Você afasta seu filho de você quando o critica

· 12 de setembro de 2018
Quando você critica seus filhos, é como se cravasse pequenos punhais na alma deles...e muitos pequenos punhais se tornam uma grande ferida emocional difícil de curar. Uma crítica sempre dói e deixa uma marca negativa no coração das crianças.

O que acontece quando seu chefe diz que seu trabalho está errado ou quando alguém critica o seu estilo? Com certeza, você não gosta do que a pessoa está dizendo e pensaria em palavras muito melhores que as que está ouvindo. Com as crianças acontece o mesmo.

Depois dessa pequena introdução, você pode ter uma ideia de como a crítica é ruim para as crianças. Mas… você realmente sabe o mau que as críticas causam nas crianças? Você tem ideia do quanto está se afastando de seu filho emocionalmente quando o critica?

Nos primeiros anos…

Nos primeiros anos de vida das crianças, elas coletam informações sobre si mesmas e sobre o mundo que as rodeia, assim como das pessoas que cuidam delas. Como as crianças pequenas não têm nenhum tipo de informação sobre o mundo, costumam aceitar tudo o que lhes dizem para desenvolver as próprias personalidades.

Por exemplo, se alguém diz para uma criança que nunca viu uma pera que a fruta é uma maçã, ela vai acreditar que é uma maçã, embora seja uma informação errada. Isso é exatamente o que acontece com as crianças que são criticadas pelos pais. Elas pensam coisas sobre si mesmas que não são realidade. Se você critica seu filho, você está enganando-o, está impedindo-o de ter um bom desenvolvimento da própria personalidade.

critica

Consequências das críticas nas crianças

Elas se afastam emocionalmente de você

Quando as crianças são criticadas, elas se sentem inúteis e poderão questionar o amor dos pais em relação a elas. Se elas pensarem que seus pais não gostam delas, podem começar a buscar o amor em outro lugar.

Quando crescem e se tornam pessoas adultas, podem desenvolver uma personalidade dependente com pessoas tóxicas, podem se tornar viciadas em sexo, controlar outras pessoas, tornar-se narcisistas… Esses são perfis de pessoas que costuma ter sido privadas de amor na infância.

Sentem vergonha

Quando uma criança é criticada, frequentemente começa a sentir vergonha de si mesma. À medida que o tempo passa, a criança começa a acreditar que é assim que os outros realmente pensam, que não gostam dela. Esse tipo de vergonha em relação a si mesmo pode fazer a criança se retrair socialmente, não querer expressar as suas emoções e, inclusive, sentir medo de enfrentar riscos.

Um desenvolvimento incorreto da identidade

Se uma criança não confia em si mesma, nem nas potencialidades dela, pensará que não é capaz de conseguir nada por mais que se esforce. Se uma criança ouve que é má, preguiçosa, interesseira ou estúpida, começará a acreditar que é verdade. Assim, ela vai passar a se comportar dessa forma.

critica

Quando a criança crescer, poderá, de forma inconsciente, demonstrar as crenças que aprendeu desde criança. Por exemplo, ela poderá parar de estudar ou apresentar outros comportamentos para mostrar que é uma perdedora. Assim como ouvia que era na infância, cumprindo-se assim a profecia.

Não terão confiança em si mesmas nem em você

A criança não vai confiar em você porque vai pensar que você não gosta dela. Da mesma forma, não confiará em si mesma porque pensará que não merece. Qualquer crítica negativa afetará de maneira nociva a personalidade da criança, criando feridas emocionais. Se uma criança brilhante ouve que é burra ou vagabunda, pensará que ela é assim. Essa, certamente, será uma ferida difícil de se curar.

É necessário criar os filhos recorrendo à disciplina positiva, ao respeito, ao carinho e a todo o amor do mundo. Se você criticar uma criança, faça de maneira construtiva e ressalte sempre as partes positivas.