Mingau de brócolis para bebês: receita e benefícios

Vamos ensinar você a preparar corretamente um mingau de brócolis para melhorar o valor nutricional da dieta do seu bebê. Para a cozinha!
Mingau de brócolis para bebês: receita e benefícios

Última atualização: 30 março, 2022

O mingau de brócolis permite que uma grande quantidade de fitoquímicos com capacidade antioxidante seja incluída na dieta dos bebês. Esses elementos demonstraram melhorar o funcionamento do corpo e reduzir o risco de desenvolver patologias complexas no futuro. Por isso, é fundamental que sejam ingeridos diariamente e desde as primeiras fases da vida.

Antes de começar, é fundamental destacar a importância de garantir o consumo de hortaliças pelos pequenos. A partir dos 6 meses, esse tipo de produto pode ser oferecido e quanto mais cedo eles se acostumarem, menos rejeição experimentarão.

Ingredientes para o mingau de brócolis

Para preparar um maravilhoso mingau de brócolis, você só precisa dos seguintes ingredientes:

  • 4 unidades de brócolis.
  • 200-300 mililitros de água potável.

Existe a opção de complementar a preparação com leite materno ou duas colheres de leite em pó. Dessa forma, a densidade nutricional do produto final melhora, o que ajuda a cobrir as necessidades energéticas diárias.

Se for feito apenas com água, o prato ainda é uma boa fonte de fitoquímicos, algo que não é nada desprezível. No entanto, é uma versão um pouco mais escassa do ponto de vista dos macronutrientes.

Menina comendo brócolis com as mãos
A introdução precoce de crucíferos melhora a aceitação e a manutenção da dieta no futuro.

Passo a passo

Comece cortando o brócolis em pedaços médios. Depois de prontos, devem ser colocados em uma panela com água para ferver. Cozinhe-os durante pelo menos 5 minutos, até adquirirem uma textura tenra e macia.

Em seguida, você deve retirar o brócolis e colocá-lo dentro do copo de um processador de alimentos, junto com a água do cozimento. Bata tudo muito bem até obter um purê.

Caso o resultado final fique muito espesso, é conveniente adicionar um pouco mais de líquido, seja água, leite materno ou de fórmula.

Uma vez que o purê esteja pronto, deve-se deixá-lo amornar para oferecer ao bebê mais tarde. Também pode ser mantido refrigerado por algumas horas antes de consumir, sem que isso afete suas propriedades.

Benefícios do mingau de brócolis

Como já mencionamos, o consumo de mingau de brócolis e sua inclusão no contexto de uma alimentação balanceada e variada oferece diversos benefícios à saúde do lactente.

Em primeiro lugar, estamos falando de um vegetal que fornece uma série de fitoquímicos com capacidade antioxidante. Estes neutralizam a formação de radicais livres e sua posterior acumulação nos tecidos do corpo.

Esse mecanismo está relacionado a um menor risco de desenvolver patologias crônicas e complexas. Como exemplo, podemos citar as doenças cardiovasculares, diabetes ou mesmo câncer. Isso é evidenciado por pesquisas publicadas no European Journal of Medicinal Chemistry.

Ao mesmo tempo, é importante enfatizar o teor de fibras dos brócolis e vegetais crucíferos em geral. Estamos falando de uma substância que pode ajudar a limpar o trato digestivo e evitar que elementos nocivos grudem em suas paredes. Esse efeito está relacionado à proteção contra o desenvolvimento do câncer de cólon, de acordo com um estudo publicado no International Journal of Food Sciences and Nutrition.

Obviamente, no caso de qualquer patologia inflamatória do tipo intestinal, é fundamental modular o fornecimento de fibras para evitar a fermentação excessiva e o aumento dos sintomas. Por esse motivo, diante dessa condição, é aconselhável consultar primeiro um especialista antes de introduzir o ingrediente.

blw bliss bebê come sozinho brócolis mesa cadeira oralidade mãos boca ansiedade dentição alívio alimentação complementar guiada menino
O brócolis é um alimento saudável, rico em antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais.

Prepare mingau de brócolis para bebês de uma maneira simples

Como você viu, preparar mingau de brócolis é muito simples. É uma receita simples, mas que fornece uma quantidade significativa de compostos antioxidantes e micronutrientes essenciais, como vitaminas e minerais. Sua inclusão na dieta dos pequenos é recomendada por especialistas.

Para finalizar, lembre-se de que existem múltiplas possibilidades na hora de fazer mingau para bebês. É aconselhável alternar entre as opções para atingir a ingestão nutricional ideal e evitar déficits em um estágio fundamental do desenvolvimento. Em nosso site você encontra centenas de receitas saudáveis e deliciosas!

Pode interessar a você...
Receitas ricas em potássio: conheça 5!
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Receitas ricas em potássio: conheça 5!

O potássio é um dos nutrientes mais importantes que estão presentes no corpo humano.  Por isso é sempre bom fazer receitas ricas em potássio no dia...



  • Neha, K., Haider, M. R., Pathak, A., & Yar, M. S. (2019). Medicinal prospects of antioxidants: A review. European journal of medicinal chemistry178, 687–704. https://doi.org/10.1016/j.ejmech.2019.06.010
  • Gianfredi, V., Salvatori, T., Villarini, M., Moretti, M., Nucci, D., & Realdon, S. (2018). Is dietary fibre truly protective against colon cancer? A systematic review and meta-analysis. International journal of food sciences and nutrition69(8), 904–915. https://doi.org/10.1080/09637486.2018.1446917