4 jogos para estimular a expressão não verbal

29 Setembro, 2020
É importante que as crianças dominem a comunicação não verbal. Neste espaço, vamos recomendar alguns jogos para estimular esse aspecto.

Os jogos de expressão não verbal divertem crianças e adultos, pois esse tipo de jogo obriga os participantes a executarem posturas estranhas e fazerem diversas caretas, produzindo a todo instante situações cômicas que fazem todos os jogadores rirem.

Além disso, esses jogos também são ideais para as crianças trabalharem a habilidade de se comunicar sem usar a fala, transmitindo as mensagens apenas por meio de gestos e movimentos. Dessa forma, elas aprendem a usar o próprio corpo para se expressar corretamente, o que é muito importante para o desenvolvimento futuro.

“Se você quiser entender uma pessoa, não escute suas palavras, observe seu comportamento”. 

-Albert Einstein-

4 jogos para estimular a expressão não verbal

Você quer estimular a expressão não verbal dos seus filhos de uma forma lúdica e divertida? A seguir, vamos recomendar quatro jogos para isso. Esperamos que algum deles sirva para que vocês se divirtam em família!

Adivinhar as palavras através da mímica

Antes de começar a jogar, é preciso decidir quem será o responsável pela condução do jogo. Essa pessoa vai ficar responsável por redigir uma lista de palavras a serem representadas. Então, os jogadores serão divididos em dois grupos e ficarão a uma certa distância da pessoa que conduz o jogo.

jogos para estimular a expressão não verbal

Um por um, os membros de cada grupo devem se dirigir ao condutor para que ele diga a palavra da lista que deve ser representada apenas por meio de gestos e movimentos. E os outros participantes do grupo precisam adivinhar a palavra.

Quando alguém adivinhar a palavra, essa pessoa deve se dirigir ao condutor do jogo e perguntar qual palavra ela deverá representar através da mímica. Ganha o primeiro grupo que conseguir adivinhar todas as palavras da lista. Outra variação é fazer esse mesmo jogo com títulos de filmes, profissões, etc.

Cadeia de gestos, um dos jogos para estimular a expressão não verbal

Além de favorecer a expressão corporal da criança, esse jogo também ajuda a desenvolver a memória e a atenção. Para começar a jogar, os participantes devem se sentar no chão formando um círculo, para que todos possam ver claramente os rostos uns dos outros.

Um dos jogadores deve fazer um gesto com o rosto, as mãos ou os pés. O jogador à sua direita deve repetir esse mesmo gesto e acrescentar outro diferente.

Quando chegar a vez do terceiro jogador, ele deve repetir o primeiro e o segundo gestos e adicionar um novo à série. Assim, vai sendo formada uma cadeia de gestos, até que todo o círculo seja completado ou até que um dos jogadores cometa um erro e não se lembre de algum dos gestos realizados.

As estátuas

Esse jogo consiste em dançar e se mexer ao ritmo da música até ela parar e a sala ficar em silêncio. Nesse momento, os participantes devem ficar parados, como estátuas, e manter a posição em que estavam.

Um dos jogadores deve assumir o papel de supervisor e garantir que nenhum dos participantes se mova. Para complicar o desafio, ele pode fazer caretas e gestos, tentando fazer as estátuas rirem.

Se algum dos participantes se mexer ou não conseguir conter o riso, ele perde e passa a exercer a função de supervisor em uma nova rodada. Por meio desse jogo, as crianças trabalham o autocontrole e a atenção.

jogos para estimular a expressão não verbal

Imitação em espelho

Para esse jogo, os participantes precisam formar duplas, ficando frente a frente. Será acionado um cronômetro, com a duração de um minuto e, durante esse tempo, um dos jogadores deve realizar gestos e movimentos continuamente, que a sua dupla deve imitar, mas com uma condição: não é permitido rir.

Dessa forma, se o jogador que estiver imitando começar a rir antes de o tempo acabar, ele perderá o jogo. Após um minuto, os papéis são trocados, ou seja, o jogador que imita as ações passa a ser quem vai executá-las e vice-versa. Esse jogo requer concentração para imitar com perfeição os gestos do outro jogador.

Sobre os jogos para estimular a expressão não verbal

Como você pode perceber, esses 4 jogos são uma excelente opção para estimular a expressão não verbal dos pequenos da casa e passar momentos divertidos e de qualidade em família. O que você está esperando para começar a brincar com as pessoinhas que você mais ama?

  • Allué, J. M. (1998). El gran libro de los juegos. Barcelona: Parramón Ediciones.