Os melhores recipientes para armazenar e conservar o leite materno

Muitas mães têm dúvidas sobre onde armazenar o leite extraído ou quais embalagens são adequadas para essa finalidade. A seguir, vamos explicar quais são os recipientes que podem ser usados para a conservação do leite materno.
Os melhores recipientes para armazenar e conservar o leite materno

Última atualização: 08 Junho, 2021

Para poder extrair o leite e oferecê-lo ao bebê em um momento em que as mães não estiverem presentes, serão necessários recipientes adequados para armazenar e conservar o leite materno.

Atualmente, existem no mercado diversos tipos de recipientes específicos para armazenar e conservar o leite materno, como potes ou sacos de plástico destinados a esse uso. No entanto, também podemos encontrar outras opções que, embora não tenham sido concebidas para esse fim, são adequadas para a conservação do leite materno.

Recipientes específicos para armazenar e conservar o leite materno

Esses recipientes foram criados especificamente para a conservação do leite materno. Dessa forma, cumprem naturalmente com os requisitos de qualidade. Podemos encontrar inúmeras marcas que fabricam sacos e potes para armazenar o leite materno.

Sacos para armazenar o leite materno

Os sacos para armazenar leite materno são bastante confiáveis quando se trata de garantir o armazenamento adequado. Eles contêm uma seção para anotar a data de extração. E também têm a vantagem de ocupar menos espaço na geladeira ou no freezer.

Leite materno em sacos para sua conservação.

Os sacos são de uso único, por isso você terá que ir comprando à medida que são usados. Entre os preferidos das mães geralmente estão as da marca Medela e Phillips Avent.

Potes para armazenar leite materno

A maioria dos potes para armazenar leite materno são adaptados para a bomba tira-leite da mesma marca, permitindo refrigerar ou congelar o leite com muita rapidez e facilidade, sem precisar transferir o alimento de um recipiente para outro.

São recicláveis e fáceis de vedar para evitar desperdiçar o leite e têm um armazenamento ideal. É necessário levar em consideração a marca da bomba tira-leite que você já tem para o comprar os potes da mesma marca, já que a grande maioria só permite o encaixe correto com itens do mesmo fabricante.

Esses recipientes específicos para a amamentação costumam ser mais caros do que outros que, embora não sejam específicos para esse fim, também podem servir.

Outros recipientes para armazenar e conservar o leite materno

Como dizemos, podemos encontrar outros recipientes que, embora não tenham sido criados para conservar e armazenar o leite materno, podem servir perfeitamente para esse fim. É necessário considerar que esses recipientes devem atender a uma série de requisitos para que estejam aptos à preservação do leite materno.

Recipientes de plástico

Devem ser de uso alimentar. Todos os recipientes de plástico adequados para o armazenamento de alimentos devem exibir o símbolo que indica “adequados para uso alimentar”. Portanto, devemos procurar o símbolo do copo e do garfo que sempre estará presente no próprio recipiente. Isso indica que o plástico que foi usado para a fabricação é seguro e não contém bisfenol A (BPA) e outras toxinas. Se um recipiente de plástico não tiver este símbolo, não deve ser usado para esse propósito.

Frascos de vidro

Os frascos de vidro podem ser usados para uso alimentar. Eles são reutilizáveis e podem ser esterilizados. Podem ser facilmente armazenados no freezer, sempre lembrando de indicar a data de extração em uma etiqueta.

Nesse caso, contudo, é necessário ter atenção à tampa desses potes, já que, na grande maioria, a tampa é de metal e com o tempo pode oxidar. Nesse sentido, uma tampa oxidada teria deve ser descartada.

Recipientes para armazenar e conservar o leite materno.

O ideal é que qualquer recipiente adequado ao uso tenho uma boca larga para facilitar a limpeza e evitar deixar vestígios de leite que possam se tornar fonte de contaminação. Não é necessário esterilizá-los toda vez que forem usados. Lavar com água e sabão é mais do que suficiente.

Os frascos destinados à coleta de urina não são uma alternativa para armazenar e preservar o leite

Ainda há mães que acham que podem armazenar o leite materno naqueles frascos destinados à coleta de urina, mas não se deve fazer isso. Mesmo assim, essa ideia ainda é um grande mito hoje em dia.

Por causa do tamanho e do preço desses frascos, é comum pensar que eles podem ser usados para armazenar o leite materno. Porém, se observarmos de perto, esses frascos não têm o símbolo que confirma sua adequação para uso alimentar, então é totalmente contraindicado. Além do plástico usado para fabricar esses frascos não ser adequado para alimentos, eles são esterilizados com produtos tóxicos para o consumo.

Em suma, esperamos que essas informações sejam de grande ajuda para que você aprenda quais são as opções disponíveis na hora de escolher um recipiente adequado para armazenar e conservar o leite materno.

Pode interessar a você...
Gorduras do leite materno: 3 fatos
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Gorduras do leite materno: 3 fatos

As gorduras do leite materno são transportadas envolvidas nos glóbulos de gordura. Esses 'pacotes' são eficazes para transportar a energia