O que é o método Pikler?

Se você não sabe o que é o método Pikler e no que consiste essa pedagogia, descubra aqui!
O que é o método Pikler?
María José Roldán

Escrito e verificado por a psicopedagoga María José Roldán.

Última atualização: 02 julho, 2023

A educação muda com o passar dos anos e nem todos os pais ficam satisfeitos com uma metodologia que foca apenas no que é considerado mais tradicional. Portanto, vamos falar sobre o método Pikler. É uma pedagogia que nasceu graças às ideias de Freud, teoria do apego, construtivismo e método Montessori, entre outros. Mas o que é e de onde vem?

A criadora foi Emmi Pikler, uma pediatra. Seu método se concentra em dois conceitos básicos da infância: a necessidade de apego e a necessidade de autonomia. Essa pedagogia está crescendo fortemente e também é conhecida como teoria do movimento livre. A seguir, contamos do que se trata.

Deixar os bebês se mexerem sozinhos

Pikler defendia que os bebês deveriam se mover livremente. Ela argumentou que os pequenos deveriam ter seus movimentos livres e inatos, então os adultos deveriam confiar neles. Dessa forma, eles não precisavam ser colocados em nenhuma posição que não pudessem alcançar por conta própria. É uma forma de confiar na capacidade do bebê desde o nascimento de crescer com autonomia e confiança em si mesmo e em suas habilidades.

O adulto deve ter paciência e aumentar a confiança dos pequenos. Não é necessário exigir que eles façam coisas para as quais ainda não estão preparados apenas para atender a objetivos socialmente estabelecidos.

Não compare os pequenos com outros bebês

Como pais, não conseguimos deixar de comparar nossos filhos com os outros e ver quem atingiu primeiro os marcos de desenvolvimento. Nesse sentido, o método Pikler nos faz mudar a forma como pensamos. Segundo a pediatra, bebês não devem ser comprados, pois cada um tem seu ritmo de aprendizado e, por isso, deve ser respeitado.

Um conceito diferente de parentalidade

Emmi Pikler era diretora de um orfanato na cidade de Budapeste, na Hungria. Todas as teorias que desenvolveu tinham como objetivo evitar que as crianças internadas no seu centro tivessem problemas físicos ou socioemocionais. Naquela época, existia a “síndrome do hospitalismo”, que consistia em crianças criadas nessas instituições crescendo com grandes deficiências e problemas no nível afetivo, de personalidade ou desenvolvimento psicomotor.

Para que isso não acontecesse com os pequenos sob sua responsabilidade, ela desenvolveu o sistema pedagógico baseado em dois pilares fundamentais: a necessidade de vinculação e a autonomia das crianças.

Nesse sentido, era fundamental que os pequenos criassem vínculos afetivos estáveis com as pessoas de referência do orfanato que lhes proporcionassem segurança física e emocional. Ao mesmo tempo, era preciso levar em consideração a própria liberdade e que não houvesse intervenção direta no desenvolvimento motor das crianças. Dessa forma, buscou-se que pudessem potencializar sua autonomia, sua competência e sua autoconfiança.

Pikler queria uma mudança na relação entre o adulto e a criança. Nesse sentido, o respeito aos pequenos foi fundamental para que eles se sentissem confiantes em suas capacidades e pudessem desenvolvê-las por conta própria.

Os princípios básicos do método Pikler

Como você vê, o método Pikler é baseado no respeito pelas habilidades da criança. Nesse sentido, o adulto torna-se observador e guia, mas deve respeitar o ritmo de desenvolvimento e aprendizagem da criança. De qualquer forma, existem alguns princípios básicos que é importante conhecer para entender melhor esse tipo de pedagogia:

  • Permita autonomia às crianças, pois elas são capazes de aprender sozinhas.
  • Ajude a criança a tomar consciência de si mesma e do ambiente onde está. O adulto deve oferecer segurança afetiva para que o pequeno possa se concentrar em seus próprios movimentos e, assim, explorar e descobrir o ambiente.
  • Tenha um relacionamento emocional de qualidade. O adulto deve respeitar os ritmos de desenvolvimento da criança e proporcionar segurança e rotinas diárias.
  • Não negligencie a saúde física da criança.
  • Permitir habilidades motoras livres desde o nascimento.

Uma criação alternativa de qualidade

Como você pode ver, essa pedagogia começou por um motivo específico: o desenvolvimento de crianças em um orfanato. No entanto, hoje todas as ideias que Emmi Pikler desenvolveu para fornecer uma criação alternativa, mas de qualidade, para crianças são levadas em consideração.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Pikler, E. (2005) Moverse en Libertad: Desarrollo de la motricidad global. Editorial: Narcea

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.