaremos uma revisão de jogos para biólogos iniciantes. Todos esses jogos são projetados para incentivar o amor pela natureza e servem como um suporte para o estudo do ambiente que nos rodeia.

Os kits para explorar a natureza são clássicos. Eles incluem tudo que você precisa para aventuras na natureza. Geralmente, são compostos de: binóculos, caça mariposas, lupa e bússola. São comercializados por várias marcas e são muito acessíveis.

Além disso, é possível completar o kit do naturalista com amostras reais preparadas para observação ao microscópio. Essas amostras geralmente incluem espécimes de animais, plantas, flores, insetos e borboletas. Da mesma forma, os pequenos podem aprender a preparar suas próprias amostras.

E, obviamente, para que a experiência seja completa, não pode faltar o microscópio. É claro que, se as crianças forem muito pequenas, teremos que ajudá-las a lidar com tudo isso, mas podemos encontrar modelos recomendados para uso a partir dos 4 anos de idade.

Caça mariposas
Fonte: www.chiquipedia.com

Outras recomendações de jogos de biologia para crianças

Nem toda a biologia se concentra na observação da natureza. A análise e investigação do corpo humano também é fundamental. Para isso, podemos incentivar o estudo do nosso organismo com divertidos jogos educativos.

Learning Resources” (em inglês), por exemplo, coloca diferentes recursos ao nosso alcance para o estudo da anatomia humana. Entre eles, destacam-se modelos do cérebro, do coração e dos olhos. São modelos 3D muito realistas, com partes móveis que podem ser colocadas e retiradas. Portanto, possibilita estudar o funcionamento dos diferentes órgãos.

Também podemos encontrar desenhos em 3D, feitos de espuma macia, células animais e vegetais. Esses modelos são muito úteis para aprender cada uma das partes da célula, já que as crianças podem identificar facilmente as organelas na superfície interna desses modelos.

Esperamos que você ache essa coleção de jogos de biologia para crianças útil e que possa desfrutar da natureza em família.