Lista das coisas que mais incomodam as crianças

Conforme as crianças crescem, muitos estímulos podem provocar sua irritação. É compreensível, visto que muitas delas ainda não são capazes de controlar suas emoções com tão pouca idade. Descubra o que pode deixá-las zangadas com mais frequência.
Lista das coisas que mais incomodam as crianças

Última atualização: 27 Junho, 2021

Uma mãe ou um pai preocupado com seus filhos sempre se esforça para fazer o melhor na criação dos seus pequenos. Às vezes, age sem perceber que está cometendo pequenos erros e essas ações incomodam as crianças, que muitas vezes não sabem expressar seus sentimentos.

O bom é que sempre existem alternativas para evitar esse tipo de situação tão incômoda. Aqui está uma lista dos erros mais comuns que os pais cometem e que costumam incomodar muito seus filhos.

Lista de erros dos pais

Criticar os filhos na frente dos amigos

Evite fazer isso a todo custo. Às vezes, não temos a menor ideia do mal que as nossas palavras fazem paras a crianças e menos ainda de como as coisas que dizemos as fazem sentir.

As crianças levam tudo para o lado pessoal, não as critiquem na frente de ninguém e menos ainda na frente dos seus amigos, pois elas se sentirão inseguras na frente deles. Corrija se necessário, mas longe de todos.

Revelar os segredos íntimos dos filhos a outros membros da família

Se o seu filho teve confiança suficiente para lhe contar um de seus segredos, não compartilhe com outros familiares, pois você corre o risco de o seu filho descobrir e perder a confiança em você.

E se isso acontecer, ele passará a procurar terceiros para contar suas dúvidas e intimidades e poderá não receber os melhores conselho em troca.

Abrir a correspondência dos filhos

Você pode pensar que, por ser uma criança, seu filho não quer ter seu espaço e privacidade e que provavelmente não se importará se você der uma olhada em suas correspondências, mas isso é um erro. É claro que seu filho quer que coisas como a privacidade de suas correspondências seja respeitada.

Ele sabe o que significa privacidade e, a menos que você suspeite que ele está escondendo algo sério e precise investigar, não há nada que justifique a intromissão.

Pedir aos filhos para serem acompanhantes

Levar seus filhos como acompanhante quando não essa for a vontade deles não é positivo. As crianças geralmente não gostam de sair com os pais para fazer as obrigações cotidianas, e temos que admitir que essa não é uma atividade muito divertida.

Ficar rondando ou sendo muito “amigo” quando os amigos visitam

A criança sabe quando você está espionando e também vai perceber claramente se você quiser se passar por “amigo” na frente dos amigos dela se geralmente a relação de vocês não for assim. A criança ficará nervosa e ansiosa até que você a deixe totalmente à vontade com os seus colegas. Se você quiser saber de determinados assuntos, existem maneiras melhores de descobrir.

Esquecer os nomes dos amigos dos filhos ou confundir um amigo com o outro

Sim, isso tende a incomodar muito as crianças. Elas sentem que não recebem atenção, pois é bem  provável que já tenham corrigido você antes sobre os nomes dos seus amigos. E seu maior medo é que um dia você chame um de seus amigos pelo nome de outro, confundindo-os.

Entrar sem chamar ou bater na porta

Em algumas casas se pratica um clima de confiança coletiva, estabelecendo regras como que as portas dos quartos não precisam ser trancadas. Isso é muito bom, mas lembre-se sempre de avisar antes de entrar, respeitando o espaço da criança e sua confiança por manter a porta destrancada.

Fazer perguntas muito pessoais aos amigos dos filhos

As crianças sempre responderão com a verdade, mas isso não significa que algumas dessas verdades não as deixe incomodadas ou com vergonha. Então, deixe os amigos dos seus filhos em paz e se precisar saber algo, converse com o responsável da criança em uma linguagem da mesma idade.

Ignorar os filhos quando você recebe amigos em casa

Pode chegar um ponto em que as crianças vão ficar incomodadas ao saber que os amigos dos pais vão aparecer para uma visita.

Elas se sentem invisíveis, sentem que deixarão de existir a partir desse momento. Nem a mamãe nem o papai dão atenção para a criança, então algumas delas tomam medidas drásticas para serem notadas, deixando o clima tenso.

Fazer comentários críticos sobre seus gostos musicais

A música é marcada por épocas e gerações, e até pelas modas que geralmente atraem os jovens. Se seu filho é um desses casos, não o critique, nesse momento ele está começando a desenvolver sua identidade e vai defendê-la com unhas e dentes até de você, mesmo que sejam coisas tão simples quanto a música.

Reclamar sobre os hábitos alimentares dos filhos

Se você considera que seus filhos têm hábitos alimentares ruins, em vez de reclamar, você deve agir e melhorar os hábitos alimentares da família em geral.

Lembre-se de ensinar com o bom hábito e dando o melhor dos exemplos. É isso mesmo, não tente torná-los veganos à força. De vez em quando, seus filhos vão cair em tentações, então não se incomode com isso.

Pode interessar a você...
9 técnicas para ensinar as crianças a lidar com a frustração
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
9 técnicas para ensinar as crianças a lidar com a frustração

Apresentamos uma série de técnicas úteis para ensinar as crianças a lidar com a frustração, algo que será muito útil em suas vidas. Confira!