O que deve ter no seu kit de amamentação?

· 28 de outubro de 2018
O leite materno é recomendado como alimento exclusivo do bebê durante os primeiros seis meses de vida.

Neste artigo, contaremos o que você deve ter no seu kit de amamentação para que você e seu bebê possam ter a melhor experiência possível.

Quando somos mães pela primeira vez, é normal cometer alguns erros na hora de comprar as coisas para o nosso bebê.

Provavelmente, acabamos comprando coisas que não são necessárias ou que não são o que esperávamos.

É claro que cada um faz a sua escolha do que quer comprar ou não. Mas devemos fazer isso com consciência.

É verdade que, para a amamentação, os únicos itens realmente essenciais são somente a mãe e a criança. Mas nunca é demais buscar um conforto maior.

Em alguns casos, nem sempre é tão simples pegar o bebê e alimentá-lo. Devemos reconhecer também que esse momento tão lindo, aos poucos, começa a se tornar uma rotina cansativa.

Como organizar o kit de amamentação?

O conforto na hora de amamentar é muito importante. Embora saibamos que a alimentação é necessária não importa seja a situação, nunca é demais querer que esse momento seja mais prazeroso.

Como sabemos, nem sempre vamos estar em casa com todas as condições para dar o peito. Por isso, é conveniente ter um kit preparado para quando vocês passarem o dia inteiro fora.

kit de amamentação

Também pode acontecer de você precisar deixar o bebê por algumas horas. Nesses casos, você terá que se preparar extraindo o leite antes e conservá-lo.

Para isso, é conveniente ter em casa os instrumentos necessários para que você não fique na mão quando precisar.

Alguns dos objetos que apresentaremos a seguir são acessórios. Ou seja, eles não são essenciais para este ato maravilhoso.

Mas se você tiver condições para comprar e quiser ter no seu kit de amamentação, é sempre bom.

Roupas para amamentação

Nem todas as nossas roupas podem ser adaptadas para fase da amamentação. Por esta razão, é necessário que algumas de nossas peças sejam adequadas.

Camisetas ou vestidos com decote em V ou com botões na frente são ideais e não podem faltar no kit de amamentação.

Também existem no mercado roupas desenvolvidas especialmente para facilitar esse processo.

Algumas dessas roupas têm modelos tão bonitos que nem parecem de amamentação. São perfeitas para quando você tiver que amamentar na rua porque você pode sair com elas sem perder o estilo.

Há várias opções, tais como vestidos com duas camadas, camisas, blusinhas e suéteres.

Além das camisetas e dos diferentes modelos de roupas, o sutiã é essencial.

Durante a fase de lactação os seios aumentam de tamanho e peso e, portanto, o sutiã deve ser do tamanho adequado.

Além disso, abrir um sutiã normal pode ser mais complicado quando estamos fora de casa. Os sutiãs próprios para a amamentação têm um mecanismo que facilita muito esse momento.

kit de amamentação

Acessórios de amamentação

  • Bomba extratora de leite. É um instrumento que embora não pareça necessário, pode ser muito útil. No início da amamentação, a glândula mamária precisa ser estimulada. A bomba extratora é conveniente quando por alguma razão você não pode amamentar o bebê ou para quando precisa deixá-lo com alguém.
  • Protetores de mamilo ou bicos de silicone. São uma capa de silicone que cobrem o mamilo e têm um buraco para que o bebê possa mamar. São muito úteis para não machucar o mamilo ou para quando já estiver rachado.
  • Almofada para amamentação. As almofadas são importantes para manter a postura adequada do bebê durante a amamentação. Essas almofadas oferecem apoio e conforto para o bebê sem cansar os braços e cotovelos da mãe. Elas substituem o uso de travesseiros que não produzem o mesmo efeito.
  • Quando você não estiver amamentando o bebê, pode ser que o leite acabe vazando dos seios, molhando as roupas e gerando outros tipos de desconforto. Os protetores de seios são absorventes projetados especialmente para isso. Assim, devem ser colocados no interior do sutiã. É importante que sejam impermeáveis para evitar o aparecimento de micoses por maceração.