O que é a arte gestacional?

1 de junho de 2018
Eternizar sua gravidez com uma bela recordação é um dos principais desejos da futura mamãe. A arte gestacional se destaca como uma excelente opção.

Tratar o corpo como uma tela de pintura é uma tendência que vem se tornando cada vez mais forte já há alguns anos com a chamada “Arte gestacional” (Belly-painting em inglês ). A arte gestacional tem como protagonista a barriga da mulher grávida.

O desenho criado na barriga pode ser do gosto da grávida, do pai ou inclusive da família inteira. Essa atividade juntamente com a sessão de fotos posterior tem ser tornado bastante popular como opção de recordação desta bela etapa da gravidez.

Benefícios da pintura na barriga

Talvez pareça somente uma moda passageira, mas na verdade esse procedimento traz consigo benefícios para a mãe e também para o bebê. Durante o processo de elaboração da pintura na barriga, tanto a mãe como o bebê têm a oportunidade de compartilhar um tempo extra de relaxamento.

belly painting

As cócegas que são produzidas pelos pincéis ao deslizar pelo ventre da mulher a relaxa e ao mesmo tempo estimula o bebê. Esse tipo de atividade fortalece a relação entre mãe e filho prévia ao nascimento.

“Caso você tenha a oportunidade de experimentar, não tenha dúvidas. Essa experiência será muito divertida, relaxante e enriquecedora.”

Qual é o momento ideal para fazer a pintura na barriga?

O momento ideal para fazer será aquele em que a mãe estiver em melhores condições para fazê-lo.

Não só fisicamente. Devemos lembrar que o estado emocional da mãe é de suma importância para que as atividades durante essa fase da gravidez atinjam os resultados e satisfação desejadas.

Recomendamos fazer a pintura na barriga entre os 6 e os 8 meses de gestação, claro que o formato e tamanho da barriga será determinante.

Esses meses são os mais indicados porque é quando, em geral, o ventre alcança um tamanho mais significativo. Porém, isso varia de mulher para mulher.

Algumas mães a fazem uma ou duas semanas antes de dar a luz e outras mais cedo. Como dissemos anteriormente, depende muito de como se encontre a mamãe.

A pintura na barriga pode afetar a mãe ou o bebê?

Durante a gravidez são muitas as coisas que parecem simples e inofensivas, mas que deixam a mamãe preocupada. Os produtos que se usavam antigamente de maneira cotidiana agora são contra indicados para evitar efeitos secundários durante a gravidez.

Na hora de fazer a pintura na barriga aparece a interrogação se os produtos usados nesse processo podem ou não causar algum tipo de problema à mãe ou ao bebê.

Felizmente não existe motivo para preocupação. As tintas que se utilizam nesse trabalho são especialmente produzidas para a maquiagem corporal.

Os componentes desses produtos não são nocivos para a saúde, não produzem alergias e são eliminadas facilmente com água.

Quanto tempo dura uma sessão de arte gestacional?

Antes de agendar um horário com o artista que fará a pintura na barriga você deve ter conhecimento de como funciona todo o processo.

As mulheres quando estão grávidas e sobretudo quando a gestação está bem avançada se cansam com bastante frequência. As atividades cotidianas se tornam mais lentas e a energia diminui com facilidade.

Uma sessão de pintura na barriga pode chegar a durar até três horas. Tudo dependerá da complexidade do desenho escolhido.

pintura de barriga

“A mulher deve aproveitar o período da elaboração da pintura ao máximo. Relaxar completamente, evitando a todo custo o cansaço e o estresse.”

Caso sinta algum tipo de mal-estar durante o procedimento, deve descansar e ao se recuperar pode continuar. Geralmente após essas sessões são feitas uma série de fotografias, por isso demoram algum tempo. Pequenas interrupções para tomar um chá ou comer alguma fruta ajudarão no estado de ânimo e físico da mamãe.

Onde posso fazer a pintura na barriga?

Será necessário procurar quais são os artistas de pintura corporal que atendem no seu bairro ou mesmo na sua cidade. 

O recomendável é evitar grandes deslocamentos, já que além do tempo que será gasto com a elaboração da pintura e a sessão de fotos, uma viagem prolongada pode ser incômoda. Você também pode consultar as redes sociais, onde talvez tenha algumas dicas de mães que já tenham feito essa pintura. Boa sorte!

Imagens cortesia de: Heather’s living art.

Recomendados para você