O nono mês de vida do bebê

· 4 de fevereiro de 2018
Tem início o nono mês de vida do bebê. Percebemos que ele está maior e mais ágil. E você precisa de um tempo para si mesma. Coragem! Nós vamos dar algumas dicas.

O nono mês de vida do bebê é cheio de manifestações de carinho. Nessa fase, não vão faltar mimos, carinhos, beijos, abraços e gestos delicados. Isso representa uma imensa satisfação para qualquer mãe e, até mesmo, um motivo de celebração. As demonstrações de amor dos bebês deixam qualquer pai e mãe em êxtase.

Durante o nono mês de vida do bebê podem ocorrer algumas mudanças sutis que vão definir o ritmo de vida do bebê e seu comportamento. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre essas mudanças.

Mudanças durante o nono mês de vida do bebê

Assimila as rotinas

Se você foi firme no cumprimento das rotinas do seu bebê, você vai perceber que ele já tem uma noção quase completa do que significam. Com certeza ele presta atenção quando você fala “vamos comer” ou “é a hora do banho”. Continue assim, os hábitos são extremamente benéficos para os nossos filhos, pois proporciona a sensação de ordem e segurança.

É um tagarela

É emocionante e divertido escutar como seu filho tenta imitar uma conversa, emitindo sons sem sentido algum. Para estimular a linguagem, procure ler para ele regularmente. Você pode também contar uma história curta, falando bem devagar, para que ele tente memorizar. Talvez, logo logo você se surpreenda com as primeiras palavras do seu bebê.

Peso e tamanho

Nos primeiros 2 trimestres, percebemos que o bebê cresce com rapidez. No entanto, particularmente a partir do nono mês, o crescimento se mantém um pouco mais lento. Um peso normal aos nove meses fica ao redor dos 9 kg e a estatura seria de, aproximadamente, 72 centímetros.

A dentição de novo

Já passamos por esse processo e sabemos as alterações que vêm junto com o aparecimento dos dentes de leite. Dessa vez, vão aparecer os dentes incisivos centrais superiores e, progressivamente, os outros dentes. Assim que você perceber, pode tentar aliviar a dor nas gengivas com frutas ou verduras geladas (deixe um tempo na geladeira antes de oferecer ao bebê).

 nono mês de vida do bebê

O que um bebê de nove meses deve comer?

Durante o nono mês de vida do bebê é hora de abrir espaço a alguns alimentos crus. O tomate, as uvas, tangerinas sem sementes, pedaços de mamão, melão, kiwi, abacaxi, entre outras frutas. Também se pode começar a apresentar ao pequeno outros tipos de carne. Por exemplo, cordeiro, coelho ou a própria carne de frango ou de boi com um pouco mais de tempero que nos meses anteriores, sem excessos, é claro.

As sopinhas, com arroz ou legumes, por exemplo também são boas opções.

Mesmo que você já dê frutas ao seu bebê, não se deve deixar de lado os sucos naturais, pois são gostosos e trazem muitos benefícios ao mesmo tempo.

Recomendações para o nono mês de vida do bebê

À medida que o bebê cresce, ele exige mais esforço físico, mas também precisa da energia e de pais com boa saúde. Assim, é preciso aprender a descansar e delegar tarefas de vez em quando. Nessa idade, o bebê pode ficar sob os cuidados de outro adulto que esteja disposto a ajudar e pode fazer o papel de cuidados por alguns momentos.

Saia por algumas horas, tome um bom banho relaxante, vá tomar um café com suas amigas ou, até mesmo, vá fazer uma massagem. Essas são atividades que não exigem muitas horas e vai melhorar sua disposição para cuidar do seu bebê.

nono mês de vida do bebê

Aspectos a se levar em consideração

  • Como seu bebê já se reconhece como indivíduo, aproveite para reforçar o autoconhecimento. Ensine como o corpinho dele é formado. Pode ser falando durante o banho: “Vamos lavar a barriguinha”, “agora os pezinhos”, etc.
  • Coloque alguns brinquedos na banheira. O banho também pode se transformar em algo divertido.
  • Se você perceber alguma alteração no sono entre o sétimo e o décimo mês, saiba que é normal. Pode se tratar da síndrome da separação.
  • É o momento de aprender a dividir. Na maior parte do tempo, pensamos que nosso bebê é muito novo para esse tipo de coisa. Mas ensine nesse momento e você verá os bons resultados no futuro. Peça um pouco da comida dele ou o brinquedo que está brincando e parabenize quando seu filho compartilhar.
  • Nesse mês você também pode perceber que seu bebê obedece com facilidade ordens simples como “venha”, “não encoste nisso”, “beijo no papai”, etc.
  • Saiam passear juntos. O fato de sair um pouco de casa para passear na praça, no mercado ou, até mesmo, no shopping vai ajudar no desenvolvimento social do seu filho.
nono mês de vida do bebê

O nono mês de vida do bebê é uma experiência que devemos saber aproveitar. Apesar de ser verdade que qualquer fase é linda e memorável, os primeiros meses de vida do bebê são de ouro. Vale manter um registro fotográfico para imortalizar e poder reviver alguns momentos sempre que quisermos no futuro.