Melhorar a letra do seu filho depende de você: 5 dicas para ajudá-lo

· 30 de junho de 2018
A caligrafia é algo com o que as crianças não se importam muito. Então estás nas suas mãos! Veja, neste artigo, 5 dicas para ajudar a melhorar a letra do seu filho.

Melhorar a letra do seu filho depende de você. Geralmente, ter uma letra bonita não é uma preocupação que as crianças de hoje em dia têm. 

Dessa forma, é recomendável exercitar a habilidade de escrever desde bem pequeno e mostrar a importância de ter uma letra legível. Reforce ao seu filho que somente se ele escrever legivelmente sua mensagem poderá ser compreendida por todos.

5 dicas que podem ajudar seu filho a melhorar a caligrafia

Dica 1

Para que o seu filho melhore sua letra a primeira coisa que você deve fazer é encorajá-lo a querer. 

Se ter uma caligrafia melhor não é algo que o motiva e ainda por cima acha isso tedioso, por mais que você exija ou peça, não vai conseguir nada da parte dele.

Portanto, recomendamos que você se aproxime mais dos cadernos e se interesse pelos seus textos e redações que são exigidos na escola.

Se o seu filho percebe que você gostaria de ler o que ele escreve mas não consegue porque não entende a letra, da próxima vez vai ser mais cuidadoso na grafia. Ele vai querer que sua mãe compreenda as ideias e fantasias que é capaz de colocar no papel.

Dica 2

Para melhorar a letra do seu filho você deve reforçar a importância da escrita à mão. Uma criança que só usa o teclado em vez da caneta para escrever nunca vai melhorar a sua caligrafia.

Uma letra bonita depende das suas habilidades psicomotoras que foram desenvolvidas na primeira etapa do seu aprendizado.

A caligrafia é algo com o que as crianças não se importam muito. Então estás nas suas mãos! Veja, neste artigo, 5 dicas para ajudar a melhorar a letra do seu filho.

Se antes de usar o lápis o seu filho aprendeu a usar o computador, ele mudou as habilidades manuais exigidas pela escrita pelo movimento dos dedos no teclado. Então, será muito difícil conseguir uma escrita bonita e legível.

Portanto, o mais cedo possível, a criança deve escrever mais à mão do que no computador, celular ou tablet.

Tenha em mente que a linguagem escrita é aprendida e desenvolvida pela repetição dos mesmos traços. E se o seu filho não praticar, não poderá dominar essa habilidade.

Dica 3

Para escrever bem, é preciso se sentar bem e ficar em uma posição confortável. Ensine isso ao seu filho.

Se sentar curvado, escrever em superfícies ásperas ou irregulares, se deitar no chão… Se escreve verticalmente apoiando o papel na parede, usa um lápis muito pequeno ou com uma ponta muito grande… Se o grafite não pega bem no papel e tem que fazer muita pressão para que a letra saia… Essas situações não contribuem.

Enfim, há muitos fatores que podem afetar a legibilidade da letra, fazendo com que as frases pareçam desleixadas.

Seu filho deve aprender que a posição correta para escrever é quando apoiamos as costas no encosto da cadeira e permanecemos retos, mas confortáveis.

Ensine que ele não deve ficar jogado sobre o caderno e que este deve ser mantido ligeiramente inclinado para facilitar o traço. Mostre ao seu filho que a outra mão é responsável por segurar o caderno.

Dica 4

Ensine ao seu filho a maneira correta de segurar um lápis. Mas diga também que isso não é uma regra igual para todos. Nesse caso, o conforto também é importante.

Há crianças que pegam a caneta apoiando o dedo polegar sobre o dedo do meio. Outras pegam em forma de pinça com o indicador e o polegar. Outras, ainda, simulam um cone e juntam os dedos médio, polegar e indicador para segurar o lápis.

Existem inúmeras maneiras. Deixe o seu filho achar a dele.

A caligrafia é algo com o que as crianças não se importam muito. Então estás nas suas mãos! Veja, neste artigo, 5 dicas para ajudar a melhorar a letra do seu filho.
Dica 5

Com a perseverança, a prática e a revisão se chega à vitória.

Se não diariamente, pelo menos três vezes por semana, o convide para escrever juntos e fazer exercícios de caligrafia na qual façam as mesmas linhas repetidamente. Só assim ele conseguirá melhorar a letra.

Mamãe, recomendamos que desde cedo você tente despertar no seu filho o amor pela leitura, o interesse de desenhar figuras e fazer traços à mão.

Para isso, compre livros de contos e lápis de cor ou giz de cera para que ele também desenhe na hora de brincar.