O que acontece durante a quarentena?

· 22 de janeiro de 2019
Os primeiros 40 dias após o nascimento, também conhecido como o quarto trimestre, é um momento muito importante para a mãe se recuperar de sua gravidez e do nascimento do bebê. Nós contaremos tudo o que você precisa saber no artigo a seguir.

Quarentena é o nome dado ao período em que as mulheres devem descansar para recuperar-se física e emocionalmente após o nascimento do bebê. Durante esse estágio, que dura de 6 a 8 semanas, a mulher passa por algumas mudanças que merecem atenção especial.

Após a chegada do bebê, as mulheres precisam de algum tempo para alcançar o equilíbrio físico e mental. Durante a quarentena, considera-se que as mulheres receberão apoio para se recuperar e poderão aproveitar o novo relacionamento com o recém-nascido.

Isso significa que o marido e os membros da família se concentrarão em colaborar com essa ideia e cultivar esse vínculo entre a mãe e a criança.

Sem dúvida, a quarentena representa um momento de altos e baixos emocionais, que servem para acostumar as mães ao novo estilo de vida. Durante esse período, a mãe estará exclusivamente dedicada a amamentar e a cuidar da criança e de si mesma.

Dicas para o período de quarentena

Para qualquer mulher que enfrente esse estágio, pode ser muito útil considerar as seguintes sugestões:

  • Aceitar apoio: durante essa fase, você deve aceitar qualquer oferta de ajuda. Da mesma forma, peça quando considerar apropriado.
  • Antes do parto, tente preparar e congelar algumas semanas de refeições: recomendamos o uso de copos e pratos de plástico para que você não precise lavar louça.
  • O descanso é muito importante durante estes 40 dias: portanto, tente descansar o máximo possível. Seu corpo precisa se recuperar do trabalho de parto e de 9 meses de gravidez.
mãe segurando a mão do bebê

Quais são as alterações físicas durante a quarentena?

Principalmente durante a quarentena, você pode observar algumas mudanças físicas muito significativas, como episódios de sudorese, o aumento do tamanho das mamas pela descida do leite ou inchaço das extremidades inferiores.

Entre outros problemas, destaca-se o fato de que, depois de ter um bebê, é muito comum vazar um pouco de urina se você rir, tossir ou se mexer de repente. Portanto, exercícios para o assoalho pélvico podem ajudar.

Infelizmente, hemorroidas também são muito comuns após o nascimento. Por isso, é recomendável comer muitas frutas frescas, legumes, saladas, cereais integrais e beber muita água.

Da mesma forma, o sangramento vaginal também é muito comum durante a quarentena. Nesses casos, você deve saber que isso irá diminuindo até desaparecer.

Também é importante que as mulheres se abstenham de usar absorventes internos e fazer sexo durante a quarentena, tempo necessário para a área cicatrizar completamente.

“A maternidade não se trata apenas de carregar um bebê por nove meses e dar à luz seres saudáveis, e sim de dar à luz espiritualmente”
-Victoria Ocampo-

Quanto à barriga, você não deve se preocupar muito. Tenha em mente que, após o nascimento da criança, alguns músculos foram alongados e isso faz com que ela aumente de tamanho.

Em relação às estrias, elas gradualmente adquirem uma cor mais clara.No entanto, é impossível eliminá-las completamente.

No entanto, nesses casos, recomendamos sempre uma dieta equilibrada e exercício com intensidade moderada após 40 dias de descanso. Pouco a pouco, você gradualmente vai voltar ao normal e se sentir melhor!

a quarentena

Alterações emocionais durante a quarentena

Durante esse período, mudanças emocionais muito importantes ocorrem. A chegada do bebê representa uma mudança radical no seu estilo de vida e você precisa de um tempo para se adaptar a essa nova situação.

A partir de agora, você deve ter tempo para resolver seus problemas pessoais, cuidar da criança e fazer o trabalho doméstico. Portanto, é necessário receber ajuda de seu parceiro e da família.

Certamente, é um estágio sensível, no qual você experimentará novas sensaçõesÉ possível que o sono seja alterado pelos gritos da criança e que você descubra que tem uma nova prioridade.

Além disso, em alguns casos, novas mães sentem tristeza e episódios de depressão que são causados ​​por essa mudança súbita no dia a dia. Por isso, recomendamos ter paciência e aproveitar esse momento único, pois é algo normal.

A experiência de ser mãe não é simples. Você deve reservar um tempo para se recompor do cansaço e se adaptar pouco a pouco ao seu novo papel. Não tente ser uma mãe perfeita, apenas tente fazer o melhor que puder.

Por fim, lembre-se de que a quarentena representa uma oportunidade para a mãe se recuperar após esses nove meses e estabelecer vínculos com a criança. É importante que você seja positiva e aproveite esses momentos inesquecíveis com o bebê.