7 atividades para um bebê de seis meses

Um bebê de seis meses é uma caixinha de surpresas a serem descobertas. Aprenda como desenvolver todo o seu potencial.
7 atividades para um bebê de seis meses

Última atualização: 28 Janeiro, 2021

Há muitas atividades para um bebê de seis meses que permitem desenvolver as suas habilidades em todas as dimensões. Esta é uma época na qual você verá grandes avanços e mudanças em seu comportamento e habilidades. É por isso que é tão importante estimulá-lo e lhe dar oportunidades para explorar e alcançar o seu potencial máximo.

“Com 6 meses de idade, o seu bebê fica mais ativo. Uma vez que ele se move mais, é uma boa ideia se certificar de que a casa seja segura. Todos os produtos de limpeza, medicamentos, venenos e objetos pontiagudos devem ser colocados em um local fora do alcance do bebê. Certifique-se de que todas as pessoas que cuidam do bebê saibam como mantê-lo seguro.”

-Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA-

Todos os exercícios que você verá a seguir contribuem para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional do bebê. Eles vão te ajudar a aproveitar o tempo entre pais e filhos para fortalecer o vínculo familiar e também para que o bebê possa se divertir e aprender. Então, tome nota dessas atividades e comece a colocá-las em prática desde já.

As atividades mais produtivas para um bebê de seis meses

1. Espirrar água na piscina

Nessa idade, o bebê já consegue se sentar sem apoio enquanto estiver na banheira. Então, coloque alguns brinquedos ao seu redor e guie a mãozinha dele para que ele possa espirrar a água repetidamente.

Além de ser uma ação extremamente divertida para o bebê, isso também é conveniente para fortalecer os músculos da região lombar da criança, bem como para melhorar a sua postura.

2. Músicas e versos infantis para um bebê de seis meses

Sente-se ou deite-se na frente do bebê e comece a cantar uma canção ou a declamar versos contagiantes e alegres. Acompanhe a sua voz com movimentos, gestos e sons engraçados que provoquem o riso do bebê.

Dance com ele e o encoraje a se mover de acordo com o ritmo. Isso ajudará a desenvolver seu tônus muscular, bem como suas habilidades motoras grossas.

3. Brincadeiras com bolhas

Faça bolhas de sabão perto do seu bebê e deixe que elas toquem o seu rosto e que ele veja todas as suas cores. Tente pegar as bolhas e incentive o bebê a tocá-las e tentar pegá-las com as mãos também.

Com essas atividades simples para um bebê de seis meses, você conseguirá fazer com que ele desenvolva habilidades visuais como o rastreamento de objetos, por exemplo. Dessa forma, a sua coordenação visual e manual também será melhorada.

4. Organizar blocos de construção

Pegue alguns blocos de construção que sejam coloridos e de tamanho apropriado para as mãos do bebê. Coloque-os à sua frente e guie-o para começar a construir torres com as peças.

Mesmo que ele não consiga fazer isso completamente, você já estará ajudando-o a melhorar a manipulação dos objetos e, assim como no exercício anterior, isso vai fortalecer a sua coordenação viso-motora.

Outras atividades para bebês de seis meses

5. Ler histórias

Escolha os livros com as maiores ilustrações e com cores brilhantes. Coloque o bebê no seu colo e leia com uma voz divertida enquanto ele observa cada um dos seus movimentos e desenhos.

As palavras podem não cativá-lo no começo, mas as imagens vão chamar a sua atenção. Por isso, não se surpreenda se você encontrar o seu bebê balbuciando e ouvindo com um olhar de surpresa.

6. Brincar com uma bola de praia

Se você tiver a possibilidade de levar o seu bebê para um espaço ao ar livre, aproveite imediatamente. Sente-se a uma curta distância na frente dele, com as pernas abertas.

Espere até que a atenção dele esteja em você e então gire a bola em sua direção suavemente. Ele tentará alcançá-la, movê-la e acertá-la. Sem dúvida, esses movimentos vão facilitar o seu desenvolvimento muscular.

7. Puxar uma corda

Escolha uma corda que seja feita de materiais macios que não causem atrito na pele do bebê. Coloque uma ponta nas mãos dele e segure a outra.

Então, puxe gentilmente e espere que a criança tente fazer o mesmo. Essa atividade contribui para que a criança possa segurar melhor os objetos e dissociar o movimento dos seus dedos.

Outras atividades para um bebê de seis meses de idade, tais como mover os pés do bebê simulando uma bicicleta, também permitirão aumentar a sua força muscular.

Todos esses exercícios contribuem para o desenvolvimento saudável das crianças e permitem que os momentos que você compartilha com elas sejam oportunidades para o seu crescimento. Assim, é possível promover as suas habilidades através de práticas muito simples e que não exigem muito tempo.

Pode interessar a você...
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Como escolher os melhores brinquedos para os bebês de 6 a 12 meses

Não é fácil escolher os melhores brinquedos para os bebês, especialmente para os que têm entre 6 e 12 meses de idade. Veja algumas dicas aqui