O método educacional das irmãs Agazzi
Rosa Agazzi (1866) e Carolina Agazzi (1870) foram duas irmãs italianas, pedagogas e educadoras, nascidas em Volengo, na província de Verona. O método educativo das irmãs Agazzi visava trabalhar com crianças dos 0 aos 6 anos e baseava -se principalmente no respeito pela liberdade, espontaneidade e autonomia das crianças.
Fundamentos teóricos do método educacional das irmãs Agazzi
A proposta educacional das irmãs Agazzi insere-se no movimento da Escola Nova, desenvolvido no final do século XIX, cujo principal objetivo era empreender um processo de renovação das formas tradicionais de ensino. Isso implicou colocar o foco de atenção na criança, suas necessidades e interesses.
A Escola Nova assumiu como princípio fundamental uma educação ativa e uma atividade permanente por parte da criança, como condição para o seu desenvolvimento integral psicomotor, cognitivo, social, psicológico e afetivo. Isso se traduziu em um ensino baseado no jogo como eixo principal e no contato com o ambiente natural e social.
A Escola Nova defendia uma educação em liberdade, dando pleno protagonismo à criança no seu processo educativo, estimulando a sua criatividade, bem como a participação, o compromisso e a cooperação.
O método educativo das irmãs Agazzi: sentir-se em casa
A principal característica do método educacional das irmãs Agazzi é a necessidade de proporcionar às crianças um clima e apoio afetivo de amor, carinho e proximidade. Com isso, seu método se caracteriza pela semelhança que propõem entre o ambiente familiar e o ambiente escolar.
As irmãs Agazzi organizam o espaço escolar da forma mais próxima possível da casa. Até as atividades que propõem aos pequenos são atividades de casa, como lavar, pentear, vestir, pôr a mesa, cuidar de um animal ou de uma planta.
Além disso, as irmãs sustentavam que esse tipo de atividades cotidianas e semelhantes às de sua casa contribuíam para que as crianças descobrissem a ordem. Ou seja, as formas corretas de realizar as rotinas diárias e a organização de objetos e utensílios.
Objetos e materiais domésticos como recursos educativos
As irmãs trabalhavam principalmente com crianças pertencentes a famílias com poucos recursos. Com isso, colocam ao alcance dos pequenos materiais e objetos que seu ambiente cotidiano lhes proporciona. Ao contrário dos ‘presentes’ de Froebel, que foram projetados para esse fim, as irmãs Agazzi usam como materiais e objetos didáticos roupas usadas, bijuterias, recipientes etc.
Assim, a partir do uso desses materiais e objetos comuns e reais e realizando tarefas cotidianas próximas às de seu ambiente familiar, as irmãs Agazzi identificam o potencial educacional. Elas sustentam que as crianças aprendem usando a intuição em contato com a vida e sempre dentro de um ambiente familiar e agradável.
Elas mostram que, por meio de atividades de aprendizagem com esses materiais, as crianças, por meio da intuição e da atividade sensorial, desenvolvem progressivamente a cognição como resultado da manipulação de objetos, fazendo comparações para estabelecer semelhanças e diferenças, seriações e classificações de acordo com cores, formas e tamanhos, assim como o conhecimento sobre o uso e a utilidade dos objetos.
Brincar para aprender
Todas as atividades de aprendizagem do método educacional das irmãs Agazzi tinham como objeto central os jogos. Elas consideravam que a brincadeira era uma forma de aproximar as crianças de um ambiente agradável e afetivo, semelhante à família.
Por meio do jogo, planejaram atividades de dança, ritmos e músicas, como forma de expressão corporal, além de atividades em que o desenho espontâneo funcionava como o gatilho para desenvolver aspectos intelectuais relacionados a formas, distâncias, tamanhos e espaços.
Por outro lado, outro aspecto fundamental do método educativo das irmãs Agazzi era o trabalho com a terra e as atividades de cultivo e cuidado das plantas. Então, as tarefas educativas foram centradas e desenvolvidas em torno dos quatro elementos naturais: terra, água, sol e ar.
As ‘senhas’ das irmãs Agazzi
Em seu método educacional, os pertences pessoais das crianças eram marcados com figuras ou símbolos como ‘senhas’. Devido à idade, as crianças não sabem ler nomes ou números, mas as senhas permitiam que identificassem e ordenassem seus pertences pessoais.
Além disso, essas senhas auxiliam no ensino do idioma, pois potencializam a atividade linguística desenvolvida também pelo restante das atividades e pelo contato com o ambiente, os objetos e as pessoas.
Princípios educacionais do método das irmãs Agazzi
Em resumo, os princípios que Nila Liliana Muñoz Muñoz (2011) sistematiza são muito claros e concisos, e definem o método educacional das irmãs Agazzi. São os seguintes:
- Autoatividade.
- Liberdade.
- Relação com o meio (familiar, social e escolar).
- Jogo e ordem.
- Conhecimento através da observação.
- O valor da alegria.
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