10 exercícios para os seus filhos relaxarem

12 de dezembro de 2018
O relaxamento na criança tem como resultado o controle emocional, cognitivo e comportamental.

Dada a importância do relaxamento para as crianças, neste artigo vamos apresentar 10 exercícios para ensinar os seus filhos a relaxarem.

O relaxamento em crianças

A capacidade de relaxamento é certamente algo muito positivo em qualquer idade. Nas crianças, o relaxamento ajuda a reduzir a tensão muscular, além de diminuir a frequência cerebral e a pressão arterial.

O relaxamento é baseado em relaxar os músculos através de diferentes técnicas, o que acaba repercutindo a nível físico e mental.

Ali onde a água atinge a sua maior profundidade, é onde ela se mantém mais calma
-William Shakespeare-

10 Exercícios para os seus filhos relaxarem

Método de relaxamento Jacobson

Este é um dos métodos mais utilizados no mundo e se baseia no relaxamento a partir da contração dos músculos para relaxá-los depois.

Para isso, os exercícios consistem na contração e distensão dos músculos, o que causa um alívio no sistema nervoso e nos músculos do corpo.

Balanço

Esta é uma técnica que imita o movimento de um balanço. Ou seja, envolve fazer um movimento de frente para trás ou da direita para esquerda. A parte do corpo que está relaxando deve estar distendida.

O relaxamento autógeno de Schultz

É um método global que é dividido em nível superior e inferior. Inicia-se pedindo às crianças que elas fiquem muito tranquilas, então se relaxa o corpo começando com as instruções.

Para isso, elas são convidadas a se concentrarem em áreas do corpo, sentindo que aquela área está muito pesada e passando para a área seguinte. Repetimos as instruções até que sintam que os músculos estão completamente relaxados.

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Método de relaxamento de Koeppen

O método de relaxamento de Koeppen é muito semelhante ao de Jacobson, pois também se baseia na tensão e distensão dos músculos.

A diferença é que os exercícios e as instruções são feitos através de jogos:

  • Para as mãos e os pulsos, você diz à criança que aperte como se estivesse espremendo um limão e depois solte de uma vez.
  • Para as costas, falamos para a criança imaginar que é uma marionete, que ela tem vários fios presos nos braços que os puxam para cima e que, de repente, soltam.
  • Para os ombros, nos transformamos em um gato e devemos reproduzir seus movimentos para nos movimentarmos, como se tivéssemos quatro patas.
  • Para os ombros e o pescoço, podemos nos transformar em uma tartaruga imaginando que estamos em cima de uma pedra esticando o pescoço para aproveitar o sol quentinho.
  • Para os dedos, viramos pianistas e nos transformamos em um grande músico que toca muito bem.

A boneca de pano

Primeiro, dizemos à criança que aja como um robô, com movimentos rígidos e músculos tensos. Em seguida, fazemos um sinal visual para que ela pare de tensionar os seus músculos e se torne uma boneca de pano, com os músculos mais relaxados.

Mandalas

Pintar mandalas em um ambiente agradável é uma boa atividade de relaxamento. Ao pintar, os dois hemisférios do cérebro trabalham juntos. Por isso, é uma atividade que pode ajudar as crianças a se concentrarem.

Queda

Consiste em deixar que a força da gravidade aja sobre o corpo. Então deixe essa parte do corpo descansar por alguns segundos e repita o movimento duas ou três vezes.

Cantar

A música é um elemento muito importante para o ser humano. Isso porque nos acompanha durante toda a vida, pode acompanhar nosso estado emocional e até mesmo aliviar as tensões.

Massagem

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Um abraço ou uma carícia, em suma o contato físico com outra pessoa, tende a ser um elemento reconfortante para qualquer ser humano, ainda mais para os nossos filhos. Dessa forma, uma massagem pode fazer milagres.

Resistir às risadas

Baseia-se em pedir que a criança permaneça quieta e séria, mantendo a compostura e tentando não rir enquanto assiste a outra pessoa que fica fazendo palhaçadas para que ela ria.

Benefícios do relaxamento em nossos filhos

  • Nas crianças, o relaxamento serve para distender o corpo e diminuir o estresse muscular e mental.
  • Ajuda a aumentar a autoconfiança, a memória e a concentração, o que melhora a qualidade da aprendizagem.
  • Após uma atividade intensa, o relaxamento permite que a criança atinja um estado de bem-estar e tranquilidade.
  • Canaliza as energias, ajusta o nível de ativação e produz um bem-estar global.
  • Vários estudos mostram que também ajuda a superar a timidez.
  • Melhora a circulação sanguínea, diminui a angústia, os ataques de pânico e ajuda a eliminar a gagueira.
  • No caso de crianças com asma, os exercícios de relaxamento praticados com regularidade ajudam a controlar as crises assim como a preveni-las.