Método Kusi Wawa para aliviar as cólicas em bebês

04 Setembro, 2020
O método Kusi Wawa combina a técnica dos 5S e a aplicação de calor na barriga do bebê.

As cólicas em bebês geralmente são um dos problemas mais comuns, pois causam grande desconforto e mal-estar aos pequenos. Por causa da falta de uma solução rápida para aliviá-las em muitas ocasiões, nasceu o método Kusi Wawa. Vamos contar em que consiste esse método a seguir.

O método Kusi Wawa é uma técnica que, combinando a teoria do Dr. Harvey Karp para tratar as cólicas do lactente e a aplicação de calor na área abdominal, tornou-se a solução para muitas mães.

O que é o método Kusi Wawa?

Esse tratamento foi criado por Meritxell Vinyas, que, diante das incômodas cólicas da sua bebê e do desespero por não poder ajudá-la, combinou a teoria do Dr. Harvey Karp, exposta no seu livro O bebê mais feliz do pedaço, com um pouco de calor na área abdominal da pequena. Assim, ela conseguiu acalmá-la em pouco tempo.

Em uma entrevista, Meritxell Vinyas explicou que sua filha nasceu nos Estados Unidos, onde ela aprendeu sobre a teoria de Harvey Karp. No entanto, ela não aplicou o método até uma viagem ao Peru, onde tomou a decisão de dar um nome a ela.

Kusi Wawa é um termo quechua, do antigo povo inca, e tem como significado “a felicidade de receber um bebê recém-nascido na família”.

Método Kusi Wawa para aliviar as cólicas em bebês

Em que consiste o método Kusi Wawa?

O sistema Kusi Wawa é aplicado com três produtos que atuam de maneira complementar e são divididos da seguinte forma:

Como o método Kusi Wawa é aplicado?

Essa técnica é bastante simples de aplicar e requer uma série de etapas para cada um dos produtos. Se você não tiver o pijama Wawa, pode usar o pijama usual do bebê.

A seguir, apresentamos as instruções a serem seguidas para aplicar a técnica, que você também pode ver em vídeo:

  • Coloque a wawa band ao redor da cintura do bebê, abotoada no pijama. Você deve fechá-la com o velcro em cima da barriga do pequeno.
  • Remova a almofada térmica e a aqueça no micro-ondas por cerca de 20 ou 25 segundos, de preferência em um micro-ondas com potência de 800 watts.
  • Antes de colocar a almofada no bolso da wawa band, verifique se ela não está muito quente. O calor ajuda a regular o trânsito intestinal e a aromaterapia relaxa o bebê.
  • Comece a aplicar a teoria dos 5S: Comece com o swaddle – significa “envolver” em inglês –, que é exatamente o que você deve fazer com a wawa wrap. O ato de envolver o bebê oferece segurança e ajuda a acalmá-lo.
  • Em seguida, aplique o side ou o stomach, que consiste em colocar o bebê de bruços ou de lado, e então passe para o shush, que consiste em acalmar o bebê com um som constante.
  • Nas últimas etapas, encontramos o swing, que é aplicado ao balançar o bebê suavemente enquanto você continua a executar as ações acima.
  • Por fim, aplica-se o suck, que nada mais é do que dar a chupeta para ajudar a acalmá-lo.

“O calor age efetivamente como um analgésico, reduzindo, assim, a sensação de dor. Além disso, também ajuda a expulsar tanto gases quanto fezes”.

Método Kusi Wawa para aliviar as cólicas em bebês

Um método recomendado

Como confirmado pelo site oficial do método Kusi Wawa, essa técnica foi amplamente endossada pela Associação Espanhola de Massagem Infantil (AEMI). Eles até mesmo começaram a adotá-la como um complemento às massagens para aliviar os gases e as cólicas dos bebês.

Além disso, conforme destacado em eu portal, também endossam o método outras organizações importantes como, por exemplo, a Associação Catalã de Enfermagem Pediátrica (ACIP), além de especialistas na área, tais como Amelia Hunter,  SleepConsultant Certificada e especialista em sono infantil.

Cada bebê é diferente, e algumas práticas podem funcionar melhor do que outras, de modo que é possível variar até mesmo a maneira de aplicar o método, emitindo sons diferentes ou balançando o bebê mais lentamente, por exemplo. Afinal, o fundamental é adotar técnicas que possam aliviar o desconforto da criança.