7 brincadeiras com água para crianças

As brincadeiras com água são muito divertidas e interessantes tanto para as crianças como para o resto da família. Confira aqui algumas boas ideias.
7 brincadeiras com água para crianças

Última atualização: 20 Setembro, 2021

As brincadeiras com água para crianças são um meio importante para a sua experimentação e aprendizagem. Existe uma relação muito natural entre os pequenos e a água que, aparentemente, advém da permanência da criança no ventre da mãe.

Criatividade com água

A água é um elemento que desperta a curiosidade dos pequenos. A experiência de se molhar e se refrescar no calor, submergir objetos, encher e esvaziar outros é muito divertida e instrutiva.

As brincadeiras com água para crianças devem ser adequadas à idade.

O nível de maturidade de uma criança é um fator (além da idade) na determinação do tipo de jogo que a criança pode jogar. Nunca é aconselhável forçar ou obrigar uma criança a participar de uma brincadeira com água se ela não se sentir confortável.

Existem maneiras simples de brincar, como simplesmente transferir líquidos de um recipiente para outro. Também é possível brincar com a flutuabilidade dos objetos, um jogo imbatível para desenvolver a imaginação de uma criança.

 

A fantasia também será estimulada pela confecção de barcos com papel ou garrafas plásticas vazias. Dessa forma, a consciência ecológica é promovida e a reciclagem é incentivada. Deve-se ter em mente que todas as brincadeiras com água devem ser realizadas em um ambiente seguro e com a supervisão de um adulto.

Integração ao meio ambiente e exercícios físicos

As brincadeiras com água para crianças ajudam a gerar níveis mais elevados de autonomia e a desenvolver a compreensão do meio ambiente. Uma das principais características das brincadeiras com água para crianças é que elas são um método eficaz para combater o calor durante o verão.

As brincadeiras com água para crianças também são uma forma de exercício físico que nunca se torna enfadonha. A criança se diverte enquanto se exercita, o que é benéfico para sua saúde.

7 brincadeiras com água para crianças

1. Barcos feitos com rolhas

Três rolhas (de garrafa de vinho) devem ser presas com um elástico ou arame. Um palito de dente de madeira deve ser colocado no meio, funcionando como um mastro. Em seguida, adicione uma vela de papel ou um pedaço de pano de uma roupa velha. Pronto, seu barco vai flutuar em um recipiente com água. Pode ser decorado com tintas à base de água, glitter, tinta guache ou o que a criança preferir.

2. Bolhas de sabão

Você só precisa de um pouco de água, um pouco de sabão e um arame para fazer o círculo em uma de suas pontas. Com esses elementos você poderá criar essa clássica brincadeira com água para crianças. Basta soprar e ver as lindas esferas brilhantes que são produzidas.

3. Balões de água

Encha um balão com um bom volume de água. A brincadeira se resume em jogar o balão cheio entre dois ou mais participantes na esperança de que exploda em um deles. Os pais devem se certificar de levar trocas de roupa para depois da batalha.

4. Piscina

Entre as brincadeira com água para crianças essa é uma das mais representativas. Pular, mergulhar e flutuar na água é uma experiência divertida, mesmo que se repita centenas de vezes. Além disso, deixa as crianças exaustas com o nível de energia que descarregam. Depois de um dia na piscina, elas dormirão esplendidamente.

5. Pistolas de água

Ótima brincadeira para “batalhas” onde todos sairão molhados e se divertirão de uma forma confortável e segura, desde que um adulto esteja vigiando. Uma ótima brincadeira para incluir várias crianças.

 

As brincadeiras com água para crianças são muito divertidas.

6. Escorregador

Você deve colocar um plástico retangular de cerca de 6 metros de comprimento, que deve receber um fluxo constante de água para que a criança possa se jogar e escorregar. Funciona muito bem na grama.

7. Jardineiros

Cuidar de plantas e jardins é uma brincadeira que liga as crianças ao reconhecimento de uma função muito importante: a jardinagem. Assim, os pequenos tomam consciência da natureza e de seus cuidados.

Em companhia ou individual

A grande maioria das brincadeira com água para crianças deve ser curtida em companhia. Dessa forma, o jogo acaba promovendo as relações grupais e familiares da criança. Pode-se dizer que são um excelente meio de socialização.

A água é boa para muitas brincadeiras. E o número de participantes é ilimitado, pois sempre é possível incluir mais um. Tudo depende da imaginação das crianças, dos pais e dos orientadores ou recreadores.

As brincadeira com água para crianças também são uma ótima maneira de afastar os pequenos de seus dispositivos eletrônicos ou videogames por um momento. As brincadeira com água acabam sendo baratas em geral, o que beneficia muito o orçamento doméstico.

Além disso, as brincadeira com água são fáceis de implementar, pois podem ser realizadas em qualquer lugar, desde que sejam tomados os cuidados necessários. E aí, quando você vai experimentar alguma das nossas sugestões com os seus filhos?

Pode interessar a você...
As 6 melhores brincadeiras para bebês
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
As 6 melhores brincadeiras para bebês

As brincadeiras para os bebês variam conforme as suas semanas de vida. Nossa tarefa é orientar essas atividades a fim de trazer mais benefícios par...