Dicas para ensinar outro idioma para o seu filho de forma simples

29 Dezembro, 2019
É possível ensinar outro idioma para o seu filho desde muito cedo. Você só tem que seguir algumas simples dicas.

Ensinar outro idioma para o seu filho não tem por que ser algo difícil. Embora seja uma realidade o fato de que as crianças são capazes de aprender facilmente vários idiomas, muitas vezes não temos certeza de como ensiná-las. No entanto, ajudá-las a aprender é bastante simples se seguirmos algumas dicas.

Existe a ideia incorreta de que a criança só pode ser bilíngue se ela, quando começar a falar, começar com dois idiomas ao mesmo tempo.

Mas isso é apenas um mito: “é um mito que não se possa ser bilíngue depois de certa idade”, assegura Jill Stribling, graduada em Psicologia e Pedagogia e Mestre em Educação Infantil pela Universidade da Califórnia. Jill insiste que qualquer criança pode se tornar bilíngue.

“As crianças bilíngues são mais criativas, desenvolvem o cérebro de maneira diferente e têm uma maior autoestima”.

–Jill Stribling–

Vamos ver algumas dicas para ensinar outro idioma para o seu filho de forma fácil e natural.

Dicas para ensinar outro idioma para o seu filho de forma simples

Ouvir música

Expor o seu filho à música é uma das maneiras mais simples de apresentar a ele um novo idioma. Como sabemos, as crianças aprendem interagindo, escutando e vendo.

Quando colocamos para elas uma música em outro idioma, as crianças se familiarizam com o som e o ritmo desse idioma. Escutar música vai permitir conhecer o tom, as flexões verbais e as nuances do idioma que elas estão aprendendo.

aprender idiomas

Inclusive, ainda que a princípio elas não entendam as músicas, estarão desenvolvendo habilidades essenciais para a comunicação futura. Escutar e repetir músicas em outro idioma ajudará o seu filho a ter uma relação natural com esse idioma.

Ver vídeos ou séries em outro idioma

Fazer com que os seus filhos assistam a vídeos ou programas de televisão em outro idioma é uma das melhores formas para que o aprendam. É importante encontrar bons DVDs com programas infantis ou séries às quais eles possam assistir.

Os vídeos incorporam duas formas de aprendizagem: ver e escutar. Ainda que a música seja uma fonte muito boa de ensino de outro idioma, os vídeos podem dar ao seu filho uma representação visual das palavras que ele estiver escutando.

Ler histórias

Sabemos que ler  é muito benéfico para as crianças. Ler livros em um idioma estrangeiro é apenas outra forma de aumentar os benefícios que a leitura dá aos nossos filhos. Dessa forma, eles se acostumam com a estrutura do idioma.

Ver palavras individuais é muito diferente de ler orações completas. Para começar, teríamos que procurar livros ilustrados simples que pudéssemos apreciar com a criança. Os livros bilíngues também são uma boa ideia, já que eles podem ler em outro idioma e, ainda assim, entender a história.

Trabalhar com cartões para ensinar outro idioma para o seu filho

Os cartões são rápidos, divertidos e efetivos. Você pode comprar esses flashcards de idiomas ou criar os seus próprios. Para ensinar pouco a pouco outro idioma para o seu filho, comece usando os cartões desde pequenos, umas 3 vezes por dia.

Praticar o idioma

Você também pode selecionar de 10 a 15 palavras e repeti-las rapidamente quando a criança acordar, logo depois de uma troca de fraldas, na hora do banho ou no momento que considerar apropriado. Usar esses cartões não vai levar mais de 30 segundos por sessão.

Outra opção é colar esses cartões nas paredes em diferentes lugares da casa. Conforme vocês forem se deparando com eles ao longo do dia, você poderá ensinar o cartão com a palavra para o seu filho e repeti-la várias vezes.

Praticar o idioma com outras pessoas

O passo final e, provavelmente, o mais importante, é praticar a conversação. Uma criança pode aprender um novo idioma simplesmente conversando com outras pessoas. Se falarmos com ela em outro idioma e fizermos com que ela se relacione com pessoas que falem esse idioma, ela certamente vai aprender. A conversação é essencial para a aprender uma língua.

Sem dúvida, insistir é o segredo nesse processo. Um bebê pode aprender de forma muito rápida e sem esforço. Assim, devemos aproveitar esse período de tempo para que a criança se torne bilíngue. Só é preciso um pouco de esforço.

  • Holme, Randal. (2003). Carrying a baby in the back: Teaching with an awareness of the cultural construction of language. Languages for intercultural communication and education.
  • Brown, H. D. (2000). Principles of language learning and teaching. Pearson.