6 jogos para brincar em casa e exercitar a mente das crianças

9 de outubro de 2019
Continuar a exercitar a mente das crianças durante as férias é essencial para um melhor desenvolvimento intelectual.

Aprender brincando. Esse deve ser o objetivo a ser estabelecido durante as férias das crianças. Embora as férias devam ser um período de descanso depois de um árduo ano letivo, é muito importante que a mente das crianças continue a ser exercitada.

Não estamos falando de fazer as típicas lições de verão com exercícios monótonos e parecidos, que são feitas ano após ano, mas sim sobre o uso de jogos como uma ferramenta de aprendizagem. A seguir, vamos apresentar uma série de jogos para brincar em casa e exercitar a mente das crianças. Você só precisará de papel, lápis de cor e muita imaginação.

Jogos para brincar em casa e exercitar a mente das crianças

1. O jogo da memória

Um dos jogos mais simples e clássicos, porém com o maior nível de aceitação pelo público infantil, é o jogo da memória. Além da diversão que esse jogo já proporciona para as crianças, tudo será ainda mais divertido se elas puderem escolher e confeccionar os pares que serão incluídos no jogo.

Para fazer este jogo, serão necessários:

  • Imagens dos pares escolhidos;
  • Pedaços de cartolina com o mesmo formato e cor.
exercitar a mente

A cartolina será usada para colar as imagens em pedaços com o mesmo tamanho, de tal forma que poderão ser virados sem que seja possível saber o que há em cada pedaço de cartolina. O jogo propriamente dito consiste em colocar todas as cartas viradas para baixo e ir desvirando cada carta, conforme formos encontrando o par correspondente.

Um jogo fantástico para a acuidade visual e a memória, com o qual diferentes variações podem ser feitas para entreter as crianças ainda mais.

2. Bingo do Alfabeto

Um jogo ideal para brincar com as crianças que aprenderam o alfabeto durante o ano letivo. O bingo do alfabeto é uma variação do famoso jogo feito com números.

Vocês mesmos podem criar as cartelas de bingo usando diferentes cores para as letras: a criança vai revisar o alfabeto sem nem perceber, enquanto desenha.

Na hora de brincar, o ganhador pode ser aquele que completar uma linha inteira com as letras ou quem fizer a cartela cheia, quando todas as letras correspondentes forem preenchidas.

3. Quebra-cabeças

Um dos mais clássicos jogos para brincar em casa e exercitar a mente são os quebra-cabeças. Eles podem ser feitos de papel ou cartolina de uma maneira simples e rápida.

Esse tipo de jogo é ideal para as crianças exercitarem o raciocínio lógico e o pensamento. E também é adequado para o desenvolvimento de outras habilidades, tais como a coordenação olho-mão ou a psicomotricidade fina.

Uma variação muito original que pode ser usada com esse jogo é confeccionar um quebra-cabeça a partir de peças de lego. Para fazer isso, você só precisará de algumas peças desse tipo, uma cartolina para desenhar as peças e uma caneta ou marcador.

Uma vez que o contorno das peças estiver desenhado e recortado da cartolina, todas elas serão misturadas para que a criança coloque cada peça de cartolina ao lado da peça de lego correspondente.

Um jogo ideal para aprender geometria e exercitar o raciocínio com os pequenos da casa.

Mais jogos para brincar em casa e exercitar a mente

4. Encontre as diferenças

Pintar é uma das atividades favoritas dos pequenos. Por esse motivo, eles vão adorar encontrar as diferenças em um desenho em preto e branco, que eles possam pintar posteriormente.

Esse jogo é ideal para crianças que têm dificuldade para manter o foco, pois também ajuda a desenvolver a acuidade visual. Assim, existem muitos modelos de desenhos na internet, embora você mesma também possa fazer os desenhos para o seu filho.

Mais jogos para brincar em casa e exercitar a mente

5. A caça ao tesouro, um dos mais divertidos jogos para brincar em casa e exercitar a mente

Um jogo muito simples que as crianças vão adorar por causa das aventuras que vão viver. Trata-se de um ótimo jogo para desenvolver o raciocínio, conforme elas forem encontrando as pistas espalhadas pelo espaço no qual estiverem.

Além disso, a percepção visual, a concentração e a atenção também serão desenvolvidas, pois os detalhes serão essenciais neste jogo.

Ademais, também há muitas possibilidades diferentes, já que as pistas criadas podem ser operações matemáticas, enigmas ou qualquer outra atividade que permita desenvolver alguma outra habilidade ao mesmo tempo.

6. Enigmas

Para fazer esse jogo para brincar em casa e exercitar a mente, você não precisará de nenhum material. Apenas da sua imaginação. A linguagem e a melodia usadas para recitar essas frases atraem os pequenos, fazendo com que a sua atenção fique completamente voltada para elas.

Assim, a associação de ideias e a formação de conceitos, bem como a imaginação e o raciocínio, também são desenvolvidos.

  • Crespillo, E. (2010). El juego como actividad de enseñanza-aprendizaje. Gibralfaro.