6 jogos em família usando apenas papel e caneta

28 Outubro, 2020
Brinque e se divirta em família usando apenas uma folha de papel e uma caneta. Não perca!

Os dispositivos eletrônicos, assim como as redes sociais e a internet, fazem com que ​​os momentos de tédio que geralmente temos em casa se tornem muito mais fáceis de suportar por causa de todos os novos conteúdos que encontramos a cada minuto.

No entanto, esse tempo livre que temos, com o qual chegamos a nos entediar também, deve servir para nos divertir com as pessoas ao nosso redor. Fazer atividades em família é uma das melhores opções que você deve considerar.

Sem dúvida, uma das melhores atividades que podem ser feitas em família são os jogos. Por isso, vamos mostrar uma série de jogos para jogar em família usando apenas papel e caneta. Dessa forma, vocês vão se esquecer de todas as tarefas e responsabilidades por um tempo, divertindo-se e rindo juntos. Vamos começar?

Jogos em família usando apenas papel e caneta

jogos em família usando apenas papel e caneta

Stop!

Embora tenha se tornado um dos jogos mais baixados em plataformas digitais nos últimos meses, esse jogo mítico nasceu a partir do papel e da caneta. Consiste em desenhar uma tabela que inclui diversas categorias diferentes, tais como:

  • Nomes.
  • Alimentos.
  • Animais.
  • Cidades.

Em segundo lugar, é preciso sortear uma letra do alfabeto. A partir da letra que for sorteada, é necessário preencher cada um dos campos anteriores com palavras que comecem com essa letra. O primeiro jogador que completar todas as categorias e disser “Stop!” ganha. Assim, cada um dos campos será pontuado da seguinte forma:

  • 10 pontos se ninguém tiver repetido a palavra.
  • 5 pontos se a palavra tiver sido repetida por outro jogador.
  • 0 pontos se não tiver sido escrita nenhuma palavra.

Forca

Sem dúvida, o jogo da Forca é um dos mais tradicionais e míticos jogos em família usando apenas papel e caneta. Consiste em pensar em uma palavra e desenhar uma quantidade de hifens correspondente ao número de letras da palavra. Então, a equipe ou pessoa adversária deve tentar adivinhar cada letra.

Se a letra estiver correta, ela é colocada no seu lugar na palavra. No entanto, se estiver incorreta, serão desenhadas consecutivamente as diferentes partes de um boneco suspenso por uma corda. Se o desenho for concluído antes de adivinhar a palavra oculta, o jogo acaba.

Jogo da Velha

Um dos mais simples e divertidos jogos em família usando apenas papel e caneta. O objetivo é o seguinte: conseguir colocar três ‘X’ ou três ‘O’ em uma mesma linha em um tabuleiro de três por três.

Cada jogador terá a sua vez e, além de atingir o objetivo, ele também deve impedir que o outro possa alcançá-lo. Astúcia e concentração o tempo todo!

Outros jogos em família usando papel e caneta

jogos em família usando apenas papel e caneta

Batalha Naval

Os barcos são os protagonistas desse jogo tradicional. Apesar de muitas famílias possuírem a versão que inclui duas maletas com duas frotas e mares, esse jogo simples também pode ser feito usando apenas uma folha de papel e uma caneta.

O objetivo é derrubar todos os navios do outro jogador, adivinhando a localização em que estão posicionados. Por isso, um não pode ver a folha do outro.

Quem sou eu?

Em um cartão ou folha de papel dividida ao meio, devemos escrever o nome de uma pessoa, animal ou coisa. A equipe que escrever deve entregar o papel para uma pessoa da outra equipe sem que ninguém possa vê-lo, pois essa pessoa deve colocar o cartão na testa e adivinhar quem ou o que ela é através das pistas dos seus companheiros de equipe.

Tautogramas, um dos jogos em família usando apenas papel e caneta que vai ajudar na aprendizagem das crianças

Um jogo ideal para crianças que estão aprendendo a construir frases, bem como a usar as diferentes letras do alfabeto.

O jogo consiste em escolher uma letra e criar uma frase inteira na qual cada uma das palavras comece com essa letra, exceto preposições e artigos.

Por exemplo: “Miguel mentiu e mexeu a mão”. Dessa forma, as crianças terão a possibilidade de aprender enquanto se divertemVence o jogador que conseguir formar as frases mais longas com a letra escolhida.