Machucados na cabeça: o que fazer?

10 de dezembro de 2019
Quedas, pancadas e sustos acompanham as crianças onde quer que elas estejam. Portanto, é importante que, como mãe, você saiba como agir quando o seu filho machucar a cabeça.

As crianças estão expostas a acidentes durante o dia. Eles podem ocorrer na escola ou nos momentos de lazer em casa, por causa da incansável atitude e da vontade de fazer descobertas dos pequenos. Dentro das possibilidades, as quedas são frequentes em crianças pequenas. E o resultado mais típico são os machucados na cabeça.

Certamente, o seu filho pode sofrer ferimentos de vários tipos: desde os mais superficiais – ou seja, aqueles que não requerem nenhum cuidado além de limpeza e desinfecção com água e sabão – até aqueles que, devido à profundidade ou ao tamanho, requerem a assistência de um profissional da saúde.

O cuidado dos machucados superficiais na cabeça das crianças é semelhante ao previsto para os ferimentos em geral. No entanto, certas especificidades e precauções devem ser tomadas, principalmente com as crianças menores, cuja pele ainda não tem as funções completamente desenvolvidas.

Quedas: a principal causa de machucados na cabeça

Como não poderia deixar de ser, as quedas são a principal causa de acidente entre as crianças de 1 a 14 anos. Nesse sentido, como mãe, você deve lidar com os pequenos incidentes na vida diária dos seus filhos da melhor maneira possível. Mas, para isso, é necessário que você saiba administrar os primeiros socorros.

Apesar de tudo, devemos ter em mente que a grande maioria das quedas não tem graves consequências para as crianças. Geralmente, elas só causam galos, machucados superficiais na pele e pequenas hemorragias. Assim, nesses casos, é especialmente importante cuidar do machucado e tranquilizar a criança.

Quedas: a principal causa de machucados na cabeça

O que devo fazer se meu filho machucar a cabeça?

Depois de sofrer uma queda, a criança geralmente se sente assustada e reage por meio do choro. Nesse momento, o cuidado e a atenção materna vão tranquilizá-la e permitir que ela suporte a dor.

Você pode confortar a criança usando palavras doces e perguntando onde ela se machucou, por exemplo. Nos casos em que você achar que um galo ou hematoma possam aparecer, recomendamos aplicar gelo durante 20 minutos na área afetada, além de usar uma pomada para a dor.

Contudo, se houver sangramento após uma queda em que a criança machucou a cabeça, você deve pressionar o ferimento por mais de três minutos a fim de interromper o fluxo do sangue.

Em seguida, você deve desinfetar a área e cobrir com uma gaze estéril. Mas, caso o machucado na cabeça precise ser suturado, é preciso levar a criança ao médico o mais rápido possível.

E, principalmente lembre-se daquilo que você nunca deve fazer: colocar algodão na área da ferida, aplicar pomada antibiótica, explorar feridas complicadas ou remover um objeto preso, caso ele seja a causa do ferimento.

O cuidado dos machucados superficiais na cabeça das crianças é semelhante ao previsto para os ferimentos em geral.

Como cuidar do meu filho se ele machucar a cabeça?

Estes são os passos que você deve seguir para cuidar dos ferimentos do seu filho nessas situações:

  • Lave bem as mãos com água e sabão antes de tratar o ferimento.
  • Lave o ferimento com água limpa para remover as impurezas.
  • Desinfete a área com um antisséptico, usando uma gaze.
  • Nunca use algodão, pois deixará fiapos na ferida.
  • Se o corte não for profundo, junte as duas bordas do ferimento.
  • Se for profundo, pressione com gaze estéril durante 3 minutos para parar o sangramento.

Quais são os sinais de infecção?

Uma ferida mal curada pode causar infecções. Por isso, indicamos a seguir alguns sinais de infecção na criança:

  • A lesão é profunda ou causada por metal enferrujado.
  • Há detritos sob a pele na área da ferida.
  • A dor não diminui.
  • Há vermelhidão persistente em torno da área afetada.
  • A criança se sente doente.
  • O pus é esverdeado e com mau cheiro.
Quando ir ao hospital se o meu filho tiver um machucado na cabeça

Machucados na cabeça: quando ir ao hospital?

Nos casos a seguir, você deve ir ao hospital imediatamente para fornecer à criança os cuidados que o seu estado exige:

  • O sangramento não para mesmo após pressionar a ferida durante 10 minutos.
  • O corte é muito profundo e, por isso, a criança precisa de alguns pontos.
  • A criança não foi vacinada contra o tétano.
  • Surge uma infecção no ferimento.
  • O ferimento está sujo e você não consegue limpá-lo corretamente.
  • A ferida não cicatriza após 10 dias.

Por fim, recomendamos que você sempre tenha em mãos ou memorize essas informações necessárias para cuidar do seu filho caso ele machuque a cabeça. Como mãe, é vital que você siga as dicas anteriores, além de manter a calma e ir ao hospital nos casos em que isso for necessário.