6 recomendações para equilibrar o peso do seu bebê

· 12 de fevereiro de 2018
O peso de um bebê é um fator essencial no seu crescimento. Durante os primeiros meses do nosso bebê, devemos levar em consideração certas orientações para evitar que fiquem com sobrepeso ou, pelo contrário, que não atinjam o peso recomendado para a idade.

Embora ter um bebê que enche suas mãos quando você o pega seja adorável, é preciso ter cuidado com o peso que os pequenos atingem nessa fase da vida. No início não é algo preocupante. Mas se a condição persistir, pode até mesmo causar dificuldades de saúde.

Por isso, a seguir oferecemos algumas recomendações para equilibrar o peso do seu bebê.

O outro extremo, o das crianças que estão abaixo do peso esperado segundo sua constituição física, também não é saudável. Mas como manter seu bebê dentro de um intervalo de peso adequado? Tome nota das seguintes dicas.

Recomendações para equilibrar o peso do seu bebê

1.- Aleitamento materno

Algumas mães não têm a chance de realizar esse processo ou o fazem apenas por pouco tempo. Sempre que for possível, o aleitamento é a melhor forma de começar a alimentar o bebê.

O leite materno é o único alimento que, em primeira instância, satisfaz os requerimentos nutricionais do pequeno. Além disso, durante o processo de aleitamento é quase impossível que o bebê receba mais alimento do que necessita.

Mesmo que fique grudado no seio por muito tempo, vai ingerir alimento apenas nos primeiros 10 ou 15 minutos.

“A introdução dos alimentos sólidos na dieta do bebê deve ocorrer a partir dos 6 meses de idade. Nesse processo, deve-se oferecer muitos alimentos saudáveis com diferentes sabores, cheiros e texturas”
-Academia Americana de Pediatria (AAP)-

2.- O choro não é equivalente à fome

Os bebês choram por muitos motivos. Às vezes por fome, outras porque estão cansados, assustados, estimulados em excesso, incomodados ou porque querem ficar no colo.

Se pouco tempo se passou desde a última vez que você o alimentou, tente outras soluções antes de oferecer o seio.

Se sempre que o bebê chorar você responder com comida, ele vai entender que comer satisfaz qualquer necessidade. Dessa maneira, serão criadas associações emocionais com a comida que não são saudáveis e que são difíceis de serem desfeitas.

equilibrar o peso do seu bebê

3.- O excesso de alimento não é bom

É natural que você queira que o bebê termine o prato ou a mamadeira que você preparou. Mas se ele deixar de comer tudo, você deve prestar atenção aos sinais. Parar de alimentar o bebê quando você entender que ele está satisfeito é ensinar a obedecer os limites saudáveis do seu organismo.

Se o bebê ainda não fala, vai dar indícios de saciedade que é preciso aprender a entender. Um gesto, um movimento ou um som farão você entender que já não é mais necessário dar de comer.

Essa situação deve ser reconsiderada quando o bebê estiver abaixo do peso e precisar de uma dieta diferente. Nesse caso, você vai precisar do aconselhamento de um profissional para conhecer as técnicas e as estratégias apropriadas.

“Um gesto, um movimento ou um som farão você entender que já não é mais necessário dar de comer”

4.- Alimentos sólidos saudáveis

Assim que o bebê chegar aos seis meses de vida, você deve começar a apresentar opções alimentares saudáveis.

Os alimentos mais importantes no que se refere às recomendações para equilibrar o peso do seu bebê são as frutas, os legumes, os peixes e as carnes magras.

Um bebê não vai ter receio de provar o que você oferecer. Assim, é preciso aproveitar esse momento antes de que o pequeno se torne seletivo.

Ofereça a possibilidade de provar tantos alimentos quanto for possível. Uma dieta variada e rica em nutrientes vai garantir um bom desenvolvimento físico e cognitivo. Esse é o ponto de partida para criar bons hábitos.

5.- Refeições em família desde cedo

A partir do momento em que o bebê consegue se sentar, é hora de levá-lo à mesa para fazer as refeições junto com a família. As crianças que comem em companhia dos pais e dos irmãos têm menos chances de apresentar sobrepeso no futuro.

Além disso, as refeições familiares ajudam a reforçar as relações afetivas.

equilibrar o peso do seu bebê

6.- Atividade física frequente

Uma das melhores recomendações para equilibrar o peso do seu bebê é realizar atividade física desde cedo.

Há exercícios que podem ser realizados com os bebês desde o nascimento e que os ajudam a fortalecer os músculos. É importante que a alimentação adequada seja complementada com uma rotina que inclua movimento.

Quando somos adultos, colocamos em prática os hábitos aprendidos na infância. Como você quer que seja a dieta do seu filho no futuro? Pense nisso.