17 nomes africanos para meninas

Os nomes africanos para meninas são a opção ideal se você quer que sua filha carregue um antropônimo ligado à natureza, ao amor e à beleza.
17 nomes africanos para meninas

Última atualização: 25 janeiro, 2022

Os nomes africanos para meninas estão aparecendo cada vez com mais frequência como uma das opções ao escolher um antropônimo. O fato não surpreende, já que quase um bilhão de pessoas no mundo são negras e têm vínculo direto com o continente africano. São sonoros, fortes e não tão comuns quanto os outros, você quer conhecê-los?

É claro que uma grande parte da população pode estar interessada em reivindicar suas raízes e resgatar muitos dos nomes africanos para meninas que estão diretamente relacionados com suas línguas e dialetos originais. São cerca de dois mil entre afro-asiáticos, nilo-saarianos, niger-congoleses e khoisan. Portanto, há muitos nomes para escolher!

A estreita relação com a natureza e os nomes africanos

Pessoas de todo o mundo, com ou sem raízes africanas, estão maravilhadas com a contribuição cultural desse continente. Quanto à origem dos antropônimos africanos, deve-se destacar que muitos estão intimamente relacionados a elementos naturais como animais e plantas. Portanto, eles também estão intimamente ligados ao dia da semana em que o bebê nasceu e à ordem de nascimento em relação aos irmãos. Sem mais delongas, vamos examinar esses belos nomes.

Nomes originais para meninos estão na moda hoje em dia.

1. Nasha

Em primeiro lugar, esse nome pode ser uma excelente escolha se o seu filho nascer durante o outono, visto que o seu significado africano é ‘Nascida durante a chuva’. É um lindo nome para sua filha e você vai adorar.

2. Ashanti

Ashanti significa obrigado. Portanto, não é de se estranhar que essa bela palavra seja usada como nome para meninas, porque para a cultura africana o nascimento de uma criança é uma bênção. Ashanti também é um nome que se tornou popular na sociedade afro-americana por pertencer à famosa cantora e produtora americana.

3. Kande: mais nomes africanos

Como explicamos antes, para a cultura africana é importante identificar os antropônimos das crianças em relação ao seu local de nascimento na família. Nesse caso, Kande significa ‘A primogênita’, então pode ser uma boa opção para sua primeira filha.

4. Akili

O nome Akili vem da Tanzânia e significa inteligente ou brilhante. É um nome que você vai adorar para seu filho ou filha, pois você pode usá-lo para ambos os sexos. É precioso para um menino ou menina que você queira que brilhe na vida.

5. Chayna

Esse antropônimo está ligado à palavra amor. Portanto, sua tradução como nome é amorosa. Sem dúvida, uma bela virtude vai se destacar na menina. É um nome que não passará despercebido visto que o seu significado é maravilhoso e muito bonito.

6. Lewa

Lewa significa belo nos dialetos africanos. Embora não seja um nome muito popular, sua etimologia é bonita. Portanto, mesmo que seja muito usado na África, com certeza no seu lugar de origem será um nome muito original.

Nomes franceses para meninos estão na moda atualmente.

7. Ayana

Sua origem nos leva à Etiópia e seu significado é único. Ayana se traduz em bela flor. Se você quer que sua filha seja aquela linda flor que se destaca de todas as outras, esse nome é para sua linda bebê.

8. Leiza: nomes africanos para meninas

Esse nome significa ‘Consagrada a Deus’. É um nome frequentemente usado na cultura africana e dependendo do dialeto também pode ser encontrado como Leeza ou Leezah. Escolha o nome que você mais gostar, mesmo que a pronúncia seja semelhante.

9. Nala

Esse nome foi popularizado após o filme da Disney ‘O Rei Leão’, mas na verdade também é um lindo nome usado para meninas e significa sucesso.

10. Cumbi

Cumbi significa festa, e é uma referência à importância da família e da chegada de uma nova integrante do sexo feminino ao lar.

11. Oluchi

É um dos nomes mais difundidos de origem nigeriana. Uma das figuras públicas que o carrega é a modelo Oluchi Onweagba.

12. Agbani: outro dos nomes africanos

É um nome que está ligado à língua iorubá, na região de Lagos (Ékó), onde é bastante comum. Um dos referentes das figuras públicas que o usa é Agbani Darego.

13. Alika

É um nome da Nigéria cujo significado é “a mais bonita”. Esse nome geralmente é usado para destacar a beleza física de uma garota, então seu significado é muito positivo.

14. Johari

Johari é um antropônimo africano que se refere a “joia ou gema”, o que o torna um dos nomes africanos mais populares para meninas. É comum que esse nome seja utilizado principalmente quando há dificuldades na concepção, pois reflete o valor da menina para a família.

15. Kenia

É um nome africano que significa “aquela que vem da montanha luminosa”. Também pode ser usado como Kenya e seu significado está relacionado a uma montanha localizada na África Oriental que tem o mesmo nome.

16. Sanza

Sanza é um nome do Congo muito comum em toda a região, porém em outros países é um nome muito original. O seu significado “bela melodia”, tornando-se uma ideia única e original para o nome da sua menina. Também pode ser uma reminiscência da famosa personagem da série Game of Thrones, então os fãs se sentirão atraídos por esse nome.

17. Akanke

O significado desse nome africano está relacionado com o amor, pode ser interpretado como adorável desde o primeiro encontro ou amor à primeira vista. É um nome curto e muito bonito que qualquer garota poderia usar com orgulho. Além disso, se refere à beleza física, assim como Alika.

Claro, nessa revisão antropônima há uma grande variedade, mas ainda queremos deixar a lista um pouco mais extensa adicionando Liya, Waris, Gelila, Aka, Begúm, Delu e Musuke. Escolha o nome que você mais gostar para o seu bebê!

This might interest you...
12 nomes compostos com Adriana
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
12 nomes compostos com Adriana

Se você já descobriu a opção perfeita e quer acrescentar um toque clássico, não perca os seguintes nomes compostos com Adriana.