12 nomes africanos para meninos

09 Junho, 2020
Se você quiser dar um nome exótico ao seu filho ou reivindicar as suas raízes africanas, não perca os doze nomes que vamos apresentar a seguir.
 

Sem dúvida, a cultura africana é uma das mais ricas e difundidas pelo mundo. Esse fato é observável na música, no cinema, nos esportes, na religião, na moda e em quase todos os aspectos da vida social. Isso nos leva a encontrar nomes africanos para meninos com bastante frequência.

Uma parte importante da população do planeta é negra ou apresenta miscigenação com africanos. Para falar de números específicos, há 1 bilhão de negros e pelo menos outros 800 milhões têm no seu DNA alguma ligação com o continente africano.

É curioso ver como, em várias publicações sobre o futuro da raça humana, conclui-se que, até 2060, uma data relativamente próxima, a raça predominante será a negra e a latina. Devemos nos lembrar, além disso, que essa última já parte de uma miscigenação africana.

Sem dúvida, esse fato fará com que os valores culturais de um dos grupos étnicos mais discriminados da história sejam reivindicados. Da mesma forma, certamente também veremos isso refletido no uso de nomes africanos para meninos no mundo todo.

12 nomes africanos para meninos

A África é o berço da humanidade. Especialistas apontam que foi naquele continente que o Homo sapiens surgiu. Sua contribuição cultural também tem sido inestimável. Isso pode ser visto na música, na diversidade de idiomas nativos, na religião e nas crenças mágicas, na gastronomia e em muitas outras áreas.

No que diz respeito aos nomes africanos, muitos deles estão intimamente relacionados a elementos naturais, tais como animais e plantas, com o dia da semana em que o bebê nasceu e também com a ordem de nascimento em relação aos irmãos.  

 

Sem mais delongas, vamos conhecer esses belos nomes africanos para meninos. Temos certeza de que você vai adorar.

1. Ayize

A origem do nome Ayize está ligada ao povo do zulu. Esse nome simboliza paciência e espera. Reflete, portanto, uma personalidade calma e tranquila.

2. Kito

Esse nome está vinculado ao idioma suaíli, falado na Tanzânia, no Quênia, em Uganda, em Moçambique, no Congo, em Ruanda, no Burundi, na Somália e na Zâmbia. Apresenta dualidade em termos de significado, pois pode ser interpretado como ‘criança’ ou ‘joia’.

Nomes africanos para meninos

3. Buki

Vem de uma palavra da Nigéria que significa ‘abundância de comida’. É usado para nomear uma pessoa feliz, para quem nunca faltará nada na vida.

4. Anamú

Essa palavra africana, também usada como nome, significa ‘planta’, ‘grama’ ou ‘natureza’. Sem dúvida, é um bom nome para as pessoas com consciência ambiental e amor pelos seres vivos que nos acompanham. 

5. Kelechi

É um nome masculino popular na Nigéria. O famoso jogador de futebol Kelechi Iheanacho, uma figura importante da Premier League da Inglaterra, teve muito a ver com esse crescimento no seu uso. No entanto, muitas meninas também foram batizadas com esse nome.

 

6. Abidemi

Conforme explicamos anteriormente, muitos nomes africanos para meninos estão ligados à posição que o bebê ocupa dentro do núcleo familiar. No caso de Abidemi, é feita uma referência à orfandade.  

O nome Abidemi vem do dialeto iorubá, falado no Benin, no Togo e na Nigéria. Significa ‘nascido durante a ausência do pai’.

“No que diz respeito aos nomes africanos, muitos deles estão intimamente relacionados a elementos naturais, tais como animais e plantas.”

7. Ayo

Ayo significa ‘alegria’. É um dos nomes africanos mais populares porque, para essa cultura, o nascimento de um filho é uma das maiores bênçãos que podem ser experimentadas em uma família.

8. Daren

Esse nome africano também se refere ao momento do nascimento. Curiosamente, significa ‘nascido à noite’.

9. Sirhan

Estima-se que seja proveniente de Gana e signifique ‘lobo’. Esse é outro exemplo do uso de palavras ligadas à natureza e aos animais como nomes.

10. Ajani

Sua origem está ligada à cultura da Nigéria. Significa ‘aquele que luta ou persevera’. Esse nome também aparece em muitos registros de nascimento nos países do Caribe devido à presença e influência dos grupos de escravos africanos que ocuparam a região nas últimas décadas.  

Nomes africanos para meninos
 

11. Anuar

Esse nome é um dos mais belos de origem africana e significa ‘iluminação’ e ‘luz’. Também pode ser apresentado como Anwar, uma variação dessa palavra. De qualquer forma, tem uma conotação positiva que toda mãe gostaria de transmitir aos filhos.

12. Faraji

Esse nome vem da língua suaíli e significa ‘consolo’. Também é um dos mais populares do continente africano e está ligado às habilidades empáticas e compreensivas da pessoa que o carrega.

Como fato final, queremos mostrar um último nome que você achará curioso. Se nenhuma das alternativas acima te convenceu, você pode usar Adusa como nome. Em Gana, é assim que o décimo terceiro filho é chamado. Se você chegar a esse número, pode ser uma excelente opção!