Os melhores contos para aprender inglês desde cedo

03 Março, 2020
Os contos infantis em inglês são um dos melhores recursos que podemos encontrar para ajudar os nossos filhos a aprender o idioma.

Os contos infantis são um dos melhores recursos que podemos encontrar para ajudar os nossos filhos a aprender inglês. Certamente, é necessário escolher bem. Os contos para aprender inglês devem ter características que os tornem motivadores e, além disso, nos ajudem na nossa intenção de ajudar as crianças a aprender o novo idioma.

Por que os contos infantis em inglês são um recurso excelente?

  • Primeiramente, porque são motivadores. As crianças os acham atraentes, sobretudo os ilustrados, e é fácil que chamem a atenção delas.
  • Porque utilizam um vocabulário simples e repetitivo que as ajudará a entender a história e a lembrar o vocabulário.
  • As ilustrações ajudam as crianças a entender o significado.
Os melhores contos para aprender inglês desde cedo

  • É uma das melhores maneiras de encontrar vocabulário em um contexto significativo para a criança.
  • Elas os leem várias vezes, o que ajuda a se familiarizar com o vocabulário e as expressões.
  • As crianças podem aprender as diferenças culturais por meio dos contos e dos seus personagens.
  • Na internet, podemos encontrar muitos recursos relacionados com o conto (vídeos, músicas, jogos…)

Quais contos em inglês eu posso escolher?

Na minha experiência como mãe e professora de inglês, esses livros são alguns dos quais as crianças mais gostam e, além disso, alguns dos melhores para aprender inglês em casa:

  • The very hungry caterpillar, de Eric Carle. A história da lagarta gulosa, um clássico da literatura infantil britânica, é uma das minhas favoritas. Trata-se de uma lagarta que nasce em um domingo e durante a semana vai comendo diferentes alimentos. Assim, esse livro é ideal para aprender os dias da semana e as comidas em inglês.
  • Dear Zoo, de Rod Campbell. Nenhum dos animais que chegam do zoológico servem para se ter em casa como bicho de estimação. Nem o elefante, que é grande demais, nem a girafa, que é alta demais… Até o final, não encontram o animal perfeito para ter como mascote. Ideal para aprender os animais do zoológico e os adjetivos.
  • Brown bear, brown bear, what do you see?, de Eric Carle. Livro de repetição de animais e cores, excelentemente ilustrado, atraente e memorável. O urso marrom, o cavalo azul, a rã verde, o gato lilás, o peixe vermelho, a ovelha negra, o cachorro branco, o peixe dourado, o pato amarelo… Além disso, podemos encontrar muitos recursos relacionados com esse conto na internet, desde vídeos, músicas, até jogos e desenhos para colorir.
Os melhores contos para aprender inglês desde cedo

  • Ketchup on your cornflakes, de Nick Sharratt. Esse livro de perguntas super divertidas e muito fáceis vai arrancar muitas risadas. O livro se divide em duas partes com perguntas curiosas, como, por exemplo, “Você gosta de ketchup no seu cereal?” ou “Você gosta de pasta de dente na sua torrada?”. As crianças adoram. Ele é ideal para aprender vocabulário, porque as imagens ilustram a palavra, e para praticar as perguntas de “Do you like…?” com comida e outros vocabulários.
  • Handa’s surprise, de Eileen Browne. Handa é uma menina que mora no Quênia e um dia decide surpreender a sua amiga Akeyo com uma cesta com sete deliciosas frutas. Assim, no caminho para chegar à tribo da amiga, ela vai pensando qual fruta sua amiga mais vai gostar. No entanto, distraída nos seus pensamentos, ela encontrará diferentes animais que farão com que, ao final da história, ela mesma se surpreenda. Esse livro é muito útil para aprender vocabulário de frutas, animais e cultura sobre o continente africano. Por fim, na internet também há um muitos recursos relacionados com o conto.

Audiolivros

No mercado, existem audiolivros (audiobooks), que são livros com CD no qual há uma gravação do conto lido por uma pessoa de fala inglesa. Esse tipo de livro pode nos ajudar muito se não estivermos seguros do nosso próprio nível de inglês, ou então se quisermos melhorá-lo.

Então, por que não aproveitar para introduzir os contos em inglês na nossa família? Aprender inglês em casa com os nossos filhos nunca foi tão fácil e divertido.