Modelo pedagógico romântico: em que consiste?

Você conhece o modelo pedagógico romântico? Vamos mostrar o que é e quais são suas vantagens e desvantagens.
Modelo pedagógico romântico: em que consiste?
María José Roldán

Escrito e verificado por a psicopedagoga María José Roldán.

Última atualização: 12 junho, 2023

Existem muitos métodos pedagógicos, mas o modelo romântico é um dos mais inovadores da atualidade. Por isso, é tão importante saber exatamente em que consiste e quais são os benefícios de usá-lo.

O que é o modelo pedagógico romântico?

Esse modelo pedagógico foca na própria criança, então isso é mais importante do que o conteúdo que ela tem que aprender. Dessa forma, o pequeno tem total liberdade na sala de aula para que possa aumentar seu potencial sem limitá-lo. É uma forma de garantir que ele seja capaz de desenvolver seu potencial interno. É, portanto, um método pedagógico que se baseia na flexibilidade dentro da aprendizagem.

Isso é totalmente contrário ao sistema tradicional de ensino, que é regido por diretrizes, normas e conteúdos que devem ser aprendidos, custe o que custar. É por isso que o modelo pedagógico romântico é tão inovador. Nesse método, não deve haver interferências no ambiente que possam limitar o comportamento e o aprendizado natural.

Assim, busca-se um desenvolvimento e ensino em que a criança seja protagonista o tempo todo. Os conteúdos, as regras e até a própria figura do professor ficarão em segundo plano para dar ao aluno total liberdade de aprendizagem.

O modelo pedagógico romântico baseia-se na crença de que todas as crianças têm dentro de si o potencial para aprender por conta própria. Então, o professor será apenas aquele que a acompanhará para colocar toda a sua criatividade para fora para que ela possa desenvolver suas habilidades.

Vantagens do modelo pedagógico romântico

É preciso que, conhecendo do que se trata esse modelo pedagógico, você saiba também quais são as vantagens de utilizá-lo com as crianças. Dessa forma, você entenderá não apenas por que ele é tão inovador, mas também por que cada vez mais professores estão apostando nele.

Liberdade

A liberdade absoluta é a base desse modelo. Trabalhamos em um ambiente livre para que as crianças avancem em seu aprendizado. Dessa forma, aumentam as possibilidades de aprendizagem sem que os pequenos se sintam bloqueados por regras ou limites. Consequentemente, os conteúdos vão depender do seu ritmo e do seu interesse. Não há um exame final aqui em que a criança tenha que mostrar que atendeu às diretrizes para aprender o conteúdo.

Essa liberdade fará com que os pequenos se sintam mais predispostos a aprender e os conceitos sejam melhor assimilados, pois receberão apenas aqueles que mais lhes interessarem. Assim, eles aprenderão o que consideram importante ou o que gostam e a retenção do conhecimento será bem-sucedida, pois será realizada de forma totalmente voluntária.

Autorregulação

Esse ambiente de aprendizado flexível proporciona às crianças uma melhor autorregulação em seu comportamento. Assim, elas aprenderão a se comportar em sociedade em todos os tipos de situações.

O que você quer é que os pequenos saibam como se comportar, mas sem abrir mão de sua personalidade ou de seu jeito de ser. Assim, eles aprenderão a expressar e comunicar suas necessidades com o mesmo respeito com que são tratados. Além disso, poder explorar o ambiente sem obstáculos também ajudará a prepará-los para a vida adulta. Eles serão capazes de resolver conflitos de forma mais satisfatória e aprender com os erros.

Embora o professor não restrinja a liberdade de ação da criança, vale lembrar que ele é um guia em qualquer situação, mas sempre respeitando o ritmo de compreensão de cada criança.

Nem tudo é tão bonito, também há desvantagens

É claro que esse método pedagógico, como outros, também apresenta algumas desvantagens que vale a pena mencionar. Algumas das mais importantes são as seguintes:

  • É um modelo controverso. Embora as crianças tenham liberdade, elas não podem atacar os direitos e liberdades dos outros.
  • Não há conteúdos. Sendo um modelo tão livre, o conteúdo que os pequenos devem aprender para o seu desenvolvimento adequado permanece um ponto de interrogação. Por exemplo, o que acontece se eles não assimilarem todo o conteúdo necessário para a idade? Terão falta de conteúdos naquelas disciplinas que não gostam? Ou como isso pode afetar seu trabalho futuro?
  • poucos professores disponíveis. Esse modelo não é aceito por todos os professores, por isso nem todos estão dispostos a realizá-lo. Isso acontece porque é um modelo que pode ser caótico.

Um modelo mais próximo da utopia

Levando em conta o que vem sendo desenvolvido sobre o sistema pedagógico romântico, vale ressaltar que em países onde os conteúdos são regulamentados parece impossível implementá-lo em sala de aula. Pelo menos, o sistema educacional atual que prevalece não está preparado para esse modelo. De fato, parece que contém lacunas acadêmicas suficientes para poder ser aplicado corretamente.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Ignacio Erazo Arciniegas, Gerson., Alfredo Parra, Hugo. (2013) Modelos pedagógicos. Editorial: EAE

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.