
Fazer esquemas para estudar é uma boa maneira de sintetizar informações a fim de lembrar melhor de conceitos e conhecimentos. É conveniente ensinar essa técnica de estudo para as crianças desde pequenas, para que elas aprendam a estudar de uma…
Ao longo do seu desenvolvimento, as crianças experimentam diferentes emoções, tanto positivas quanto negativas. As emoções negativas devem ser controladas através de métodos educacionais altamente eficazes e um deles é o pote da calma.
É muito útil que os pais saibam do que se trata o pote da calma. Eles podem usar esse método como ferramenta de apoio em situações em os filhos que têm que canalizar os momentos de ansiedade e irritabilidade.
As crianças aprendem mais pelo exemplo do que pelas palavras, seja dos pais ou de outros responsáveis.
Elas imitam o otimismo, o bom humor e a alegria de seus pais. Portanto, aqueles que lhe deram a vida não podem exigir nada do que eles mesmos não possam demonstrar.
Conforme a criança cresce, ela vai expressando mais as suas alegrias ou as amarguras. Os pais serão os guias para tornar o desenvolvimento dos filhos mais agradável.
A criança vive a vida exercendo a sua própria soberania. Ela é inocente por natureza e incapaz de fazer o mal de propósito.
Porém, se mesmo assim elas acabarem tendo um ataque de birra, não se preocupe.
Existem métodos e ferramentas educacionais que são úteis para ajudar a canalizar as emoções negativas que podem surgir nesses momentos.
O pote da calma é um método educacional e é basicamente um recipiente transparente com uma tampa.
O conteúdo do pote consiste em: corante não tóxico de cor clara, cola branca, água e purpurina.
Esse objeto foi criado para ajudar as crianças a liberar as emoções negativas como o estresse, a raiva, o choro, entre outras.
É um método muito eficaz e você pode perceber excelentes resultados em pouco tempo.
Muitos pais usam o método do pote da calma para auxiliar a criança a controlar certas emoções.
Além de ajudar a acalmar, contribui para a concentração. Às vezes, as crianças não sabem como lidar com emoções negativas.
Por esta razão, é preciso educar minuto a minuto de uma maneira natural, sem a necessidade de punir ou reprimir.
Quando os pais compreendem o uso do pote da calma, eles sabem que podem contar com esse aliado.
Afinal, ele pode ser usado em qualquer momento que criança estiver prestes a fazer um escândalo ou expressar as emoções de maneira negativa.
Para este método funcionar, a criança deve ter o pote da calma sempre ao seu alcance.
Assim, ela pode agitar quando ficar com raiva ou se sentir impaciente. É claro, o pote deve ser feito de plástico e não de vidro, a fim de evitar qualquer incidente.
“O pote da calma foi criado para ajudar as crianças a liberar as emoções negativas, como o estresse, a raiva e o choro”
Quando as crianças experimentam estados de inquietação, raiva e estresse, expressam através do choro e, consequentemente, todo o corpo fica desequilibrado.
A respiração e os batimentos cardíacos ficam acelerados, os vasos sanguíneos se dilatam e ela começa a suar. Nesse estágio, a concentração é completamente perdida.
O pote da calma funciona da seguinte maneira: a criança agita o pote da calma e, depois de parar, ela deve observar o brilho caindo lentamente.
Com essa imagem, o seu cérebro envia sinais para diminuir qualquer estado de aceleração em todo o corpo. Então, todo o corpo vai relaxar.
Além de saber do que se trata o pote da calma, os pais precisam entender que cada criança tem uma personalidade diferente.
Portanto, a resposta a este método pode variar muito de uma criança para outra.
No entanto, é preciso lembrar que nem todas as crianças vão aceitar o método. O pote da calma tem melhor efeito em crianças entre 2 e 6 anos.
Veja algumas sugestões úteis para preparar essa ferramenta:
Como você viu, o fazer o pote da calma em casa é muito simples.
É conveniente deixá-lo em um lugar visível e acessível da casa. Dessa forma a criança pode pegar e usar no momento certo.