Mamãe, dicas para ser uma boa contadora de histórias

Em alguns momentos, os pais terão que ser leitores de histórias para seus filhos. Terão que virar contadores de histórias e deixar de lado a pose de pais para se transformar em narradores e personagens dos mais fabulosos e criativos contos.
Mamãe, dicas para ser uma boa contadora de histórias

Última atualização: 26 agosto, 2018

Ser uma contadora de histórias é uma profissão divertida e bela, com a qual se recria o hábito da leitura, se transmite às crianças os valores humanos e lhes dá a chave mágica da imaginação e da criatividade sonhadora.

Não é uma tarefa fácil ser contadora de histórias. Portanto, mamãe, vamos dar algumas dicas para ser uma boa contadora de histórias a seguir:

Como ser uma boa contadora de histórias

Ler por diversão

O planejamento de tardes, e sobretudo de noites, para contar histórias de maneira oral é uma característica distintiva da nossa civilização. Reunir-se em volta de uma fogueira ou em uma mesa de bebidas ao redor de um contador de histórias para conhecer as anedotas da família e as travessuras de nossos pais e avós é comum em muitas famílias.

Nessas reuniões, há dois sentimentos que se destacam: a necessidade de socializar e compartilhar com diversão e de maneira espontânea, sem grandes autoridades ou hierarquias. Assim deve ser uma sessão de contação de histórias. A regra “ler por diversão” deve comandar o encontro e, dessa forma, garantir o sucesso da iniciativa.

Boa seleção de histórias

Deixe que as crianças escolham as histórias a serem contadas. Ou se você for escolher, busque considerar os gostos delas. Sempre tenha em mente histórias com uma carga de emoções fáceis de transmitir. Inclua na lista de contos o favorito de sua filha ou filho. Se você sabe de cor a história de tanto que já leu, melhor ainda, pois poderá se concentrar nas interpretações.

contadora de histórias

Seja empática e se mostre flexível

No momento de contar histórias, deixe de lado a pose de autoridade. Transforme-se em uma narradora e flua com a história. Deixe a rigidez ou as poses de lado, e flua com os personagens e a voz do narrador.

O momento de contar histórias é uma oportunidade para você se aproximar de uma maneira diferente de seus filhos, com menos formalidade e mais amor.

Boa interpretação

A prática faz a perfeição. Você será uma boa contadora de histórias à medida que praticando com seus filhos ou em outras situações. A boa interpretação é alcançada com motivação e sessões de ensaio. O amor pela leitura é crucial para ser uma boa contadora de histórias.

Leve em conta, mamãe, que para ser uma boa contadora de histórias também é preciso ter técnica e um método. Uma boa entonação, respeitar a pontuação, fazer transições entre as vozes do narrador e as dos personagens, ter presença cênica e uma boa dicção e oratória são garantia de sucesso nesse hobby, que até pode se transformar em uma paixão e nova profissão.

Confiança

Monitore a atividade e tenha confiança em seus dons de narradora. Com confiança, você poderá quebrar o gelo, improvisar, fazer brincadeiras e estabelecer uma interação divertida com as crianças.

Tenha audácia para narrar e gerar as emoções que está buscando em seu filho. A maneira como você assume o desafio de ser der contadora de histórias dará ao seu filho uma visão diferente dos papéis na família. Assim, ele aprenderá com sua mãe a ser um bom intérprete e não ter medo de representar. Você transmitirá a confiança que sente representando.

contadora de histórias

Benefícios de ler histórias infantis às crianças

  • As atividades de contação de histórias aproximam as crianças da leitura de forma divertida, sem obrigações. Esse aspecto torna o hábito de ler mais agradável
  • Incentiva e alimenta a imaginação e a criatividade em nossos filhos
  • Proporciona mais ferramentas de linguagem verbal e corporal aos nossos filhos. Eles poderão se expressar com mais facilidade e assertividade
  • Implanta valores humanos através da leitura de fábulas e histórias com personagens
  • É um momento para relaxamento e recreação
  • Desenvolve a capacidade de escutar
  • Inclina o espírito de nossos filhos às artes, à beleza, ao aprazível e ao amável.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.