Maternidade com o segundo filho, por que é tão diferente?
Depois de sua primeira gestação você se encontra outra vez na mesma situação, salvo por uma grande diferença, você já não é mãe de primeira viagem. A partir de agora sua nova maternidade será totalmente diferente e lhe contamos até que ponto.
Quando somos mães de primeira viagem num mundo paralelo à realidade da maternidade, idealizamos tudo e colocamos nosso filho numa bolha. Pretendemos ser a mãe perfeita, felizmente chega um momento no qual colocamos os pés no chão, com base em uma grande dose de realidade.
É quando vem o segundo filho, a busca da perfeição simplesmente já não é importante e percebemos como muda a maternidade de ter um filho a ter dois.
A experiencia é a base de sua segunda maternidade
A experiência é importante e aqui mais ainda; você já passou pela fase de tentativa e erro com o seu primeiro filho e sabe o que quer, e o que é mais importante, o que você não quer porque já aprendeu com seus erros. Ainda assim, este bebê é outra pessoa, provavelmente o que funcionava com o primeiro filho não funciona com o segundo, porém você tem muito caminho já percorrido.
As visitas, o espaço pessoal e o do casal, as necessidades básicas e a estruturação dos valores familiares são aspectos que você já tem mais ou menos esclarecidos.
Você se transforma em uma mãe mais prática
Se você pode aproveitar toda a roupa de seu primeiro filho, isso lhe ajuda a economizar. Seu bebê estará protegido e bem abrigado utilizando a roupa do irmão. É absurdo voltar a gastar dinheiro com roupa que você já tem, e esse dinheiro que você economiza será muito útil porque agora você tem dois filhos, e o dobro de gastos.
Além disso, você é especialista em otimizar o tempo, agora você é capaz de vigiar duas crianças ao mesmo tempo enquanto fazem qualquer coisa, você pode banhá-los juntos ou dar de comer aos dois ao mesmo tempo; a diferença é que antes era mais difícil para você se organizar.
Como seu filho enfrentará a chegada de um irmãozinho
O primeiro filho por estar acostumado a ser o único e receber o carinho e atenção dos pais, pode se sentir deslocado quando aparece um irmão com o qual deve dividir todo o seu mundo. Um irmãozinho causa ciúmes na maioria das crianças.
É importante envolver o irmão maior nas tarefas que implica na chegada de um bebê, bem antes que chegue o momento de dar à luz, e dar-lhe a importância justa.
Devemos valorizar nossos filhos diante de familiares e visitas, tentando omitir comentários negativos e principalmente as comparações sobre semelhanças, nunca jamais os compare, e menos ainda na frente de ninguém.
Devemos ter em mente que até os seis anos a criança se caracteriza por ser egocêntrica, isto faz com que se sinta o centro do universo. Por isso repete constantemente “isso é meu”. Um irmão a obriga a dividir, inclusive o mais importante para ele, que é a atenção de seus pais. E termos que dar-lhe um tempo para adaptar-se à nova situação.
Felizmente os ciúmes infantis tendem a evoluir favoravelmente num período mais ou menos longo. Trata-se de um estado emocional característico da infância, e praticamente em todas as famílias, as crianças passam por uma etapa mais ou menos longa de ciúmes, assim que não há outra forma a não ser passar por essa fase.
O tempo passa muito mais rápido com seu segundo filho
Parece uma bobagem, mas não é; seu segundo filho está muito mais desperto ao mundo, aprende mais rápido e é porque tem um grande mestre, seu primeiro filho. As etapas vão passando muito mais rapidamente, porque você cuida dos dois ao mesmo tempo, e quando perceber já está engatinhando ou correndo pelo corredor.
Por isso, agora mais do que nunca, aprecie e aproveite os dois! Porque seu bebê pequeno logo será o melhor companheiro de aventuras de seu filho maior
E não se esqueça que uma das coisas mais maravilhosas que lhe estará trazendo esta segunda maternidade, a experiência; esta que lhe permite estar mais relaxada, e desfrutar ao máximo de todos os momentos sem concentrar-se tanto nas preocupações.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.